Sem consultorias, políticos de Teresina têm, baixo nível de propostas e planejamento pífio!
Pelo linguajar de candidatos nos programas eleitorais, na TV, observa-se facilmente, que o nível político do Piauí caiu e muito depois de renomados políticos como Alberto Silva, Wall Ferraz ambos de saudosa memória, e, dos liderados do grande Petrônio Portela, como Freitas Neto Hugo Napoleão, Lucídio Portela, o MDBista Heráclito Fortes etc.etc.
Falta à essa nova geração de políticos do Piauí, mais intelectualidade e conhecimentos reais das necessidades do Piauí. Claro que por falta de consultorias à altura de bem orientar partidos e grupos políticos, que, sem cultura geral, desconhecem totalmente o potencial de riquezas do Piauí, numa clara demonstração de que não estão preparados para reger os destinos de Teresina, e por via de consequência, do sofrido e constantemente mal governado povo do Piauí.
Somos um estado de água em abundância no solo e no subsolo, três grandes rios perenes, Parnaíba, Poti e Gurguéia, mas, sem planejamento de resultados, e, vergonhosamente, essas fontes de riquezas, não são exploradas.
Teresina, a capital do Piauí, é a mais rica mesopotâmia do nordeste, cercada por dois rios, e, estupida e vergonhosamente, não temos um palmo de canais de irrigação, o que contraria a lógica de padrão de competência e de planejamento de resultados, onde o asfalto Sonrisal, se substituídos pelos canais de irrigação, Teresina, já se constituiria num polo de exportação de frutos tão importante quanto Petrolina/PE e Juazeiro/BA, em pontos semelhantes a Teresina/PI e Timon/MA, e por via de consequência, teríamos um polo competitivo em irrigação e fruticultura de exportação e nobre parque industrial de sucos e doces.
No campo dos minérios, o Piauí é um dos mais fortes do país, perdendo apenas para Minas e região amazônica, mas, no nordeste, ninguém tem o potencial hídrico no solo e subsolo, bem como os mais de 100 minérios do calcário ao diamante, que somente o Piauí é detentor de tão fenomenal riqueza. Como níquel, mármore igual ao de Carrara na Itália, em Pio IX, gás natural e petróleo no litoral do Piauí. O quê falta? Competência política visão de estadista e cultura geral, ou seja: políticos cultos, bem formados e que estejam à altura de bem representar a tão frustrada juventude universitária, tão decepcionada e desesperada por falta de mercado de trabalho. Convenhamos, uma lástima!!
Mas, infelizmente, a mediocridade de nossa classe política, desde as altas cúpulas aos mais ignorantes políticos interioranos, incultos hereditários, despreparados, sem a mínima condição de reger os destinos da população que serve como vereador, prefeito, deputado e outras funções administrativas.
O Piauí continua sendo o estado mais atrasado do nordeste, devido ser detentor da pior e mais incompetente classe política, da região. Daí, o nobre apelo às famílias tradicionais do estado, (bem formadas de caráter e retidão), que preparem seus filhos, para a nobre missão de ser político com nobreza e com escrúpulo aos dinheiros públicos, pois, a maioria, de nossos políticos, mais desviam dinheiro público para si, e sua trupe de seguidores, do que propriamente investem, para bem servir ao povo!
Teresina clama, pede e exige: Canais de irrigação, como em Petrolina/PE e Juazeiro/BA, aqui Teresina/PI/Timon/MA, gerando um polo de desenvolvimento sustentável, para nobres exportações em fruticultura, fábricas de sucos e doces, bem como: Distrito Industrial na margem da ferrovia Teresina/Fortaleza; no povoado Taboca do Pau Ferrado, acoplado a um Porto Seco, e, Estação Rebaixada de energia de qualidade, trifásica, para puxar grandes indústrias, e de forma revolucionária, por ENERGIA SOLAR E EÓLICA, para oferecer baixo custo de consumo às novas indústrias, que, certamente, aqui chegarão, com certeza. Essa é a principal infraestrutura básica, para gerar o alicerce do desenvolvimento de nossa capital. Alguém já viu algum candidato falar com essa clareza? Isso aprendi com meu pai, jornalista Tomaz Teixeira, a quem estou substituindo nesta coluna, enquanto ele tenta uma vaga na Câmara Municipal de Teresina, mesmo tendo sido deputado estadual três vezes, 1º suplente de Deputado Federal duas vezes, Secretário de Projetos Especiais do 1º Governo Mão Santa. E galhardamente falar, como fiel seguidor e escudeiro, do saudoso Engº Alberto Silva, depois de uma convivência de 35 anos, em dois governos, 71/75 e 86/90 sempre discutindo com grandeza e macro visão, as questões direcionadas ao desenvolvimento do Piauí. Para arrematar: falta político com talento, visão futurista e de estadista, para reger com sustentabilidade, essa necessária infraestrutura de progresso e desenvolvimento da nossa tão carente de progresso a nossa GRANDE TERESINA.
