Se tivesse maturidade e inteligência política, o Presidente Bolsonaro, nunca, claro, jamais deveria ter convidado o grande ícone, Juiz Sergio Moro, para ser o seu Ministro da Justiça. Moro tinha conceito e um nome maior do que o Presidente eleito. Claro: o juiz que botou na cadeia a maior quadrilha que assaltou o país, no maior escândalo da história do Brasil e sem similar no mundo! E foi graças a essas decisões de Sergio Moro, destruindo o PT e seus aliados, corruptos, que Bolsonaro cresceu e virou Presidente.
O juiz Moro, hoje, é o brasileiro mais homenageado no mundo, com honrarias diversas, em diversos países, devido a sua brilhante atuação no combate aos corruptos que lesaram a Pátria, formando quadrilhas, que em três governos e meio, 14 anos, dois de Lula e 1 mandato e meio de Dilma 8+6= 14, que culminou com a prisão do ex-presidente, empresários renomados do país, e por via de consequência, a Presidente Dilma teve que ser destituída do poder.
Ora, se Bolsonaro desejaria homenagear o Juiz Sergio Moro, que o fizesse quando da vacância de uma das cadeiras do Supremo, e o indicasse para aquela vaga do STF. Na ansiedade de montar uma equipe de notáveis, Bolsonaro levado pela emoção da difícil vitória eleitoral, quis montar um Ministério de notáveis, e, foi buscar no juiz Sergio Moro, a sua mais importante escolha, para reger os destinos do Ministério da Justiça e com a sua coragem e destemor, fazer a limpeza política que o país estava a reclamar.
O nobre juiz, um ícone do judiciário brasileiro, foi corajoso, jogou pra cima o nobre emprego de Juiz Federal, para assumir o Ministério da Justiça do Governo do Presidente Bolsonaro. Nunca imaginou claro, que o Presidente tivesse o destempero emocional incontrolável, e a coragem de lhe fazer imposições, que não combinam com a retidão de seu caráter, do nobre juiz paranaense.
Com um histórico de coragem e retidão, Moro ao ser desrespeitado e desconsiderado por Bolsonaro, jogou duro, sério e implacável, como sempre tem sido, pediu demissão e jogou o Presidente contra a sociedade apaixonada pelo juiz, ícone maior, do judiciário brasileiro.
BOLSONARO se sentindo sem escudo, pela loucura que fez, reuniu seu staff, abriu uma entrevista na presença de seus principais auxiliares e falou em cadeia de televisão, mas, acreditem, a emenda foi pior do que o soneto.
Moro virou vítima da insensatez e da ira do Presidente, que, de tanto agir sem pensar na forma maquiavélica, de fazer política, (inteligência política) “deu com os burros, n’água”, como se diz no popular.
Foi “MACHO” mas, está pagando e vai pagar mais ainda, um preço muito alto, por uma decisão insensata e acidental e rude, do ponto de vista político.
Moro, se antes já era visto como o sucessor de Bolsonaro, agora, passou a ser o iceberg do Titanic de Bolsonaro, caso este tente disputar a sua reeleição.
A demissão intempestiva, do Diretor Geral da Polícia Federal, foi a gota d’água, para que Bolsonaro perdesse seu mais importante e conceituado Ministro, Sergio Moro, da Justiça.
Ao dizer que Moro o propôs que em novembro quando da saída do Ministro Celso de Melo e ele Presidente Bolsonaro, o nomeasse para o cargo de Ministro do Supremo, ele então mudaria o Diretor Geral da Polícia Federal, convenhamos, o Juiz Moro com a retidão de caráter que tem, jamais lhe faria uma proposta tão cretina como essa. O Presidente tudo indica que blefou, acreditando que essa pecha descaracterizasse a figura ímpar de Sergio Moro. Foi pior, pois ninguém, nem os mais céticos dos brasileiros, acreditam nessa declaração do Juiz Sergio Moro.
