8:30 da manhã de quarta feira, 26 de agosto, o telefone toca, e vem a notícia impactante, o amigo do outro lado da linha me pergunta: você está sabendo do Pedro, disse-lhe não, ele pegou o Covid? Não Tomaz, o Pedro faleceu na madrugadade hoje. A notícia caiu, como uma bomba, na minha cabeça, perdia ali, outro amigo de infância, juventude, e do cotidiano, que fazia parte de um restrito grupo de grandes amigos. E o mais impactante, na noite em que morrera, conversamos por volta das 18:00 horas por telefone, ele caminhando na Marechal Castelo Branco e me avisando que na quinta feira, antes ou depois da caminhada iria ao meu apartamento para um papo e tomar um bom malte com um seguido café. Que coisa, pouco tempo depois, logo naquela noite, meu amigo enfartou, e mesmo recebendo na madrugada dois stents, não resistiu, e veio a falecer. Infelizmente era o seu dia, determinado por Deus.
Pedro Augusto Freire, engenheiro formado em São Bernardo do Campo, filho do nobre empresário Zequinha Freire, de grande conceito social em nossa capital Teresina. Pedro Augusto foi apresentado ao então Senador Alberto Silva, por mim, como um grande amigo, que logo na frente, foi escolhido por indicação minha em orientação política, ao então senador Alberto Silva, que precisava de uma personalidade a altura de presidir a SUDEPE, Superintendência de Desenvolvimento da Pesca, do Governo Federal e com sede na Praça da Liberdade em Teresina. Pedro assumiu e levou com ele engenheiros técnicos em pesca e foi um grande superintendente. Depois Alberto Silva, voltou ao Governo do Estado e criamos o PROPESCA, do qual ele foi seu primeiro dirigente, com a mesma equipe que o acompanhou na SUDEPE.
Assim, estreitamos a nossa amizade da Praça Pedro II, do Lindolfo Monteiro das tardes de Rivengos, e dos domingos na tertúlia do Clube dos Diários! Pedro saiu do colegial e foi para São Paulo, onde começou a estudar engenharia, Em São Bernardo do Campo.
Amizade de mais de 60 anos.
Mas, um mal estar na madrugada de quarta feira, embora bem assistido no HTI sul, levou meu grande amigo a óbito. Um impacto, que muito me entristeceu. Engenheiro competente e Graças a ele o Piauí tem hoje uma carta náutica da JICA, quando juntos eu e ele, por iniciativa e proposta dele, como líder do Governo Alberto Silva, na ALEPI, fomos ao Consulado do Japão em Belém, por iniciativa dele Pedro, que descobriu que a JICA, órgão do Governo do Japão, tinha recursos para ajudar países do terceiro mundo. Feliz ideia de Pedro Augusto Freire, fomos galantemente bem recebidos pelos japoneses, que também, vieram ao Piauí e fecharam com o Governador Alberto Silva o convênio Governo do Piauí/JICA – Governo do Japão, os estudos que nos deu a Carta Náutica, com credibilidade de validade para o mundo inteiro, comprovando que o Rio Parnaíba é navegável de suas nascentes, ao Atlântico, numa extensão de 1.600 km de riqueza incomensuráveis. Estudos concluídos já no Governo de Freitas Neto.
Depois do Governo Alberto Silva, Pedro Augusto, migrou para o Metrô de Teresina, onde assessorava ao Senador Alberto Silva e sua equipe de técnicos que fizeram esse extraordinário Metrô de superfície de Teresina.
Pedro Augusto deixa uma lacuna muito grande, um vácuo insubstituível na família, agora liderada por D. Verônica Freire, e seus três belos filhos: Ricardo, Tiago e Vanessa, esta, engenheira civil, como pai e residindo em Fortaleza.
Não poderia deixar de homenagear e divulgar aos amigos essa triste passagem, o falecimento do meu amigo Pedro Augusto Freire, por quem derramei lágrimas de tristeza, pela perda do grande amigo. Dor semelhante passou com certeza, seu amigo de todas as horas, no momento atual, o nobre Desembargador Jim Boa Vista, que como eu, sofreu, esse terrível golpe da perda de um grande amigo.
Pedro se foi, mas, continuará em nossos corações e com certeza nunca será esquecido em nossos bons momentos de recordações de sua presença sempre querida e respeitada.
Adeus Pedro, que você se encontre logo com Seu pai, Zequinha, sua mãezinha querida e também com o nosso querido Álvaro, seu querido irmão que também se foi prematuramente. QUE DEUS O TENHA NO MELHOR LUGAR QUE ELE TIVER NO CÉU, VOCÊ MERECE, MEU GRANDE AMIGO ADEUS!!!
OBS: Essa foto dentro do Xingu, quando Eu, Roberto Pilim, Pedro Augu
sto e o Governador Alberto Silva, que fez questão que chamasse o Pedro Augusto, para que juntos nós quatro, fossemos, a São Luiz, e no Porto de Mar do Maranhão, lançamos ao Mar o barco Antares, de nobres instalações e dois motores de Scania, Diesel, que fez a primeira nobre viagem ao Delta do Parnaíba, como o desbravador das viagens turísticas ao Delta do Rio Parnaíba, vejam a foto dentro do Xingu, na manhã, daquele dia.
Lágrimas, lágrimas, lágrimas! Perdi um grande amigo!! Sei que estou quase no fim, e breve voltaremos a nos encontrar.
Texto: jornalista Tomaz Teixeira.