O Brasil está atravessando uma crise política de revides entre os poderes, devido à imprudência de autoridades que se julgam poderosas e entendem que podem afrontar ao Presidente da República.
Ora, em regime de Democracia, todo Poder emana do povo e só por ele será exercido. No caso do Brasil, a nossa autoridade maior do país, queiram, ou não, os inferiores arrogantes, é o Presidente da República. Entretanto, o Presidente Bolsonaro vem sofrendo retaliações do Legislativo (leia-se Rodrigo Maia e Alcolumbre) e, de parte do Judiciário, ou mais precisamente do STF, com posições estranhas batendo de frente com o Presidente como nunca tinha acontecido que nos lembremos. Ora, a ponto do decano Celso de Melo, liberar uma gravação de vídeo de momentos secretos do Presidente com seus Ministros, quando, a gravação só era para mostrar o trecho em que o Presidente, se dirigiria ou não ao Ministro Moro. E mais: tentou buscar exigindo que LHE entregassem o TELEFONE CELULAR, privativo do Presidente da República! Convenhamos, um desrespeito ao Chefe do Executivo, quando expuseram para o mundo, momentos secretos da reunião de Ministros com o Presidente. Um erro estúpido e que fere a ética e a interdependência entre os Poderes. Imaginem o que não iriam expor tirado do telefone oficial do Presidente da República? Convenhamos, é muito abuso de poder e arrogância de integrantes do STF. Graças ao General Heleno do Gabinete Institucional da Presidência da República, que mandou um MEMORANDUM ao Ministro Celso de Melo afirmando que não lhe entregaria o telefone secreto do Presidente. Bem que o Ministro Celso de Melo, poderia ter evitado esse constrangimento.
É evidente que o Presidente tem a língua solta e temperamento explosivo, e bate forte quando provocado contra a sua autoridade.
E afirmo: “Nunca antes na história desse país” – esta frase é de um cidadão que sempre a colocava em ocasiões onde ela não se coadunava ou comportava por força da inoperância dele, com aquele momento -, vocês conhecem e sabem de quem estou falando! Ora, a interferência do Ministro Alexandre Morais invalidando a nomeação do Presidente da República de um Delegado de sua confiança para a PF é um procedimento político e administrativo literalmente privativo do Presidente da República. Daí, a elite intelectual não ter entendido a arrogante e agressiva decisão do Ministro do STF Alexandre Morais, abusando do seu Poder, quando, numa decisão monocrática, desfez o ato do Presidente da República. Ora, uma interferência que fere brutalmente a interdependência entre os Poderes, em especial quando se trata do Excelentíssimo Sr. Presidente da República. E se Bolsonaro tem endurecido o jogo e dito não vou tirar e ele vai continuar! Como ficaria o Ministro e o STF? Eu no lugar de Bolsonaro teria mantido! Pela CF o Presidente estava certo e o Ministro do Supremo, estaria desrespeitando a autoridade do Presidente. Outro, poderia ter feito e dito: “me respeite sou a autoridade suprema desse país, a função do STF é debater e aprovar ou não questões que dizem respeito à Carta Magna do País, inconstitucionais, e não interferir em nomeações do Presidente. Sou a autoridade Suprema desse país, segundo me resguarda a Constituição, e, COMANDANTE IN CHEFE, DAS FORÇAS ARMADAS. E PT SAUDAÇÕES!!
Vi o Ministro Barroso, também, fazendo colocações, quanto ao fato de que as Forças Armadas são independentes e não subordinadas a nenhum dos Poderes. Ora, logo O Min. Barroso tido como erudito? O Presidente Bolsonaro, Pela constituição é o COMANDANTE IN CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS. Ele é, queiram ou não os Ministros do STF a autoridade democrática suprema do país. E, caso ele convoque as forças armadas para um embate, em defesa da Pátria e da Democracia, eles têm o dever de cumprir a ordem do Presidente, a não ser que seja algo estapafúrdio, ou inadmissível. Mas, o comandante DAS FORÇAS ARMADAS, é o Presidente da República, ou trocando em palavras, além de Presidente, é o COMANDANTE IN CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS!
Faço essa análise com a experiência de jornalista maduro e que foi parlamentar de 3 mandatos, onde aprendi a respeitar a figura da autoridade maior do meu estado que era o Governador, também, COMANDANTE IN CHEFE DA POLICIA MILITAR DO ESTADO.
O Legislativo Federal e o Judiciário Federal, não podem levar esse embate à frente, para o bem de todos, daí esse meu relato para bem orientar a sociedade e leitores de nossa coluna, assim, fazendo jornalismo sem máscara e sem perder a dignidade de criticar poderosos quando esses poderosos exorbitaram de suas autoridades e funções.
É a nossa dura, incisiva, e implacável opinião de hoje, doa a quem doer!!