Bolsonaro precisa formar um Conselho de Generais, para quando desse tipo de decisão se aconselhar, para não continuar somando derrotas e atitudes impensadas, por falta de cultura política.
Um conselho ao Presidente: leia o Príncipe, livro de Nicolau Maquiavel, e, amadureça mais seus conhecimentos políticos, com sapiência e perspicácia.
Moro que renunciou ao emprego de juiz federal, para servir ao seu governo, claro, que, com a premissa de assumir o STF, vê que o Presidente não cumprirá sua palavra e este terá que advogar, ou buscar um emprego qualquer, para a manutenção com dignidade de sua família. Moro agora se constitui, na maior vítima do Governo de Bolsonaro.
É a nossa dura e implacável opinião de hoje, doa a quem doer!!
P A N C A D A P I A U Í
- A MORTE DO EMPRESÁRIO JOÃO CLAUDINO, ABRE UM ROMBO NO MEIO EMPRESARIAL DO PIAUÍ, POIS, PERDEMOS O MAIOR E MAIS IMPORTANTE EMPRESÁRIO DE TODOS OS TEMPOS, VINDO DA PARAÍBA PARA CONSTRUIR, holding de empresas desde o seu conceituado ARMAZÉM PARAÍBA, (Loja de
Departamento), e, às maiores indústrias do estado, gerando assim o GRUPO CLAUDINO. Era para o Piauí, o que Edson Queiroz foi para o Ceará. Uma perda incomensurável, para o ramo de negócios diversos do estado.A permanência ainda do irmão Valdeci Claudino companheiro de lutas, desde o inicio da construção desse Grande Império, que começou na Paraíba, foi para Codó no
Maranhão e veio se consolidar no Piauí, com o aluguel e depois a compra, do antigo prédio Industrial da famosa FIAÇÃO, CASARÃO, encravado na Rua João Cabral, na zona norte de Teresina, próximo ao Mercadão Central, conhecido como o Lojão do Armazém Paraíba, onde o grande ícone João Claudino fixou seu escritório central. João Claudino, agora, faz parte do mais importante quinteto de nomes renomados e respeitados na história do Piauí, pois, jamais teremos homens, cada um em seu lugar, como: político com a perspicácia de Petrônio Portela; Arcebispo do tamanho de D. Avelar Brandão Vilela; Governador igual ao Engº Alberto Silva; Prefeito igual ao professor Wall Ferraz; e agora, empresário com a grandeza de João Claudino Fernandes. Eles serão para sempre os maiores ícones, em suas posições, até que surjam outros de grandes valores e qualidades.Eles serão insubstituíveis, ainda, por muito tempo e constantemente, em seus pontos de destaques, serão reconhecidos e relembrados.
- ANOTEM PARA CONFERIR DEPOIS: o juiz Sergio Moro a partir de sua demissão, aonde chegar, será reverenciado e aplaudido, pela sua retidão de caráter. Só em não ter se apequenado diante do Presidente Bolsonaro e demonstrar sua fibra e retidão de caráter, em não aceitar os arroubos do Presidente, em tentar descaracterizar a sua honorabilidade e honradez de
magistrado correto e conceituado, preferiu entregar o cargo, do que ter que tolerar, os arroubos e já conhecida cólera, do Sr. Presidente. Com essa atitude de Bolsonaro, se ele Moro já era grande, no conceito popular, agora virou GOLIAS ÉTICO E MORAL, e, consequentemente, o maior adversário do Presidente para as próximas eleições. Moro, vai crescer ainda muito mais, depois de ser desconsiderado em sua magnitude de cidadão ilibado e de conceito imaculável. Se Bolsonaro ouvir seus generais, pois, só escuta aos filhos, e esses, não têm inteligência, preparo cultural, para aconselhar ao pai, pois todos, a cada dia, jogam pedras no caminho do mandato do pai, por serem jovens de pouca cultura política, notadamente que, se não ouvir seus generais, nomear Moro para o lugar de Celso de Melo, (se ele Moro, ainda aceitar), terá que enfrentá-lo nas urnas, já com a certeza a partir de hoje, de que será derrotado. É a análise do Conselho Editorial do Portal jogoaberto.com