É a nossa dura e implacável opinião de hoje, doa a quem DOER!!
OBS. É assim, como gosta de encerrar o seu artigo nesta coluna, o meu querido pai!!
P A N C A D A P I A U Í
- – NOSSOS CANDIDATOS SÃO MAIS FRACOS DO QUE CALDO DE BILA, esse um jargão criado, para quando em determinados momentos de nosso cotidiano, analisamos determinados projetos, ou a cultura de um determinado político, ou quando se analisa uma proposta para um grande projeto, onde não encontramos consistência, de talento e criatividade, em cima daquela proposta.Ora, é justamente isso que observamos na maioria dos candidatos a Prefeito e a vereador de Teresina. A gente sente nas entrelinhas, a falta de cultura e preparo para discorrer em cima de determinados temas, que exigem conhecimento e lastro cultural consciente, para aquele projeto a ser mostrado. O que falta? Ora, cultura, talento e competência, para convencer na TV que como candidato ele realmente está à altura de bem nos representar.Ora, convenhamos gente, tem cada candidato a vereador na televisão, que os partidos deveriam ter mais respeito ao povo e nunca aceitar que determinados tipos, que parecem “mamulengos” saiam por aí dizendo que é candidato a vereador. Além de não ter presença para bem nos representar, a adjetivação verbal é das piores, numa clara incompetência onde deles, sequer, servem para ser contínuo de um órgão público, tamanha é a sua rude formação. Convenhamos, faz vergonha! A democracia precisa ter limites de oportunidades, afinal, política é algo muito sério, não dá para brincar com o telespectador que precisa escolher seu representante e ter que se deparar, com certos tipos de “mamulengos” na TV dizendo que é candidato a vereador! Vergonha e decepção!!
- – O PIOR ALIADO DE MONTEZUMA É O FIRMINO QUE CANSOU: 33 ANOS E NÃO DISSE AINDA À QUE VEIO, E AINDA QUEREM MAIS QUATRO ANOS?
- – 01)- É claro e evidente que o pior adversário do candidato Montezuma, é o continuísmo de 34 anos do mesmo grupo político no Poder. Montezuma, foi cabo eleitoral de Paulo Silva, filho de Alberto Silva quando jovem professor e de dentro da casa do Governador.
- – 02)- Saiu do PMDB para formar o PSDB com Wall Ferraz e com ele continuou como seu fiel escudeiro. Entretanto, hoje, Montezuma, faz parte de uma trupe de tucanos que estão há 34 anos na Prefeitura de Teresina, isso é contra qualquer orientação política quanto ao continuísmo e vícios crônicos, que terminam se entregando à corrupção como visivelmente, é detectado na administração do tucanito Firmino Filho (Batoré).
- – 03)- Daí, concluir, que o maior adversário de Montezuma, é o continuísmo sujo, podre do Firmino Filho. Continuar com eles de novo, é passar para o país que Teresina é a CAPITAL DOS FILISTEUS!! Uma VERGONHA!! Por isso te segura Montezuma, no 2º turno a oposição e o povo vão se unir para tirar a tucanagem RATAZANA, da Prefeitura de Teresina. CHEGA!!!!! BASTA!!!!! O POVO NÃO AGUENTA MAIS!!!!!
- – 04)- MONTEZUMA É UM BOM RAPAZ, MAS, SE CONTAMINOU NAS MARACUTAIAS DO FIRMINO BATORÉ!!! CORRUPTO CONTUMAZ, VEJAM PROCESSOS DO ENTERRO DA MERENDA E DA VENDA IMORAL DO FRIPISA E O CALOTE NO ESTADO JÁ SOMAM 40 ANOS, E OS FIRMINOS, PAI E FILHO, NUNCA PAGARAM AO ESTADO. UMA VERGONHA!!!
