Quando vejo professores na televisão e jovens universitários participando de protestos públicos cobrando pelas verbas que estão faltando para os projetos, da educação, em especial de nível superior, me vejo na obrigação, como formador de opinião, de fazer um relato que considero importante, para com a convicção da consciência formada em relação ao rombo que a economia do país vem sofrendo por falta de PIB e comércio fortes.
Sim, claro, o país, vem sofrendo quedas constantes no bolão da arrecadação geradora do IPI, federal, ICMS, dos Estados e o ISS, dos municípios, pois, sem eles crescendo, e caindo a cada trimestre, claro, que o IPI e ICMS responsáveis pela formação do FPE dos Estados e FPM dos municípios, vão continuar sem corresponder à essa nova realidade do país.
Sem as reformas da Previdência, Fiscal e Econômica, o país não voltará a crescer, e, os fundos de renda desses impostos continuarão caindo e por via de consequência, emperrando estados e municípios, levando ao desespero governadores e prefeitos.
Até parece que o país tem os recursos e não repassa para saúde e educação por que não quer, quando a realidade é outra e bem complexa. Sem PIB forte, sem IPI, claro que o fundo geral federal está em baixa e não tem como atender a contento estados e municípios, uma consequência natural.
O bom senso, cobra do Congresso agilidade na aprovação dessas reformas que já foram entregues ao Congresso, que, se trabalhasse de Segunda a sexta feira, é evidente, que já estariam aprovadas e o Governo de Bolsonaro, finalmente, começando a responder com novos índices de nossa economia.
O país parou!! Ainda temos 12 milhões de desempregados fora do mercado de compras, e o mais terrível: 65 milhões de brasileiros fora do mercado de compra e venda endividados no Cartão de Crédito e no Cheque Especial. Esse, o pior câncer de nossa economia, pior do que a necessária reforma da previdência. Ora, 65 milhões fora do mercado de compra e venda, abre um rombo na economia sem precedentes. Isso significa quatro vezes a população de São Paulo, sem nada comprar, endividado no Cartão e no Cheque Especial.
Ora, concluir a reforma da previdência, para parâmetros de legalidade e para brecar a sangria mensal de bilhões do OGU, para cobrir o rombo da previdência, e, a reforma fiscal, somada à necessária derrubada dos juros, a chamada reforma econômica, devolvendo ao comércio esses 65 milhões de brasileiros que simbolizam a nossa classe média, fora totalmente do mercado de compra e venda. Para mim, como analista político e financeiro, se esses 65 milhões de brasileiros não voltarem e logo, ao mercado de compra e venda, a queda da arrecadação vai continuar e o caos continuará tomando conta do país, como vem castigando o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, os 4 estados que mais sofrem, com a estagnação de nossa economia. O Brasil parou de produzir, de vender e por via de consequência, os impostos caíram drasticamente, deixando o país ingovernável, por falta de arrecadação.
Daí a necessidade da conclusão das reformas que vergonhosamente, a inércia do nosso parlamento, que só vota em troca de emendas impositivas, num vício imoral e impositivo ao executivo.
O Vice Presidente de Lula, José Alencar – lembram?- cobrou demais do Presidente Lula, que acabasse com os juros escorchantes que estavam levando o país para o caos. Ele tinha razão, o caos chegou, e, ou Paulo Guedes, põe o Brasil dentro do padrão dos juros normais praticados no mundo, ou os brasileiros vão continuar endividados sem poder comprar e a nossa economia travada estupidamente por força desses juros não mais praticados em país nenhum do mundo, somente nesse viciado Brasil da famigerada e gulosa, FEBRABAN, dona dessa doença chamada Juros altos, o maior câncer do nosso país.
É a nossa dura opinião de hoje, em especial dirigida aos neófitos, que, cobram do Governo, verbas diversas, sem a consciência de que o Governo há muito vem sem caixa para gerir, a máquina pública, DOA A QUEM DOER!!!