- FALTA DE LEITOS DE UTIs E DE RESPIRADORES COMEÇAM A FAZER VITIMAS EM ALGUMAS CAPITAIS DO BRASIL, QUANDO a linha editorial do portal
jogoabeto.com, há muito vem advertindo de que esse momento chegaria. Em Belém, Rio de janeiro Fortaleza e Recife, os leitos de UTIs começa a não mais receber acometidos pelo Corona Vírus, o que nos levará ao mesmo desespero da Itália, Espanha, New York e Londres, viram centenas de pessoas morrerem sem internação por falta de UTIs e de respiradores. Os governantes devem esquecer as Utis, e, pelo menos encher as enfermarias de respiradores, pois, somente com ele poderão salvar vidas. País nenhum no mundo estava preparado para essa avalanche de doentes acometidos pelo
Corona Vírus, o mau maior do novo século. Nem os chamados países ricos do primeiro mundo, estão conseguindo controlar a fúria desse vírus que vem da China e de forma estranha, se espraiou pelo mundo em tempo recorde e estranho, pois como, em tão pouco tempo, chegou até ao centro da mata Amazônia, se ele só tem duração de vida de 6 a 8 horas? Algo muito estranho que merece uma análise apurada do ponto de vista científico, pois, os americanos a partir do Presidente TRUMP, começam a pedir explicações ao Governo Chinês (comunista) do porque, esse vírus alcançou tantos países em tempo tão record, e que não se ouve falar de que está tão forte nos países comunistas, como Russia, Pequim, Xangai, Cuba, Vietnam do Norte e Coréia do Norte, como estão sofrendo as outras nações? Para analistas da mesma forma como dizem que foi um acidente viral de laboratório, que o espraiou pelo mundo, muitos opinam e acreditam, que a China é o pai e mãe do vírus, gerado para tirar proveito econômico das nações desenvolvidas em suas aplicações pelo mundo. Será? Verdade? Pelo sim, pelo não, é melhor agir do que pecar por omissão.
T R I B U N A L I V R E
- O MUNDO EMPRESARIAL PIAUIENSE CHORA E LAMENTA A MORTE DE JOÃO
CLAUDINO – É o tema de todas as rodas, desde o momento em que anunciaram a morte do empresário João Claudino Fernandes, a partir do começo da tarde de sexta feira, 24 de abril de 2020, data da morte do mais importante e mais laureado empresário que nasceu na Paraíba, mas, concentrou seus empreendimentos no Piauí, merecendo a honraria de Cidadão Piauiense, pela Poder Legislativo do Estado. Seu João, como era chamado pelos mais íntimos, deixa uma lacuna incomensurável, insubstituível, pela grandeza de sua magnitude e de competência empresarial, sempre com macro visão empreendedora. O PIAUÍ PERDEU SEU MAIS IMPORTANTE EMPRESÁRIO, PRESIDENTE DO GRUPO CLAUDINO.
- PIAUÍ TERÁ MORTES POR FALTA DE LEITOS DE UTIs E DE RESPIRADORES, a exemplo de outros estados, o Piauí, vai também, para as estatísticas dos que morrerão nas ruas e portas de hospitais, por falta de respiradores e UTIs para receber os acometidos pelo Corona Vírus, o vírus da morte, que pegou o
mundo de surpresa e sem a estrutura necessária para tão grave pandemia.
