PROJETO 02 – PRAIÃO POTI, ARROJADO E FANTÁSTICO.
INTRODUÇÃO:
PRAIÃO POTI, A MAIS ARROJADA E AUDACIOSA PROPOSTA QUE VAI SACUDIR O TURISMO DE TERESINA, COM O MAIS AVANÇADO PROJETO DE TURISMO NAS MARGENS DO POTI, DO NORDESTE, PARA GERAR EMPREGO, RENDA, RIQUEZA E A FELICIDADE DE NOSSA JUVENTUDE, SEM VIDA NOTURNA EM TERESINA. AGORA SIM, O POVÃO VAI TER VEZ, SEM DISTINÇÃO DE CLASSES SOCIAIS. UM PROJETO PARA AGLUTINAR NO MESMO ESPAÇO O POVÃO, FUNCIONAR DIUTURNAMENTE, COM RIQUEZA, EMPREGO E RENDA, NOS 3 EXPEDIENTES: MANHÃ, TARDE E NOITE. Semelhante às grandes praias das capitais nordestinas, onde o povo frequenta diuturnamente.
VEJAM E COMPAREM: tudo como imaginava Alberto Silva, o maior governador do Piauí de todos os tempos. Fizemos a POTICABANA, (ELES MUTILARAM O PROJETO, TIRARAM O TOBOÁGUA DAS CRIANÇAS E A PISCINA DE ONDAS, DOS JOVENS). MATARAM O PARQUE!! Infelizmente, faltou uma reeleição à época, pois, não tinha reeleição, para Alberto Silva dar continuidade a esse MEGA PROJETO, o PRAIÃO POTI, mas, agora, você pode ganhar esse MEGA projeto, só depende de você teresinense.
AGORA VAMOS AO PROJETO E SE PREPAREM PARA SE EMOCIONAR:
MARGEM DIREITA DO RIO POTI, DA PONTE WALL FERRAZ, À PONTE DA PRIMAVERA, DA AV. CAJUINA À RAUL LOPES, OUSADO, ARROJADO. UMA GIGANTE PROPOSTA FANTÁSTICA, QUE VAI MUDAR A VIDA DIURNA E NOTURNA DE TERESINA.
TERESINA EXIGE A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE ÁREA DE LAZER URBANIZADA E PLANEJADA, PARA A JUVENTUDE E PARA O POVÃO, QUE HUMANIZE A NOSSA CIDADE, NOS DANDO ORGULHO DE SERMOS TERESINENSES, NATURALMENTE QUE, TRAZENDO EMPREGOS E RIQUEZA NAS MARGENS DO RIO POTI, O NOSSO GRANDE POINT TURÍSTICO DE NOSSA CAPITAL. A HORA É ESSA. VAMOS OUSAR!
a) – A população de nossa capital, especialmente a nossa juventude, ainda prescinde de áreas de lazer e turismo que lhes dê orgulho de ser teresinenses. Ora, as capitais mais famosas do mundo como Paris que tem o Rio Sena e Londres, que possui o Rio Tâmisa. Na Argentina, o famoso Rio da Prata, eles os aproveitam para o mais belo lazer de turismo nas margens e dentro do seu leito.
b)– Ao longo das Avenidas Cajuína e Raul Lopes, compreendendo o trecho entre a Ponte Wall Ferraz e a ponte da Primavera, passando pela ponte estaiada, podemos criar, ousar e encher de orgulho o teresinense, com o projeto que agora vamos delinear, lembrando que em toda margem da área direita do Poti, será tirada toda mata baixa, ficando apenas as árvores médias e altas, para que seja visualizada a nobre cerca americana, como está projetada também, para o trecho ao longo da ponte da Primavera, até a curva do CFAP, podendo ser prolongando, até a Ponte Wall Ferraz.
01) – Entre a Poticabana e a ponte Wall Ferraz a primeira etapa dessa grande obra que compreenderá no seguinte: será o Poti Praião, que consistirá no seguinte:
02) – ESPECIAL ; Entre a ponte Wall Ferraz e o começo do GRANDE PRAIÃO, um MEGA HOTEL de 7 estrelas, um RESORT de categoria internacional, para isso, vamos incentivar e atrair empresários do setor hoteleiro, claro que oferecendo prioritariamente ao grupo R. Damásio, todo apoio para a edificação de tão rica e nobre obra, buscando junto ao BNDES o apoio e financiamento para tão nobre projeto com riqueza de detalhes e embelezamento. Esse será o primeiro resort de 2 ou 3 que Teresina precisa planejar e construir, com a iniciativa privada, para, competentemente, vendermos o SOL de TERESINA, para os europeus de Londres, Paris, Suíça, Rússia, Alemanha, onde o sol não tem o mesmo brilho e 12 horas durante o dia. Vender o sol aos turistas europeus e asiáticos será um grande mote, inteligente e competente da Capital do Piauí.