P A N C A D A P I A U Í
- ESTÁ NA HORA DE VIRAR O JOGO, QUEM TEM O VIRUS FICA EM CASA E QUEM ESTÁ LIMPO VAI TRABALHAR, claro, o país não mais suporta essa paralização cruel e irresponsável. Vejam o que vem fazendo o Estado de Santa Catarina, o Governador autorizou a realização de testes em toda a população, e, quem vai testando positivo, vai ficando em casa para não contaminar as ruas, e, quem está limpo, sem o vírus, vai trabalhar isso naturalmente que, obedecendo, uso da máscara, e evitando amontoado de pessoas, cobrando da população que não vá para as ruas, com o intuído de apenas passear e sim, se for fazer compras, pois, quanto menos povo nas ruas, menos vírus circulando. O país não mais pode continuar parado em todos os seus seguimentos comerciais, podendo causar um colapso difícil de ser recuperado até chegarmos, ao final do ano em curso.
- UMA PROPOSTA PARA RECUPERAR A ECONOMIA ATÉ CHEGARMOS AO FINAL DESTE ANO, simples e inteligente. Promover a abertura do comércio em geral, inclusive os SHOPPING’s a partir das 8:00hs da manhã, até à meia noite para os Shopping e até às 10 para o comércio de ruas, assim, poderemos em quatro meses, recuperar o tempo perdido, bem como o buraco deixado no faturamento das empresas, aumentando inclusive a contratação de comerciários, para compor o novo horário de trabalho. Não acreditamos que um país gigante como o nosso não se recupere em seis oito meses o tempo perdido. É preciso um esforço de todos, povo e empresários, para, de forma patriótica, buscarmos a volta da estabilidade econômica do nosso país, que está em plena mudanças políticas, por força do novo e competente Ministro da Economia, Paulo Guedes. A PANDEMONIA do Covid/19 causou danos não só ao Brasil, mas, ao mundo inteiro, daí, cada país, buscar a sua alternativa para a reabilitação, recuperação do tempo perdido, para buscar sanar o buraco deixado na economia. Daí, fazer a ampliação de um novo horário de funcionamento do comércio, com três expedientes, manhã, tarde e a meia noite 12 horas, para gerar mais empregos, mais renda e maior caixa para o erário público. É a nossa proposta dos que fazem o Portal jogoaberto.com – A verdade doa a quem doer!!
- O TRISTE CLAMOR CONTINUA, POVO MORRE À MINGUA, POR FALTA DE LEITOS DE UTIs E RESPIRADORES, num clamor sem precedentes na história do nosso país. Apela-se às autoridades de saúde, que busquemos soluções mesmo tardias, pois as mortes acontecem a cada minuto por falta de estrutura hospitalar com leitos de segurança denominados leitos de UTIs e de respiradores. Desde o inicio dessa epidemia, que mostramos que iria acontecer pior ainda no Brasil, do que nos países desenvolvidos, onde os ricos americanos, ingleses, franceses, italianos, espanhóis e outras nações, têm padecido a falta de leitos de UTIs e de respiradores, para salvar vidas, daí, o desastre dos americanos já com mais de 100 mil mortes e logo o país mais rico do mundo.
- EQUIPAMENTOS E RESPIRADORES DE HOSPITAIS DE CAMPANHA, DEVEM COMPETENTEMENTE, AO PASSAR ESSA PRAGA DA EPIDEMIA COVID/19, serem levados para hospitais regionais, da maioria dos estados, pois faz
vergonha a falta de estrutura de UTIs em cidades grandes e de médio porte regionais, que, sendo equipadas, poderão salvar muitas vidas, pois estatisticamente, muitos morrem no interior do país, em cidades pequenas, que dependem de um polo regional de saúde, para o socorro emergencial, em caso da necessidade de UTIs ou de um respiradores. Daí aproveitar os hospitais de campanha, que ao serem desmontados, sirvam de estrutura para equipar hospitais regionais de norte a sul dos estados brasileiros. Saúde é coisa séria e o socorro emergencial, mais ainda!!
T R I B U N A L I V R E
- FINALMENTE O HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DO VERDÃO ESTÁ CONCLUÍDO – A falta de equipamentos de UTIs no universo, devido a procura pelo mundo inteiro, pegando de surpresa a indústria de equipamentos de saúde, que não têm conseguido atender aos pedidos de equipamentos de UTIs. Essa corrida tem sido de todos os estados, para estruturar hospitais das capitais e do interior dos estados. Mortes acontecem em grande escala por falta de respiradores, o que deixa as famílias desesperadas, ao ver seus entes queridos morrendo à mingua, nas portas e corredores dos hospitais, esperando por uma vaga de UTIs e de respiradores. O Governador Wellington Dias, finalmente conseguiu montar o hospital de campanha do Verdão: aplausos!!!
