O Rio Parnaíba é a nossa riqueza maior
Irrigar suas margens é a GRANDE JOGADA!
A EDUCAÇÃO DO ESTADO E DOS MUNICIPIOS, precisam, acordar para o fato, de que o Rio Parnaíba foi, é, e ainda continuará sendo a maior riqueza do estado, ESTUPIDAMENTE, nunca aproveitado como acontece nos países desenvolvidos da Europa, Ásia e o leste europeu, quando o aproveitamento, de seus rios, são de grande importância e magnitude.
Aliás, está na hora de ser implantado nas escolas de todo estado uma matéria (cadeira com professores agrônomos e assistentes sociais) para a conscientização de nossa juventude, sobre as riquezas do Piauí, que precisam ser exploradas, e, começar a despertar o piauiense para essas nossas riquezas, desde a infância, especialmente sobre o Rio Parnaíba, tão carente de projetos consistentes de desenvolvimento em suas ricas margens.
Novamente, sentei com meu pai, jornalista Tomaz Teixeira, licenciado, por força de sua candidatura, a vereador de Teresina, fizemos um debate em cima desse tema Rio Parnaíba, sinceramente, meu pai tem razão, o Rio Parnaíba, sem ter suas margens exploradas como acontece nos países que possuem rios importantes como o nosso RICO RIO PARNAÍBA, é de uma estupidez cavalar. Basta olharmos para o Rio São Francisco que desde o norte de Minas, onde ele nasce, ao desembocar no Atlântico em Recife, Pernambuco, a MEGA produção de frutos, ajuda a abastecer os grandes Centros de Abastecimento como o CEAGESP/São Paulo, e CEAPI, no Piauí, assim sucessivamente, em todos os estados da federação. É o Rio
São Francisco nos estados de Minas, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e, agora, com a inauguração do Canal do São Francisco, a expansão de riqueza com a MEGA produção de fruticultura, verduras, legumes, grãos, apicultura e piscicultura, que também, vão explodir no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Convenhamos algo fantástico e magnífico.
No caso do Piauí, algo mais importante em relação a esses estados banhados pelo São Francisco: é que o Rio Parnaíba, apenas favorece a dois Estados, Piauí e Maranhão, pois, desde suas nascentes na Serra da Tabatinga, no extremo sul do Piauí, que tem um mapa comprido desde as nascentes do nosso majestoso Parnaíba, até desembocar no Atlântico, onde forma um dos 3 únicos DELTAS, existentes no mundo, o Delta do Rio Parnaíba, beneficiando os estados do Piauí e Maranhão, com a entrada do Delta, sendo pelos municípios de Parnaíba e ILHA GRANDE DE SANTA IZABEL.
O RIO PARNAÍBA TEM CHEIRO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO SUSTENTÁVEL.
Mais é claro, o Rio Parnaíba mede uma vez e meia a distância de São Luiz do Maranhão a Fortaleza. Olhem no mapa dos dois estados que fantástico, a lâmina
d´água que une umbilicalmente esses dois estados Piauí e Maranhão. Lindo e fantástico. Mas, queremos mostrar mais uma vez, a distância entre a Capital do Maranhão, São Luiz, e Fortaleza que é de 1.060 km, como já mostramos, e o comprimento do Rio Parnaíba, sempre dividindo ou unindo os dois estados MA/PI, que é de 1.600km. Ora, se multiplicarmos por dois, as duas margens do Parnaíba, à direita o Piauí, e à esquerda, o Maranhão, a mente criativa pulsa forte, cobrando e dizendo: imaginem se esse Rio fosse, no Ceará, ele já era com certeza a maior explosão de safras de fruticultura e grãos do país.
Mas, voltamos a esse tema, para chamar atenção do Presidente Jair Bolsonaro, e, em especial, de sua Ministra da Agricultura, que promova essa criatividade do meu pai, jornalista Tomaz Teixeira, como decisão de estadista, mostrando ao Presidente Bolsonaro, e, em especial, à sua Ministra da Agricultura, que promova essa criatividade do meu pai, jornalista Tomaz Teixeira, com essa sua ideia, e grande jogada política, de fazer, o transbordo de cidades e de seu povo, do semiárido, para as margens do nosso gigante e adormecido Rio Parnaíba, maior dádiva de Deus dado aos piauienses e maranhenses. Mas, afinal, o que falta: competência, visão de estadista e vontade de fazer, como bem diz meu pai, jornalista Tomaz Teixeira. O transbordo de cidades e de seu povo sofrido, do semiárido do Piauí, para as margens do Parnaíba, será indiscutivelmente a maior obra social do século XXI, que vai celebrizar para sempre o Governo do Presidente Bolsonaro. Uma obra de arrojo social da maior magnitude na história do nosso país.
