O Piauí perdeu um de seus líderes políticos de tradicional família piauiense, herdeiro do ex-deputado Alberto Monteiro, de saudosa memória, e de passado glorioso na política do Estado do Piauí. Fernando Monteiro, economista, professor da UFPI e da Escola Técnica Federal do Piauí. Notabilizou-se na política pela sua fidelidade ao esquema político deixado por Petrônio Portela. Com 9 mandatos, Fernando honrou e bem o nome da família em especial de seu pai, o saudoso Alberto Monteiro, que residiam, ao lado do Círculo Militar, um ponto marcante da família na subida da Frei Serafim. Fernando há pouco tempo tinha perdido o irmão Alberto Monteiro Junior, conceituado médico obstetra e um dos sócios da Maternidade Santa Fé.
A morte de Fernando Monteiro abre uma lacuna incomensurável na política do estado, ao mesmo tempo em que, deixa uma cadeira no Legislativo do Piauí, onde com dignidade bem substituiu o seu pai, o velho guerreiro Alberto Monteiro.
Fernando deixa o filho herdeiro político, vereador de Teresina, Marquinho Monteiro, e um possível herdeiro de sua cadeira, desde que, tenha o apoio político do esquema que ora governa o estado, que sempre contou com o apoio do nobre e saudoso deputado Fernando Monteiro. Marquinho Monteiro, é o sucessor natural do pai, merecendo o apoio do Governador Wellington dias, para que possa manter o mesmo esquema que há muitos anos em sucessivos mandatos apoiavam Fernando no interior do estado.
A morte de Fernando deixa uma lacuna incomensurável não somente em sua família, mas, na Assembleia Legislativa do Piauí, podendo, o trono da família ser mantido a partir das próximas eleições com a possível eleição de Marquinho Monteiro, herdeiro político do pai.
Fernando, que faleceu num hospital de São Paulo foi velado no salão nobre da Assembleia Legislativa, e no final da tarde de hoje, sexta feira, foi sepultado no Cemitério São José.
Fernando deixa, um legado político de 9 mandatos merecendo apoio dos colegas do Legislativo do Piauí, e, em especial do Governador Wellington Dias, a quem sempre serviu com sua lealdade.
Fernando Monteiro notabilizou-se por ser um dos protagonistas que mais incentivou o carnaval de Teresina, como presidente da Escola de Samba ,
Ziriguidum, campeã de vários carnavais, pelo esforço e determinação do nobre Deputado como carnavalesco histórico da cidade verde.
À família do nobre e inesquecível Fernando Monteiro, as condolências dos colegas que fazem o Portal jogoaberto.com, sob a direção do jornalista Tomaz Teixeira, colega de três mandatos do nobre deputado e amigo Fernando Monteiro.
Jornalista Tomaz Teixeira
Editor Chefe do Portal jogoaberto.com