- – ESSE CRIME TEM QUE SER MELHOR INVESTIGADO – Essa epidemia, pelo menos serviu para abrir aos olhos das autoridades de saúde, que não dá mais para não estruturar se não todas as cidades interioranas, mas, regionalizar atendimentos, que possam garantir a vida de brasileiros em momentos difíceis como esse do Corona vírus. Quantos outros vírus semelhantes não estão guardados em laboratórios, como esse que estava em Wuhan cidade da China, responsável pelo acidente laboratorial, que jogou no mundo essa praga, que dizimou milhões de VIDAS em todo planeta. Pergunta que não quer calar: será que não foi de propósito, com finalidades de ordem econômica e oportunistas, e gananciosas de tirar proveitos? É PRECISO QUE O MUNDO ABRA O ÔLHO E DESCOBRIR MELHOR COMO SE DEU A FUGA DESSE VÍRUS!!!
- CORRUPÇÃO EM PLENA PANDEMIA DO COVID/19 FAZ VERGONHA EM NOSSO PAÍS – Até tú Rio de Janeiro, de novo, mais corrupção e desmandos com dinheiro e logo para salvar vidas vítimas do Covid/19? Com aparência de honesto, mas, deixando a coisa correr frouxa, a vez agora foi do Governador Witzel do Rio de Janeiro, que a exemplo de outros 5 governadores agora com ele somam 6 sob investigação do Ministério Público e Policia Federal, devido está comprovado o desvio de milhões , na compra de equipamentos superfaturados. Quem diria e o governador foi magistrado, juiz de carreira. E agora? Vamos ver o desfecho final, desse crime que envolve o Sr. Governador do Rio de janeiro e a sua Secretaria de Saúde daquele estado.
- ESTADOS COMEÇAM A REABIR O COMÉRCIO – Alguns estados como Maranhão, capital São Luiz, e outros começam a abrir o comércio de forma moderada, para evitar um colapso total do comércio, naturalmente que buscando tentar recuperar o tempo perdido e prejuízos que quebraram muitas pequenas e médias empresas, que merecem o socorro em especial dos bancos oficiais, para cobrir o rombo causado pela paralização do comércio. Essa é uma responsabilidade do Governo Federal. ALÔ PAULO GUEDES A BOLA AGORA É SUA FAZ ESSE GOL!!!!
- ELEIÇÕES PODERÃO SER ADIADAS PARA O FINAL DO ANO – O TSE, já admite por força de propostas que começam a tramitar na Câmara Federal e no Senado, para mudar a data das eleições para prefeitos das capitais e do interior, previstas para o mês de outubro. As coincidências de propostas diversas, já tramitando na Câmara e no Senado. Tudo faz crer, que as eleições não acontecerão em outubro. Vamos aguardar!!
TWEETRs MELHORES DA SEMANA DO JORNALISTA Tomaz Teixeira.
A L F I N E T A D A S
- – A sociedade livre do país, precisa ficar atenta, para determinados blogueiros, que estão infestando as redes sociais como cheios de linguiças podres, com notícias mais de interesses pessoais, do que com a missão de informar.
- – Transformar as redes sociais em fuxicos de interesses pessoais, não pode ser considerado jornalismo sério e honesto, mais sujeiras de blogueiros amorais, que não têm compromisso com a ética e a decência do que com a responsabilidade de bem informar. Abra o olho!!
- – OMBUSDMAN – Até quando a grande imprensa do Piauí, vai começar a fazer jornalismo construtivo, mostrando os descasos e a pobreza do Piauí, por falta de projetos consistentes de desenvolvimento?
- – OMBUSDMAN – Jornalismo é coisa séria e deve ser feito não somente para agradar políticos inescrupulosos que pagam gordas faturas para garrotear a notícia, quando determinados políticos pedem a cabeça de profissionais da imprensa para não mostrar a sua verdadeira face. Ex: Firmino Filho!! Vítima: Feitosa Costa, Tomaz Teixeira e outros profissionais de skol!!
- – Enquanto isso, jornalistas de aluguéis e garroteados pelo poder da fatura, praticam jornalismo chula de fuxicos, sem conteúdos de orientação de progresso e de desenvolvimento, mostrando a incompetência de certos governantes que sofrem de miopia cultural e não conseguem enxergar a riqueza que representa o Rio Parnaíba, que pode ser o maior polo de desenvolvimento do estado. Acorda Teresina!!!!!
- – CULPA DE QUEM? Claro, de uma imprensa garroteada pela fatura do fim do mês, e que, não fazem ou praticam, uma linha editorial de críticas construtivas, que facilmente pode mostrar a nossa falta de indústrias e de aproveitamento das riquezas do nosso rico e mal aproveitado Rio Parnaíba, que, se irrigar em seus 1.600 km será outro São Francisco no modelo de Petrolina/PE e Juazeiro/BA – Acorda Piauí!!!!
- –