Além do são Francisco, de Minas a Pernambuco, vamos mostrar margens de rios pelo mundo com suas margens sendo exploradas, para que o leitor, de nossa coluna, possa mensurar a grandeza do aproveitamento desses majestosos rios, o que poderá ser feito também, no Piauí e Maranhão, que somando as duas margens, na direita o Piauí e na esquerda o Maranhão, somaremos 3.200 km de margens ricas de Rio Parnaíba. Qual o grande mote: levar as cidades e seu povo, do semiárido para as margens inabitadas do Parnaíba, desde suas nascentes ao Atlântico, levando o povo que sofre na seca e miséria promovida pelo semiárido nordestino, para as margens da riqueza, progresso e desenvolvimento, com a certeza de muita riqueza, e, promovendo o desenvolvimento com sustentabilidade, com quatro safras/ano, pela força dos canais de irrigação e de suas novas cidades ribeirinhas como: nova Jacobina, Nova Conceição, Novo São José, novo Juazeiro, e tantas outras, tirando o povo da miséria e levando-os para a riqueza das margens molhadas do nosso rico e majestoso Rio Parnaíba, o nosso Velho Monge, como o chamava nosso poeta maior Da Costa e Silva.
Agora paremos e pensemos GRANDE: 1 – construção do conjunto residencial, financiado pela CEF, e ao lado o gigante canal de irrigação, para, competentemente, com cooperativismo organizado, dar início ao plantio de frutos e legumes, piscicultura e apicultura, para exportar para o mundo, a magnífica produção orientada por uma competente cooperativa, claro que o Piauí começará a dar passos largos rumo ao desenvolvimento, naturalmente devido o aproveitamento do nosso majestoso Rio Parnaíba, como se faz no gigante e maravilhoso Rio São Francisco. Riqueza gente, muita riqueza, essa proposta está no Portal Jogoaberto.com, e no próximo livro do meu pai, o 7º do jornalista Tomaz Teixeira, sob o título: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ, com a exploração de suas riquezas naturais.
É o nosso comentário de hoje, pensando grande em favor de nossa juventude universitária do Piauí, como diz o meu pai: doa a quem doer!!!!
P A N C A D A P I A U Í
- – O RIO PARNAÍBA GRITA, CLAMA, DESESPERADAMENTE, COM A FORÇA DE SUAS ÁGUAS, E, VERGONHOSAMENTE, NOSSOS POLÍTICOS SURDOS, MUDOS E CEGOS, não despertam para a realidade de tanta riqueza abandonada, sem nada produzir, no maior atestado de ignorância e falta de visão política, pois o que é investido em asfalto ligando o nada a coisa nenhuma, cidades que nada produzem, a não ser menino, quando, esses recursos do asfalto, que se deteriora a cada dois anos, se aplicados em canais de irrigação, nas margens do Parnaíba, com certeza, já estaríamos na frente de todos estados nordestinos junto com o Maranhão, pois nenhum, tem sozinho, 1.600 km de áreas ribeirinhas, que somando Piauí/Maranhão, teremos 3.200km de áreas produtivas, com uma diferença, as estradas asfaltadas ligando o nada a coisa nenhuma, pois nada exportam pois não tem o quê, produção de coisíssima nenhuma, enquanto que, o canal de irrigação nunca vai desaparecer e nem ser reformado, e dará àquela gente 4 safras por ano de grãos, frutos, verduras, legumes piscicultura e apicultura, tudo em larga escala, de forma fantástica e gritando: aqui tem desenvolvimento para sempre e com sustentabilidade. ACORDA PIAUÍ!!! MUDA PIAUÍ!!!
- – O MINISTRO REIS VELOSO SEMPRE ALERTOU, MAS, NINGUÉM LHE DEU OUVIDO: “ Está na hora do Piauí definir, quais são seus projetos direcionados ao desenvolvimento visando a sustentabilidade de sua economia”!! Essa frase de um dos mais importantes piauienses, que foi duas vezes ministro do PLANEJAMENTO, de dois Governos dos generais de 64, Médici e Geisel, e, que muito ajudou o Piauí, mesmo sem um projeto definido para a grandeza do nosso rico Rio Parnaíba. Aliás, Reis Veloso, Petrônio Portela a nível nacional e Alberto Silva a nível dos governadores do estado, foram indiscutivelmente, as três personalidades mais importantes de nossa República, pelo Piauí, sem esquecer Hugo Napoleão, que foi três vezes Ministro de Estado. Aliás, um grande ícone do Piauí, ainda vivo forte, mas, o povo prefere votar em Zé Mané, do que nos homens que podem representar o Piauí com magnitude, conceito, credibilidade e galhardia. Que pena!!Mas, voltando ao grito de desperta Piauí, do nobre e saudoso piauiense da Parnaíba Ministro Reis Veloso, queremos chamar a atenção de nossos dirigentes de escolas universitárias, criem uma cadeira em todos os cursos que caibam em nossas faculdades, para pelo menos durante um ano, apenas um ano, despertem nossa juventude de que eles nasceram num dos estados mais ricos do nordeste, mas, sem nunca ter aproveitado suas riquezas, naturais como o grande exemplo do Rio Parnaíba e isso sem se falar em nossos mais de 100 minérios do calcário ao diamante, passando pelo ouro, opala, gás e petróleo. ACORDA PIAUÍ, ONDE ESTÃO NOSSAS CABEÇAS PRIVILEGIADAS? E POR QUE O POVO CONTINUA VOTANDO ERRADO? MEU DEUS FAZ PENA E DÓ!!!