03 – Uma praia artificial entre o novo e gigante Resort, na margem do Rio, com estilizados chuveirões, da ponte Wall Ferraz, até a primeira curva, próxima da Poticabana, com AREIA BRANCA, trazida do Parnaíba ou de outras regiões do Poti, acima de Teresina. Essa praia artificial vai aglutinar banhistas, sem a necessidade de banhar no leito do Rio, até que seja saneado de verdade. Mas, terão chuveirões gigantes com água de poços tubulares. Essa praia terá iluminação gigante, feérica, pois à noite, funcionarão bares e restaurantes na margem do Rio, gerando emprego, renda e riqueza.
04 – Do lado da Avenida Cajuína, continuação da Raul Lopes, campos de futebol de areia, foot-voley e nas margens, do calçadão Bares, Restaurantes todos estilizados em tijolo, madeira e palha, sempre obedecendo o projeto definido pelo município, por arquitetos de Teresina, com cada um assinando e colocando uma placa com o seu nome, isso vai forçar que ousem e mostrem suas criatividades. Cada um terá por sorteio o seu espaço para fazer o seu nome dentro do projeto. Tudo isso, para não fugir o padrão de embelezamento, da orla praiana, como será conhecida.
05 – No lago existente entre a ponte Wall Ferraz e a Poticabana, vamos aumentar o nível das águas, e colocar pedalinhos e no centro uma ilha com um bar restaurante, para que os namorados lá cheguem, em pedalinhos, gerando mais emprego e renda. Será o Cantinho gostoso de ficar ao cair da tarde.
06 – O Projeto aproveitará a arborização existente de forma urbanística e até plantando mais árvores, como Ipês de todas as cores, amarelos, roxos, brancos etc. Trilhas para caminhadas, campos de futebol de areia, foot-vôlei, restaurantes estilizados ao longo da avenida, com Palhoções Gigantes de tijolo madeira e palha, no estilo clássico para abrigar os restaurantes e bares nobres da cidade, oferecendo a cada empresário, os recursos junto ao BNDES para a sua construção, com contrato, de 10, anos de locação grátis.
07 – Chuveirões com água a ser armazenada de poços tubulares, limpa e sem contaminação, para refrescar os banhistas. Em especial em estilos de cogumelos e outros para a alegria das crianças, que poderão ter áreas exclusivas para elas sem risco de afogamento.
08– INCENTIVO AO ARTESANATO – Áreas, para exposição de vendas de produtos artesanais, como acontece nas cidades praianas, divulgando o nome e valor do artista piauiense, gerando emprego e renda. Lojas estilizadas e padronizadas, para fomentar e difundir para o mundo o nosso rico artesanato vindo de todo Piauí.
09 – Próximo da Poticabana e do Teresina Shopping, aproveitando a bela arborização existente, construir sem alterar a beleza da natureza, preservando o parque ali existente, uma área que será denominada de JARDIM DOS NAMORADOS, com bares e lanchonetes ( McDonalds, BOB,s DOGÕES) estilizados, no mesmo padrão dos restaurantes de tijolo, madeira e palha, na margem da Avenida Cajuína, para atender aos visitantes, a serem construídos pela iniciativa privada e contrato definido em anos de uso. Esse Jardim dos Namorados como foi feito na Bahia por Antônio Carlos Magalhães, será todo ele com bancos de madeira, gramados bem cuidados, floricultura e boxes de vendas de revistas e jornais, com uma vantagem, segurança, com policiamento a partir das 18 horas até as 2 horas da manhã, para a tranquilidade, dos jovens que ali, frequentarão. O Jardim dos namorados será evacuado às 2 da manhã, ficando apenas a guarda municipal. serão 15 ou 20 módulos de madeira vidro e poltronas de courinho (plástico) para os casais de namorados, com proteção contra a chuva, dando-lhes proteção e segurança diariamente, de domingo a domingo.
