O Ministro Paulo Guedes, começa a mostrar ao país, por que poderá vir a ser um dos melhores ministros da economia do Brasil, dos últimos 50 anos. As reformas cobradas do Congresso que embora muito lento, tem se curvado às propostas do novo Ministro da Economia do país, que começou com a necessária e muito atrasada reforma da Previdência, que deveria ter sido feita desde o primeiro Governo de Lula. Finalmente, alguém mais focado no progresso e desenvolvimento, mostrou ao país, que a sangria do tesouro para tapar o rombo da previdência que já caminhava para mais de R$200 a 240 bilhões ano, recursos esses que há muito deveriam vir sendo aplicados, injetado na economia e no progresso do país, em diversas ações, de consolidação de nossa economia. A cada quatro anos, mandato de um Presidente, eram desviados bilhões, que deveriam estar sendo aplicados em projetos de geração de emprego, renda e geração de riqueza, em especial na expansão do micro negócio.
Com o boicote dos americanos na compra de nossa carne bovina, Paulo Guedes, buscou um encontro dos países que formam o BRICS, atraindo em especial, duas potências em consumo devido suas duas gigantes populações, China e Índia. Uma jogada de mestre, que, rapidamente, já acertaram comercializar em especial, o mercado de carnes do país, rejeitada recentemente pelos americanos.
Esse estilo ágil, direto, buscando novos parceiros para agigantar o mercado de exportação do país, faz de Paulo Guedes, o homem número 1 do STAF governamental de Bolsonaro. Vale ressaltar que a visita de Bolsonaro ao Mundo Árabe, levou o Brasil a buscar outra economia forte, para aumentar o intercâmbio comercial entre o Brasil e os ricos Reis do mundo Árabe. Ora, Paulo Guedes, apostou no macro negócio, indo atrás das mais fortes economias pelo gordo volume de consumo de matérias primas, em especial do ramo dos alimentos, um forte de nossa economia nas carnes, bovinas, caprinos, suínas, e do frango inteiro e de cortes.
Saindo da economia, e, do intercâmbio comercial, com países de economia fortes, merece destaque, a arrojada arrancada do Ministro da Infraestrutura, avançando de forma rápida e competente, nas chamadas obras estruturantes, em especial, nas rodovias, antes entregues para empreiteiros, e, hoje, à frente o Exército Brasileiro, contribuindo para a condução das obras estruturantes, de norte a sul do país, com agilidade e seriedade, naturalmente que, priorizando os setores que possam agilizar o intercâmbio comercial, com mais rapidez, entre o sul e o norte/nordeste do país. Nesse campo do Governo de Bolsonaro, o destaque é o Ministro Tarcísio de Freitas, que, depois de Paulo Guedes, tem se revelado noutro ícone do governo de Bolsonaro.
Em que pese o jogo da oposição, com a libertação do ex-presidente Lula, que promete vir para o nordeste, pois no sul não tem coragem de andar nas ruas, para, tentar, mais uma vez, descaracterizar o Governo ora no Poder, Lula acredita convencer, enquanto estiver solto, descaracterizar o governo de Jair Bolsonaro. Conseguirá? Só o tempo dirá, e depois de se ter certeza de que a peregrinação do ex-Presidente, tenha ou não aceitação do sofrido povo nordestino. Esse quadro só o tempo dirá e mostrará.
Entretanto, até agora, o governo Bolsonaro está no rumo certo, devendo apenas ao povo, a recuperação do crédito de 65 milhões de brasileiros, fora do mercado de compra e venda, devido, os juros massacrantes, do Cartão de Crédito e do Cheque Especial. É esse o real retrato da política econômica de Paulo Guedes e os pontos positivos do governo do Presidente Jair Bolsonaro. Vai dar certo? Isso só o tempo dirá, pelo menos está indo no rumo certo.
É a nossa técnica, opinião de hoje, doa a quem doer!!!