TRIBUNA LIVRE
P A N C A D A P I A U Í
- – O GOVERNADOR WELLINGTON DIAS, precisa ter um líder na Assembleia, ou, porta voz competente, que vá para a TV e competentemente, faça um relato explicativo, do por que da falta de recursos para conduzir a máquina pública, naturalmente devido à queda dos fundos federais, para Educação e Saúde, em especial, pois, se caem para os órgãos federais de educação e de saúde, claro que caem também, para essas mesmas rubricas, nos estados e municípios. É preciso mostrar ao povo que o país atravessa uma fase crítica de sua economia, e, que os repasses federais caíram muito a partir do FPE, bem como, dos repasses para saúde, educação, consequentemente, afetando outras rubricas, como a compra de medicamentos e as bolsas do Ministério da Educação, nos diversos programas federais de educação.
- CALAR É PIOR: Ficar calado, deixando que a crítica da educação e saúde continue batendo forte, seria desconhecer, esse momento difícil, que ora passa o país. Que a oposição, responsabilize ao estado pela falta de má condução da máquina pública, é falta de um corpo político competente, que tenha a capacidade de mostrar números e de que esse fator está atingindo todos estados, onde o caos já desgraçou os servidores do RJ, MG, RGS e RGN, onde os salários já estão atrasados há muito tempo. É preciso competência, para se defender, do caos que vem derrubando os repasses federais e levando estados e municípios para essa dura e sofrida realidade.
- – A IMORAL E INCONSEQUENTE PPP DA ILUMINAÇÃO DE TERESINA, isso tem sido o tema das grandes rodas. O Município de Teresina fez licitação, para buscar PARCERIA PÚBLICA PRIVADA, para cuidar da iluminação da Capital. Dois pontos chamaram a atenção do mundo consciente, de que isso está cheirando a mais uma manobra, desse viciado e malandro Prefeito de Teresina, Sr. Firmino Filho.
- R$ 777 milhões, que logicamente com os itens de acréscimos periódicos, vai ultrapassar a soma de R$ 1 bilhão em pouco tempo, e, ao longo desses 20 anos de parceria danosa, aos cofres do município, com certeza, como a maioria das PPPs, ora, investigadas, nesse corrupto país, onde em todas elas, ou em sua maioria, tem sempre (um laranja), de governador ou de prefeito, mamando no órgão público, PPPTIZADO, sempre escorregando na falta de comportamentos ortodoxos. Isso cheira a roubalheira. Daí, chamar a atenção do Ministério Público e do GAECO, para que acompanhem com rigor essa PPP da Iluminação, que pode iluminar o bolso de muitos fanfarrões já do domínio público, de primos e cunhados, nessas negociatas do município de Teresina, onde as fiscalizações do COAF, em pouco tempo mostrará laranjal de amigos e familiares de muitos políticos do Piauí. Vem aí cadeia e muita!! AGUARDEM!!!
- – A LOUCA DIFERENÇA ENTRE PRIORIZAR ASFALTO, NO LUGAR DE CANAIS DE IRRIGAÇÃO, isso se faz necessário, para, acordar Governador e Prefeitos, para o fato de que, asfalto é dinheiro jogado fora, sem retorno, de coisa nenhuma, enquanto, o canal de irrigação fica para sempre, gerando empregos permanentes, riqueza, com quatro safras por ano, e a cada ano, aumentando os canais, os irrigantes, e por via de consequência, o crescimento do PIB, gerando emprego, renda, riqueza para sempre, diminuindo o êxodo rural, para a cidade grande. Asfalto para quem tem o que exportar, não tendo, a receita e o bom senso, recomenda o tratamento contra pó, e o dinheiro do asfalto, empregado em projetos de irrigação, por canais de irrigação, nas margens do Parnaíba e Poti. Também, poços tubulares de grande profundidade, para irrigar por gotejamento, em regiões distantes dos rios perenes, fomentando o progresso e o desenvolvimento. É o recado aos lobistas do asfalto!! Canais de irrigação e poços tubulares para irrigar por gotejamento é o grande mote para investir com retorno certo de emprego, renda e riqueza, com a elevação do PIB e consequentemente, da arrecadação. É o competente recado para quem não tem visão de estadista.