- – QUER VER UMA COISA: EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR? Quem disse que o nosso povo sabe votar, mesmo na capital? (falo da massa ignorante), Sabe não, olhem para a Câmara de vereadores de hoje, tire de lá 3 figuras, que estejam à altura de governar o Piauí, no futuro? Me desculpem mas, vai ser difícil! As famílias do Piauí precisam preparar os seus filhos, não para ser um ladrão a mais no Poder, mas, um piauiense ilustre, que ocupe o cargo de Governador para desenvolver nossas ricas potencialidades como rios perenes e nossos mais de 100 minérios, levando o nosso Estado, o Piauí, para o pódio dos estados que mais se desenvolvem no nordeste, por competência dos seus filhos ilustres, mas, infelizmente, ainda não podemos apostar, pois o nível intelectual de nossos políticos está muito aquém de nossas necessidades. O Piauí, está precisando de sangue novo na política, pois já fomos melhores representados em Brasília, mas, precisamos, de gente com talento, visão de estadista e empreendedora, para, decididamente, ajudar no aproveitamento de nossas riquezas naturais acima citadas.Acorda Piauí, chega, basta de tantos incompetentes em nossos cargos políticos, vamos aprender a votar e selecionar os melhores, pois, cada povo tem o político que merece!! Uma dura e triste realidade, pois, quando o povo é rude, leva o seu estado para o time dos filisteus, segundo a Bíblia: o povo mais rude do mundo!!!Acorda Piaui!!! Muda Teresina, Muda Piauí, ou vocês mudam escolhendo quem tem competência, ou nossa juventude vai continuar padecendo a desgraça do desemprego e falta de mercado de trabalho, em especial para os nossos jovens formandos universitários. É O NOSSO DURO E IMPLACÁVEL RECADO DE HOJE!!!
T R I B U N A L I V R E
- – O ESTRANHO VÔO DO SENADOR ELMANO DO PODEMOS PARA O PP– o Senador Elmano, já foi do PTB, criou o Podemos e agora, deu um salto no escuro e foi para o Progressista do Senador Ciro Nogueira, agora apoiando o Governo Bolsonaro com Partido Progressista. O voo de Elmano, gerou, muitas especulações, em especial, por que tão de repente e nas vésperas de uma nova eleição em Teresina e no interior do estado. O salto do senador surpreendeu até ao aliado tradicional ex-senador JVC que viu seu companheiro de jornadas anteriores, fugindo de ser líder do Podemos, para ser liderado pelo colega Senador Ciro Nogueira Filho, do Progressista.
- – AFINAL, O QUE LEVOU O VEIM TRABAIADOR A TOMAR ESSA DECISÃO? – O fato do senador Ciro Nogueira, ter vindo para o bloco de apoio ao Presidente no Congresso, ou alguma negociação já prevendo as eleições de governador daqui a dois anos? Essa última hipótese a mais política e admissível, afinal, ambos estão apoiando ao Presidente Bolsonaro, e para composições futuras, claro que somando com Ciro Nogueira, poderá pensar em disputar com W. Dias a renovação de sua vaga de senador. Será?
- – JVC REAGIU FORTE – Causou surpresa o posicionamento do ex-senador João Vicente Claudino, que nada gostou da decisão do senador e parente, próximo Elmano Ferrer, até JVC foi pego como se diz no popular de cuecas na mãodentro do banheiro, no banho da manhã. Elmano na calada da noite virou a casaca e se mudou de vez para o Podemos de Ciro Nogueira.