TRIBUNA LIVRE
P A N C A D A P I A U Í
(OMBUDSMAN)
- – NO PIAUÍ, CAMINHAM JUNTOS, A POLITICALHA NOJENTA E A FALTA DE PROGRESSO E DE OBRAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, vala ressaltar, que a chamada grande imprensa, com poucas exceções, em especial aquela televisiva que adentra nos lares em especial no horário nobre do meio dia às 15 horas, mas, pela falta de pautas competentes, não discutem o Piauí da falta de indústrias, de um Distrito Industrial, com estrutura de energia de qualidade e acoplado a um Porto Seco, dando ao estado a real estatística de suas importações e exportações, somadas em favor dos cearenses pelo porto de Pecém, e dos maranhenses, pelo porto do Itaqui. Afinal, quando mesmo o Piauí vai levar a sério a construção de seu porto marítimo? Será que a politicalha chula diária, que discute eleições de Teresina de prefeitos e vereadores, e, por incrível que pareça, já protagonizando as eleições para governador, que já tem até pretenso candidato, pautado pela imprensa na figura do senador Ciro Nogueira Filho. Isso é jornalismo ou desserviço de escribas, Chulos? Isso com raras exceções. É, faz pena, mas, essa é a DURA realidade da falta de compromisso com o desenvolvimento do estado, da nossa imprensa televisiva, com raras exceções!!
- UMA IMPRENSA MAIS CONSTRUTIVA, ora, reside na imprensa bem orientada, as críticas construtivas, cobrando de nossos políticos mais ações concretas direcionadas ao desenvolvimento do estado, sem indústria, sem agricultura irrigada embora com um Rio Parnaíba, com 1.600km de extensão do sul ao norte, até formar o nosso majestoso Delta, único das Américas, mas sem um Grande Ressort sequer, para fomentar e desenvolver o turismo. Culpa de quem? Claro, de uma imprensa neófita, que troca os editoriais e a linha progressista cobrando dos políticos emendas e projetos direcionados a desenvolver nossas potencialidades, com tanta terra molhada, enquanto no semiárido os animais e o povo, morrem de fome e sede, por falta de uma política direcionada ao aproveitamento dessa dádiva de Deus o nosso rico e majestoso Rio Parnaíba, e mais o Rio Poti, 360 km de rio também perene, dentro do Piauí, com 16 barragens em 150 km de Rio Poti dentro do Estado do Ceará, e, nenhuma barragem, nos 360km de Rio Poti dentro do solo piauiense! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! E a imprensa brincando de eleições de prefeito e vereador. Tem sentido isso?
- E POR QUE NÃO DISCUTIR O TRANSBORDO DE POVO E DE CIDADES, DO SEMIÁRIDO PARA AS MARGENS DO PARNAÍBA? Essa proposta está no novo livro do jornalista Tomaz Teixeira, projetos para o Desenvolvimento do Piauí, que será lançado logo no início do próximo ano, mostrando à juventude do estado, (nossa promessa maior), pois, somente com uma juventude bem orientada, poderemos mudar o estilo de políticos neófitos, para políticos inteligentes, criativos e competentes, com a visão de enxergar o grande potencial de riquezas do nosso estado, ainda acanhado imprensado, entre o desenvolvimento da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão, nos constituindo, no estado menos desenvolvido do nordeste e uma capital com menos empregos e industrias, do que a cidade de Sobral, no vizinho estado do Ceará, venham a grandeza da GRENDENE, fabrica de calçados, o que nos enche de vergonha e de decepção! Ó Deus, como eles são medíocres, por que discutir tanto sexo de anjo? Até quando isso? DESENVOLVIMENTO, É O PERFIL QUE DEVE ADOTAR O JORNALISMO DO PIAUÍ, ARCAICO, CHULA E BAJULADOR, EM TROCA DE UMA FATURA DE FIM DE MÊS. Ô COITADOS!!!
T R I N C H E I R A
- – IMPRENSA DEVE COBRAR DOS POLÍTICOS DO PIAUÍ, PROJETOS QUE GEREM EMPREGOS E RENDA PARA O POVO – É papel da chamada grande imprensa, com poucas exceções, cobrar das autoridades do estado, governador, prefeitos parlamentares, que busquem a qualquer custo, a construção de um novo Distrito industrial, nas margens da ferrovia, Teresina/Fortaleza, para dar a Teresina, porte de cidade grande.
- – IRRIGAÇÃO NA GRANDE TERESINA NOS RIOS PARNAÍBA E POTY – A capital Teresina, tem tudo para se tornar um polo exportador de frutos de qualidade, se, aproveitar o potencial da Mesopotâmia formada pelos rios Poti e Parnaíba, podendo gerar milhares de empregos, renda com sustentabilidade e um mercado gigante de fruticultura, legumes, verduras, flores, piscicultura, apicultura, em grande escala visando o mercado de exportação. Transformar Teresina, numa Petrolina e Timon numa Juazeiro. Um MEGA polo exportador de frutos. Isso sim, é jornalismo que orienta e mostra os caminhos a serem seguidos. É por aí!!
