Integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (15) e deliberaram pelo encaminhamento de um documento oficial do COE para o governador do Estado, Wellington Dias, a fim de realizar uma reunião ampliada com diversos setores para discutir possíveis medidas que evitem o aumento do número de casos e óbitos pelo novo coronavírus. O encontro foi realizado após as análises da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) acerca dos dados em relação ao novo coronavírus no estado os quais apontam para uma elevação de novos casos e óbitos dentro do Piauí.
“Em uma primeira análise, os técnicos do COE observam que essa elevação do número de óbitos e de novos casos se deve ao descumprimento das normas sanitárias que estão estabelecidas pelos nossos protocolos. Devido a isso, uma comissão irá elaborar um relatório técnico minucioso sobre estes aumentos que será submetido a uma reunião do COE ampliado – englobando diversas esferas do poder público do estado -, para que assim seja tomada uma decisão de medidas adequadas para a situação”, explica o secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A reunião deverá ser realizada por convocação pelo governador Wellington Dias, após o mesmo realizar uma análise do relatório que está sendo feito. “Nossas medidas até o momento apresentaram resultados positivos no enfrentamento ao coronavírus e não podemos relaxar neste momento. É necessário manter os cuidados e respeitar as normas sanitárias para que possamos continuar vencendo essa batalha, com cada um de nós fazendo a sua parte”, reforça o secretário de Saúde.