- Nos bastidores se discute o que foi mesmo que levou Elmano, a tomar essa atitude. Para o jornalista Tomaz Teixeira, Elmano pensou na melhor jogada em seu favor. O Podemos não tem diretórios no interior que dê sustentação a uma candidatura majoritária, e, se ele Elmano, for para a disputa da sua reeleição, será contra Wellington Dias, e o Podemos não tem estrutura no interior para tamanha pugna eleitoral. Para quem entende de política, claro que Elmano, deu um vôo certo e não cego, CLARO, vai formar com um colega com mais estrutura de apoio no interior do que se ficasse no PODEMOS. Assim criou musculatura para um possível embate contra W. Dias numa possível reeleição, daqui a dois anos.
- – A DOBRADINHA DAS OBRAS NO PIAUÍ – Se Elmano e Ciro separados, já estavam trazendo as grandes obras federais de estradas, pontes duplicação de
rodovias, viadutos e elevados, claro, que juntos, terão mais musculatura política e poderão buscar muito mais, pois o Piauí, agora, poderá, quem sabe, marcar o seu grande gol de Placa, com a força dos dois senadores, buscarem a famosa TRANSCERRADO, um sonho dos produtores de soja do MATOPIBA, em especial do lado da Bahia e Pernambuco. Agora é aguardar, se o vôo de Elmano realmente foi com azas fortes ou com azas de cera de abelha como de Ícaro filho de Dédalus, como conta, a lenda romana.
- – PARA ONDE VAI JVC? Essa pergunta aflorou depois da saída do Elmano do Podemos, para o PP, deixando JVC sem seu principal aliado até por força do parentesco. Esse salto de Elmano, deixou só, o ex-senador JVC que parece se definir por uma candidatura mais ligada ao Poder do Estado e já confirmou apoio ao candidato Capitão Fábio Abreu, um político da ala renovadora de Teresina. Agora é sentar e aguardar, quem realmente vai ficar dando as cartas, depois dessa fuga do Elmano?
-
TWETTERs da semana do jornalista tomaz Teixeira.
A L F I N E T A D A S
- O senador Elmano agora, no PP, ficou devendo uma satisfação ao seu eleitorado, das razões que o levaram a sair do PODEMOS, para o PP de Ciro Nogueira. Tem muitos seguidores seus insatisfeitos.
- – Mas, se o veim trabaiador, tiver argumento para convencer que o faça, pois se ouve nas rodas críticas pela sua saída às vésperas de uma dura eleição em Teresina.
- – Como jornalista maduro e analista político licenciado do portal jogoaberto.com, Tomaz Teixeira analizou por esse ângulo a saída de Elmano do Podemos:
- – 01:- Elmano não tem mais saúde para agigantar o crescimento do partido no interior. O Podemos ficou somente em Teresina e em poucos municípios.
- -02:- O PP do Senador Ciro Nogueira está precisando de força e buscar Elmano, amigo pessoal do Presidente, foi uma grande jogada do Senador dePedro II/PI, que tem se revelado um político hábil e com muita perspicácia, pois, para ele o importante é fortalecer os Progressistas, foi assim quando deixou a Dilma caindo e ajudou a derrubar e foi para o Temer, e agora, já está com Bolsonaro, pois como Presidente Nacional do PP o importante é ter PODER para tornar a sigla cada dia mais forte. O nome disso é: querer Poder, pois em política sem poder, não se vai a lugar algum. Elmano fortaleceu mais ainda a sua posição junto ao Presidente Bolsonaro.
- – Ciro Nogueira que acabou de largar o Governador Wellington Dias e se aliou aos tucanos de Teresina, quer somando com Elmano aumentar a sua força na capital, pois no interior o seu PP cresceu e está gigante, daí, a vinda dos tucanos e de Elmano vão ajuda-lo e muito no seu sonho de ser governador. O nome disso é: política na essência da palavra. Ciro, a cada dia assume o espaço, de político mais hábil do estado. Aliás, filho de peixe é peixinho, ele é de importante família política de Pedro II e muito parecido, com o tio Nogueirinha, um líder já falecido, mas, era muito hábil na conquista de apoio político.
- – Aí estão as razões que levaram Elmano a pular na carroceria do Podemos e junto com eles buscar o comando do Estado. É, agiu bem!!!
- A política é a arte de somar e não de dividir! Ciro e Elmano acabaram de dar essa lição. Ciro primeiro foi buscar os tucanos, agora o veim trabaiador e homem de confiança de Bolsonaro, e não duvidem de atrair o MDB sem um nome definido para Governador. Marcelo que se cuide, ele ainda não assumiu o comando do partido com a força de Alberto Silva. O Ciro pode ter a maioria que o tire do comando do Partido, se ficarem unidos João Henrique, Temistocles e a bancada estadual, o Senador de São Raimundo, ou os acompanha, ou vai sobrar!!! E, ficar para onde foi e ainda não voltou, o PT. É mentira?