O CRLV Digital está disponível no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para os sistemas IOS e Android. Com a ferramenta no celular, o usuário insere o código de segurança e o número do Renavam constantes no Certificado de Registro Veicular (CRV) e visualiza o documento que também pode ser impresso em qualquer impressora e ser apresentado quando o celular estiver indisponível. O documento digital pode ser compartilhado com até cinco usuários cadastrados.
Para o usuário que não possui smartphone, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu a alternativa pioneira de imprimir o CRLV no site do Detran. “Colocando no site, em qualquer lugar do estado, o cidadão tem acesso. Pode imprimir numa folhinha comum e colocar na carteira”, pontuou Antonio Torres, diretor-presidente da ATI.
Em 2019, o Detran Piauí emitiu 640 mil CRLVs. Os custos com a versão convencional são consideráveis, somando impressão, postagem via Correios e entrega na sede do órgão. Com a ferramenta digital espera-se reduzir em 30% o volume de pessoas que buscam atendimento presencial nos postos, além de minimizar as chances de falsificação.
“O sistema traz consigo uma segurança maior, com fácil aferição de autenticidade da documentação pela autoridade fiscalizadora. Vem para modernizar, facilitar e dar segurança à sociedade” declarou Arão Lobão, diretor-geral do Detran Piauí.