- MINISTRO TÓFFOLI DEU UM TIRO NO PÉ? – O mundo jurídico está cobrando das autoridades constituídas, uma tomada de posição contra a decisão do Presidente do STF Ministro Dias Tóffoli, que estuprando a Constituição, pediu ao Banco Central, que lhe enviasse o listão do sigilo bancário de empresas e cidadãos, num crime de respeito às garantias individuais e das empresas, nunca acontecido na história do STF. Nem na Revolução de 64 essa loucura aconteceu!!!
- – O SENADO VAI FICAR CALADO? Claro que o caminho para pedir o impeachment de um Ministro do STF é o Senado da República, desde que esse ministro saia do eixo da legalidade jurídica, em especial em se tratando da nossa Lei Maior, a Carta Constitucional. A CF protetora das garantias individuais, do cidadão e das empresas, somente avançando nesse campo do direito social, sendo solicitado ao Ministério Público, que, com apoio da PF busca aquilo que for solicitado pelo STF em se tratando de crimes contra a economia do país, ou de interesse de ações particulares de cada indivíduo!!
- – ISTO É MUITO GRAVE!! – Ora, o Ministro Dias Tóffoli, mesmo na condição de Presidente de nossa Corte Suprema, não tem a prerrogativa, de isoladamente pelo seu desejo pessoal, pedir ao Banco Central, que lhe envie todos os sigilos bancários de cidadãos e de empresas, para atender aos interesses de quem, dele, dos amigos, ex aliados políticos, (Lula e Zé Dirceu) este último, responsável direto por sua indicação ao STF, pois, segundo consta, era assessor de Zé Dirceu, no Gabinete Civil do então Presidente Lula. Um tiro no pé, que pode custar ao ainda jovem Ministro, um forte risco de impeachment!! Assim estão cobrando os juristas renomados do país. E agora? Cadê o Senado? Cadê a OAB? Cadê a ABI, a final, onde estão os guardiões dos direitos individuais e das empresas legais do nosso país? Isso é abuso de poder, arrogância e falta de compromisso com a retidão na missão de comandar a nossa Corte Maior de Justiça. É a dura crítica dos que fazem o portal jogoaberto.com, compromisso com a ordem e a legalidade jurídica, que norteia a nossa Carta Magna. União Brasil, um por todos e todos por um! Se precisar, vamos às ruas e cobrar do Senado que se manifeste, pois é da responsabilidade do Senado, o julgamento do Ministro do STF, aprovado por ele Senado, e que não se conduza com retidão na Função de Ministro do Supremo. Lembramos que o Senado é a Casa do Povo e a nossa Carta Magna diz que: “TODO PODER EMANA DO POVO E SÓ POR ELE SERÁ EXERCIDO”!! Por isso, Dias Toffoli, Presidente do STF é um empregado graduado do povo, e se traiu a confiança do povo, deve ser julgado sim, embora dando a ele, amplo direito de defesa. Mas, o Impeachment, é justo e merecido. É a voz e opinião de renomados juristas do nosso país. Toffoli, deu um tiro no próprio pé? Parece que sim!!!
A L F I N E T A D A S
- – E o Ministro Dias Tóffoli hein, será que tem dormido nesses dois dias?
- – O Procurador da República, Augusto Aras, chegou a pedir que Dias Tóffoli, recuasse de sua decisão de quebrar o sigilo bancário de cidadãos e empresas sem justa causa, mas, o Ministro em tom arrogante e de soberano, não recuou e continuou na sua mais audaciosa e corajosa decisão.
- – Renomados juristas já têm se pronunciado cobrando do Senado que se manifeste quanto a essa decisão do Ministro Dias Tóffoli, cobrando do Presidente Alcolumbre que cumpra com seus deveres de Presidente do principal poder responsável por impeachment de Ministros do STF.
- – Propostas com certeza surgirão cobrando do Senado uma tomada de posição.
- – Ora, quando chega ao Procurador Geral da República, com assento lado a lado com os Ministros do STF, pedir, solicitar, que o Ministro recuasse de sua decisão, claro, que enxergou que o nobre Presidente do STF exorbitou de suas funções, para cometer um arbítrio, até então nunca ocorrido na Corte Suprema Maior, da Justiça do País.
- – E agora, qual vai ser o posicionamento do Senado, vai se curvar ou vai cumprir o que preceitua a nossa Carta Magna, quanto ao comportamento do nobre Ministro? Com a Palavra os senhores senadores da República.