T R I N C H E I R A
- O PAÍS ASSISTE COM TRISTEZA A RÉPLICA DAS DELAÇÕES EM FAVOR DE CONDENADOS. PODE? – Quem recorreu para se contrapor às delações contra a sua pessoa, pode ter o direito até a liberdade, pois, segundo a maioria do STF, 7 x 3, delatados, têm o direito de se defenderem das delações, antes de serem condenados, é um direito que ainda tem os corruptos e larápios do dinheiro do povo, uma regalia esdrúxula, imoral, que não poderia nunca existir. Esse privilégio imoral só existe nas Leis do Brasil, feita por corruptos no Congresso para protegê-los.
- – COMO POLÍTICO LADRÃO GOZA DE PRIVILÉGIOS NO BRASIL – Político ladrão e corrupto deve perder o mandato automaticamente, e nunca mais disputar cargo público, aí sim, o povo aplaudiria com fervor!! Que vergonha Brasil, delatado tem que falar depois da delação, mesmo que a delação tenha provado que ele é mesmo um canalha, um ladrão!! QUE DECEPÇÃO BRASIL!! Meu Deus que Justiça é essa?
QUE VERGONHA BRASIL: ladrões de galinha e de bancos são presos, quando pegos no ato! Político ladrão da LAVA JATO, agora gozarão de privilégio, da réplica da delação!Vão sair da cadeia e da tornozeleira e vão gozar da cara do povo!QUE MERDA É ESSA?Que Leis vagabundas são essas?Saiam na rua!!
Pelo bem ou pelo mal, essa decisão impactante do STF na busca para proteger larápio do colarinho branco, especialmente políticos com ou sem mandato, em especial já rotulados e comprovadas suas roubalheiras imorais está expondo de morte o STF Q mancada hein!Povo ñ aceita!DECEPÇÃO!
Bolsonaro tem razão!Nem tanto ao céu e nem tanto ao mar. É preciso separar a Amazônia da pré Amazônia, estados que compõem a Grande Amazônia.Nesses estados tem queimadas de roças, sem destocar, pois depois da safra as roças voltam a compor suas matas. Grave é desmatar Amazônia REAL! OK?
Greves e protestos revelam o desconhecimento de alunos e professores da realidade financeira do país! Atinge estados e municípios com a queda do IPI,ICMS e ISS.RJ,MG,RGS os mais afetados.1 2 milhões de desempregados e 65 milhões afundaram no Cartão e Cheque Especial. Devolver poder de compra já!
Faz pena ver Ministro Gilmar Mendes, numa sessão do STF q trata d
e tema d momento tão sério, quanto ou não a fixação d penas na LavaJato, sair do contexto, para atacar procurador Dalagnol e juiz Moro PR, Janot PGR, numa clara revelação de revanchismo em momento inoportuno! Imprudência!Que pena!
A L F I N E T A D A S
- – Pergunta que não quer calar: por que para fazer a manutenção da iluminação pública, tem que privatizar para uma empresa ganhar milhões?
- – Essa PPP da iluminação de Teresina, é mais uma imoralidade partida de um grupo político de Ratucanos, que há muito saqueiam os cofres da PMT, capitaneados pelo não menos corrupto Firmino Filho.
- – Onde que para trocar lâmpadas, será preciso uma empresa contratada a peso de ouro, com certeza com laranjas nessa imoral jogada desnecessária.
- – Ora, para trocar Lâmpadas basta uma lâmpada nova, uma escada e um eletricista, fácil, fácil, por que terceirizar, R$ 777 milhões?
- – E o mais grave é que os reajustes dessa imoral e famingerada PPP, anotem em pouco tempo ultrapassará a casa de R$ 1 Bilhão de reais. Mentira?
- – Ainda bem que o COAF chegou e chegou com vontade de pegar todos os laranjais de políticos corruptos desse país, pois, eles não têm como provar de onde tiraram tanto dinheiro para tanto patrimônio em seus nomes.
- – Te cuida CANALHA, MORO, vem aí e já começaram as prisões em diversos estados, onde laranjas comandam postos de gasolina, fazendas, distribuidoras de medicamentos, e outras sinecuras já do domínio público.
- – Te cuida CANALHA, tua hora e de tua trupe está chegando, muita cadeia e muita desmoralização, ANOTEM!!!