10– Na Poticabana que pertence ao Governo do Estado, se discutiria se seria recuperada e aberta ao público, bem como recuperada a sua PISCINA DE ONDAS, para o lazer de banhos aos domingos como antigamente. Também, devolver às crianças de Teresina, o grande TOBOÁGUA, alegria dos meninos pelo lazer moderno e avançado, o seu principal divertimento dentro do parque. Isso é preciso!! Acabar com a piscina de ondas e com o TOBOÁGUA, gerou tristeza profunda nas crianças pobres de Teresina, uma maldade que precisa ser corrigida. Algo que consideramos desumano e estúpido da forma como fizeram. A PISCINA DE ONDAS e o TOBOÁGUA são imprescindíveis ao Parque POTICABANA, devolvendo a alegria das crianças que frequentavam o parque nas manhãs de sábado e de domingo. A área reservada para shows seria preservada para grandes eventos com artistas nacionais e estrangeiros, naturalmente que, com um novo projeto numa espécie de teatro aberto para grandes shows, com um grande palco à altura de grandes shows públicos ou privados. A área pode ser alugada para shows, para somar renda para a manutenção do grande parque.
PROPOSTA EXTRA E AUDACIOSA:
IMPLANTAR UMA RODA GIGANTE, DE 100 METROS DE ALTURA COMO A EXISTENTE EM LONDRES, AO LADO DO RIO TAMISA, E AGORA TAMBÉM, EM ÁREA DE LAZER DO RIO DE JANEIRO. Esse projeto da GRANDE RODA GIGANTE pode ser oferecida, em concorrência pública, à iniciativa privada, se constituindo numa grande atração no Parque Poticabana e mais ainda, na sequencia, um gigante projeto de MONTANHA RUSSA, NO ESTILO MAIS AVANÇADO, como tem em grandes centros de lazer. Esses dois projetos a Roda Gigante e a Montanha Russa, assim, popularmente conhecidos, elevarão e muito o embelezamento e frequência da Poticabana, bem como a autoestima, dos teresinenses.
11) – Ao lado da Poticabana no leito do Rio Poti, seria construída uma passarela, que levaria a um restaurante flutuante redondo, construído em madeira nobre e polida com cobertura de palha de carnaúba, com uma área interna refrigerada e outra aberta, com platô no mesmo nível da Avenida Raul Lopes, para facilitar a ligação dos banheiros com a rede de esgoto. Esse restaurante será denominado de CABEÇA DE CUIA 1 – terá iluminação feérica, se destacando em beleza e luminosidade.
12) – Saindo da Ponte Juscelino Kubstchek, desceríamos em direção à ponte da Primavera, com novos e arrojados projetos. Vejamos)
13– Ao lado do Riversid Shopping, também no leito do rio, no mesmo estilo, seria construída uma Boite denominada de CABEÇA DE CUIA 2 – com o mesmo projeto de madeira e cobertura de palha, redondo e sem fugir dos padrões do Cabeça de Cuia 1, embelezando o leito do rio com iluminação feérica se destacando também em beleza e luminosidade.
14– Para esses dois projetos do CABEÇA DE CUIA,I e II, serão oferecidos ao setor privado empresarial. O projeto a ser seguido, bem como os recursos necessários à sua construção, adquiridos, junto ao BNDES, com apoio da Prefeitura de Teresina.
15 – Essas pequenas palhoças que ficam na frente do shopping, serão substituídas por projetos arrojados de arquitetura e embelezamento, no mesmo estilo dos restaurantes definidos para a margem da Avenida Cajuína na primeira etapa do projeto. Nada fugirá do padrão definido pelo Projeto da Prefeitura de Teresina. Esses restaurantes e bares, poderão se prolongar pela margem ribeirinha da Raul Lopes, até o encontro com a Ponte da Primavera.
16 – Antes da ponte estaiada, fazer uma pista de Kart com arquibancadas, para inserir Teresina, no Campeonato Nacional de Kart, para que participemos de competições nacionais e estrangeiras. Algo inédito no Piauí.
17– também ao longo das margens do Rio Poti, na Raul Lopes que compreende ao trecho entre o Shopping Riversid e a ponte da Primavera, quadras de Tenis, Volley, Basquete, futebol de salão, aberto ao público, como área de opção para práticas esportivas.
18 – Para alavancar o turismo nos rios Poti e Parnaíba, exigir das linhas de ônibus que servem a capital, a compra de barcos refrigerados, para o trecho náutico entre o Teresina Shopping e Timon, no vizinho estado do Maranhão, dando inicio aos passeios turísticos, inclusive com barcos fechados e abertos, podendo ser oferecido também à iniciativa privada que deseja explorar esse grande projeto de navegação entre o Teresina Shopping e o Shopping dos Cocais em Timon, como se vê no Rio Sena em Paris. Lembramos que o Rio Poti, também, pode servir de competições náuticas diversas, desde que as federações assim pensem a partir do campeonato de remo.