- MORTES ACONTECEM JÁ EM VÁRIOS ESTADOS – Manaus, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, esses dois últimos com seus leitos quase 100% lotados, serão os primeiros, mas em seguida, outros estados em suas capitais sofrerão o mesmo drama. Vale ressaltar, que no interior desses estados, onde não existem sequer hospitais e sim apenas um posto de saúde, o massacre será desolador e perverso. E agora o que fazer, para quem apelar? Não tem para quem apelar, a televisão já mostra em vários estados o choro pela perda do parente querido, por falta de UTIs e Respiradores. HELP! HELP! HELP!
- A TRISTEZA DOS ENTERROS EM VALAS COMUNS A PARTIR DE MANAUS – Manaus foi o primeiro estado a perder suas estruturas de UTIs e de respiradores. A capital amazonense está cheia de valas comuns para enterrar suas vítimas do Corona/19. Um quadro desolador e impiedoso de cortar
coração.
- – SÃO PAULO TAMBÉM ENTERRA EM VALAS COMUNS – A mais rica capital do País, está também enterrando suas vítimas do Corona Vírus em valas comuns. O prefeito Bruno Covas, está fazendo sepulturas em valas cavadas por máquinas retroescavadeira, para atender ao volume de mortes diárias. Algo estarrecedor!! HELP! BRASIL!
TWEETERs MELHORES DA SEMANA: jornalista Tomaz Teixeira.
ALFINETADAS
– OMBUDSMAN –
- NOSSA IMPRENSA MAIS DESTRÓI DO QUE CONSTRÓI – Mais uma vez tiramos a semana para acompanhar a linha editorial de nossos canais de Televisão, e para a tristeza nossa, alguns programas do meio dia às 15: 00 horas, insistem no jornalismo CHULA, com poucas exceções, quando, a politicalha, ocupa o espaço de grandes temas, num estado que não possui porto marítimo, porto
seco em sua capital, que fica no interior do estado longe do Atlântico, e, vergonhosamente, se discute as futuras eleições de Teresina, agora, sem data de quando serão realizadas por conta do Coronavírus. Discussão de temas como eleições de chapas de vereadores, que nada acrescenta ao progresso e muito menos ao desenvolvimento do estado. Jornalismo é coisa séria, e não somente picuinhas políticas, faltando aos canais de televisão locais, em especial nos seus horários nobres, uma linha EDITORIAL, mais elevada, mais criativa e que cobrem mais das autoridades, projetos de
progresso e de desenvolvimento na busca por indústrias e empreendimentos, como: canais de irrigação visando a formar uma estrutura de produção de frutos irrigados, para o engrandecimento, da Mesopotâmia Teresina, como acontece em Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Quanta mediocridade, com a utilização de horário nobre de televisão para discutir sexo de anjos. Onde está o nosso Sindicato dos jornalistas, que não busca uma linha de orientação editorial para esses programas televisivos da manhã e tarde de Teresina? A nossa nota é ZEEEEROOO!!!
- E o Presidente Bolsonaro hein! De novo deu um tiro no pé, com a demissão do Juiz Sergio Moro, a quem ele prometeu apoio, retidão e não cumpriu a
palavra empenhada, ao mais acreditado homem público do nosso país.
- Moro foi altivo, superior e não aceitou que os ataques de cólera, do Presidente o atingisse, devolveu em alto-estilo, renunciando ao cargo, naturalmente por quebra do acordo entre ambos, para que aceitasse o Ministério da justiça.
- Há quem diga que o Presidente Bolsonaro não somente deu um tiro no pé, e desta feita, de escopeta, e o pior, criou seu mais duro e implacável adversário, caso tente a sua reeleição em 2022.
- Moro nunca se insinuou político ou candidato a coisa nenhuma, mas, é público e notório a vontade popular de que ele se candidate a Presidente, com a ansiedade de que o país tenha realmente, um nome de colocar o país no trilho do desenvolvimento, da ética e da retidão.
- Se notas em redes sociais de 10 e 10 minutos eleger candidato, o professor Montezuma está eleito. O homem digita desesperadamente, e já alugou todos os espaços e a gente só vê MONTE DE ZUMA!!!