IMPORTANTE
19 duas passarelas para pedestres em estilo colonial, no modelo Paris, ligando a Ilhotas ao Teresina Shopping, e outra, ligando o Cabral na altura do Rio Poti Shopping, ao Riversid Shopping, proporcionando aos moradores dos dois bairros que se desloquem aos respectivos shoppings, sem a necessidade de transporte do ônibus ou automóvel. Uma passarela em estilo colonial, bem iluminada e bem policiada para a segurança dos transeuntes.
20- – UMA FEIRINHA IGUAL A EXISTENTE NA PRAIA DE IRACEMA EM FORTALEZA DAS 17:00 HORAS ÀS 22:00 HORAS, DIARIAMENTE, DE DOMINGO A DOMINGO, PARA INCENTIVAR O MERCADO DE ROUPAS E ARTEZANATOS, EMBAIXO DA PONTE ESTAIADA DE DOMINGO A DOMINGO
Sim, e por que não? Teresina é uma cidade de desempregados, daí a necessidade de exemplo da feira existente na Praia de Iracema em Fortaleza, criar a Feirinha antes da PonteEstaiada, do lado do Rio Poti, com confecções e artesanatos. E do outro lado da ponte, já em direção a ponte da Primavera, também do lado do rio, na sombra, casas estilizadas, padronizadas, de comidas típicas, diariamente, das 17:00 às 24:00 horas, gerando um novo mercado de trabalho, que poderá, abrigar, mais de 3 mil feirantes. Vai gerar uma zona de compras noturnas e um novo mercado de trabalho para as pessoas de pequenas iniciativas privadas. Esse projeto há muito que a cidade clama, já que não temos industrias e muito menos mercado de trabalho. Daí, a feirinha igual a existente em Fortaleza, a mais preferida pelos turistas da noite, em Fortaleza.
21 – NOVOS BARES, LANCHONETES E RESTAURANTES DE COMIDAS DIVERSAS NAS MARGENS DO POTI, DA PONTE JK ATÉ A PONTE DA PRIMAVERA, PASSANDO PELO EDIFICIO EUROBUSSINES, PARA EMBELEZAR A FRENTE DO SHOPPING RIVERSID. UM POINT NOTURNO E TURÍSTICO DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO POPULAR
As margens do Poti precisam dessa sequencia de projetos do PRAIAO POTI, de nossa autoria, uma ideia, que precisa ser implantada o mais rápido possível, sem em consonância e apoio da iniciativa privada, podendo ter apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina, pois o Rio Poti, é um Rio Federal, o projeto vai agigantar o turismo noturno de nossa Capital, sempre com projetos audaciosos, inteligentes,
para, engrandecer, cada vez mais a cidade de Teresina. Vejam o padrão dos restaurantes e do nível das casas noturnas da beira do Rio, como acontece na beira mar, das outras capitais com praias. As barracas horrorosas da frente do RIVERSID SHOPPING, serão todas destruídas e substituídas, por projetos padronizados e de muita criatividade e com luxo e acabamento nobre, sempre no mais elevado estilo para a nobreza desse rico e maravilhoso projeto. Tudo no mais alto estilo no padrão empreendedor, de político com visão de estadista. Vamos tirar essas barraquinhas nanicas, coisa de políticos tupiniquins!!
J U S T I F I C A T I V A S
Analisando tecnicamente, esses dois MEGA projetos das margens do Poti, do lado da Marechal Castelo Branco o GIGANTE PLAYGROUND, do CFAP à PONTE DA PRIMAVERA e do outro lado, nos trechos que compreendem as Avenidas Cajuína e a Raul Lopes, os recursos a serem aplicados não serão vultosos, pois as obras de peso financeiro, serão construídas pela iniciativa privada, com opção de exploração comercial dos respectivos projetos DE LANCHONETES E RESTAURANTES, sem custos de aluguéis por um período de 5 ou 10 anos dependendo do tamanho de cada projeto de bares ou restaurantes. Mas, lembrando todos poderão ser construídos pela iniciativa privada, com fiscalização rígida de conservação pelo município, para nunca cair o padrão de elevado nível turístico.
Com a definição e construção dessas duas obras, voltadas mais para as crianças de um lado, e do outro, para assanhar a juventude, acreditamos, que o conceito de Teresina vai subir de regular ou de bom, para Ótimo. Vai causar PERPLEXIDADE, impressão arrojada junto à população da capital. Teresina, QUE há MUITO, clama por esses dois projetos que mudarão a imagem de nossa capital, para o conceito de cidade moderna e avançada, com opção de visitação turística. Isso está nos faltando há muito tempo, mas, a classe política que governou essa capital por muitos anos, (34 anos), não teve essa preocupação, sensibilidade e criatividade, para chegar a esse nível de desenvolvimento, com geração de empregos e muita riqueza.
Precisamos OUSAR, para poder, figurarmos, no cenário de modernidade das grandes capitais do nordeste, como uma capital que se preocupou com a humanização de seus espaços, para atender aos reclamos de nossas crianças, juventude e da família como um todo, marcando presença no conceito de povo civilizado e avançado.
DA ILUMINAÇÃO DOS DOIS PROJETOS DAS MARGENS ESQUERDA E DIREITA DO POTI, PARA HUMANIZAR E EMBELEZAR TERESINA.
Lembram, dos postes de 20 metros de altura, com arandela de 13 metros de diâmetros da Poticabana, quando inaugurada por Alberto Silva? Pois, os dois projetos das margens do Poti, o MEGA PLAYGROUND, área de lazer da margem esquerda para a felicidade das crianças de Teresina, e o PRAIÃO POTI, arrojados projetos imaginados, pensados e criados pelo jornalista Tomaz Teixeira, inspirado no seu grande líder e tutor político Alberto Silva, terão iluminação feérica, como tinha a Poticabana e os neófitos a tiraram substituindo por postes pequenos de cidades pequenas do interior. Para facilitar o gigantismo da iluminação que dará dignidade ao povo de Teresina, para nossos visitantes e para quem chegar de avião em Teresina, com uma visão de cidade grande e bem iluminada. Para tal, será criada uma usina de placas de ENERGIA SOLAR, para competentemente, dar segurança a iluminação constante, sem interrupção e sem onerar os cofres do município. É assim, que pensamos como prefeito autoproclamado de Teresina, sugerir e mudar todos os seguimentos de ATRASO, para a grandeza de modernidade, para a nossa rica e sempre mal governada Teresina. MUDA TERESINA, CHEGA DE INCOMPETENTES NO PODER.
ESPECIAL:
UMA PROPOSTA PARA O FUTURO: (AUDÁCIA E CRIATIVIDADE)
Um grande ESPAÇO CULTURAL pode ser construído, com 100 ou 150, metros de altura, ou como convier, no centro da Avenida Frei Serafim, entre a ponte do Poti e a Rua Goiás, com arcos laterais, túnel artificial em concreto, para a passagem de veículos no sentindo zona leste e centro, ficando o platô acima, servindo de estacionamento, com a frente para a zona leste, com elevadores panorâmicos, salas de eventos para congressos e exposições de artes, cinemas, restaurantes panorâmicos, teatros e salas em andares outros, para médicos, advogados etc. O Centro Cultural Integrado de Teresina, teria projeto de OSCAR NIEMAYER, mas, infelizmente esse veio a falecer,(agora abrindo espaço para uma concorrência, para aprovar projeto de um arquiteto piauiense, que seja aprovado como a melhor proposta) devendo, obrigatoriamente, ser traçado, no formato de “ T “de Teresina, e será um dos marcos de nossa capital, como é o Elevador Lacerda em Salvador, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, podendo ainda, PASMEM: ter DOIS BONDINHOS, saindo da parte traseira do Espaço Cultural, passando por cima da Igreja de São Benedito, e com platô turístico, com restaurantes e área de lazer, em Timon, no Maranhão. Esse projeto pode ser factível com a venda das salas e espaços nele contidos. Podendo também, ser construído pela iniciativa privada, com apoio do município
Tudo será feito como sempre sonhou Alberto Silva, o maior Governador do Piauí de todos os tempos. Anotem para conferir.
Teresina, 17 de fevereiro de 2012 (Como se vê: essas propostas, há muito, que estão nas páginas do jogoaberto.com.
Jornalista Tomaz Teixeira
Contato (086) 9981-5007.
LIVROS PUBLICADOS PELO JORNALISTA e ESCRITOR TOMAZ TEIXEIRA
VEM AÍ O PROXIMO LIVRO: N°07
PROPOSTAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ.
ATENÇÃO AGUARDEM!!
Para conhecer todos os 33 projetos ja definidos e delineados e só clicar na maior revolução social de Teresina. https://jogoaberto.net.br/2019/09/08/jorn-tomaz-teixeira-autoproclamado-pref-de-teresinaconheca-a-sequencia-dos-33 o-projetos-e-propostas-ja-definidos-agora-e-so-clicar-2/