- TERESINA NÃO PODE CONTINUAR SENDO A CAPITAL MAIS POBRE DO NORDESTE, claro que sim, mais pobre sim, sem indústrias, sem aproveitar sua rica mesopotâmia, bem cercada por dois rios e sequer produzem MAXIXE E QUIABO, UMA VERGONHA!! Teresina cobra planejamento de resultados, em especial despertando um projeto de irrigação semelhante a Petrolina/PE e Juazeiro/BA, hoje, reconhecidamente o maior polo de fruticultura do país, cobrando das autoridades para que Teresina/PI e Timon/MA, formem nos dois municípios, projetos semelhantes a Petrolina/PE e Juazeiro/BA, se constituindo noutro mega polo exportador de fruticultura, sucos e doces, para o mundo inteiro, daí, conseguirmos, acordar essa rica mesopotâmia, que é Teresina, encravada entre dois rios, e vergonhosamente, uma cidade pobre, paupérrima de indústrias e carente de empregos para a sua juventude, devido uma tucanagem ladra, que tomou conta da Prefeitura de Teresina há 34 anos e até hoje, ainda não disseram e nem provaram para que realmente vieram: Só para ROUBAR? Pelo andar da carruagem está claro, ou, parece que SIM!!
T R I B U N A L I V R E
- – A MORTE (ADEUS) DE SALOMÃO VIEGAS, o jornalista Tomaz Teixeira, através da Tribuna Livre, lamenta e chora a morte do colega narrador de futebol Salomão Viegas, companheiro de jornadas esportivas no Albertão (Estádio Governador Alberto Silva) e no antigo Lindolfo Monteiro. Salomão, quando jovem, foi o mais perfeito atleta de futebol de salão, onde com a bola no pé, praticava dribles como nenhum outro apareceu na história do futebol de salão de Teresina. Salomão foi o nosso Pelé do futebol de salão, nem Nonato Leite, outro craque de dribles estonteantes, e jogador do Piauizão vibrante, superou a genialidade de Salomão Viegas. Um craque, o nosso Pelé do futebol de salão. Nós que fazemos o portal jogoaberto.com, nos solidarizamos com a dor da nobre família do Salomão Viegas, uma figura impar do rádio piauiense e mais ímpar ainda no futebol de salão. À família, os pêsames dos que fazem o portal jogoaberto.com – Saudades, saudades, saudades…..(texto jornalista Tomaz Teixeira).
- – PARTIDOS NÃO RESPEITAM O POVO – Estamos vendo com tristeza, apresentação de candidatos a vereador, que até parece escolha para preencher, espaço nas chapas partidárias, pois pela presença e fala, claro que determinados candidatos não deveriam se apresentar nem como eleitor consciente, imaginem como candidato.
- – ALTO LÁ, VAMOS RESPEITAR O POVO – É preciso que os partidos sejam menos ridículos, e respeitem mais o povo. Promover candidaturas ridículas? Seria melhor ficar sem candidatos, afinal, o que vemos diariamente na televisão, figuras esquisitas como candidatos a vereador, reflete que o nível político de Teresina, realmente anda muito baixo. Rasteiro até demais!! UMA VERGONHA!!!
- – ELMANO SAI DO PODEMOS, SE FILIA AO PP E ADERE À CAMPANHA DOS TUCANOS – Caiu como uma bomba a presença do Senador Elmano Ferrer, ex-Presidente do Podemos no estado, vestindo a camisa do candidato Montezuma. Elmano, era, uma das esperanças da oposição para enfrentar o esquema dos ratucanos de Teresina. Mas, infelizmente, o nosso veim trabaiador, errou de caminho e está na mãos dos tucanos de Teresina. Que pena, os tucanos ganharam, mas, Elmano perdeu e muito.
- – JOÃO VICENTE CLAUDINO NÃO QUIS SEGUIR ELMANO – Bem fez JVC, que, sem Elmano, (parente e aliado) preferiu os braços do Capitão Fábio Abreu, embora JVC como o maior empresário do estado, como candidato, também seria uma grande esperança. Sem Elmano e JVC na disputa, Teresina perdeu duas grandes esperanças de mudanças, nas eleições de Teresina. CONVENHAMOS, FAZ PENA!!
- – DR. PESSOA É O MAIS POPULAR E LIDERA TODAS AS PESQUISAS, enquanto a esquerda, oposição, se divide, o médico do povo, Dr. Pessoa, continua com sua simplicidade encantando o povo da periferia de Teresina, com seu jeito simples de ser, medico humilde, competente como cirurgião geral, e, como professor da UFPI, político, como Vereador e Deputado, oito anos de mandatos, nada macula a sua carreira política, o que não deixa de ser uma referência de ética, moral e confiabilidade, para que o povo vote com a certeza, de que está escolhendo o melhor. Dr. Pessoa, é simples, de jeitão simples, simpático, agradável, humilde, preechendo todos os requisitos de um candidato que veio para ir para a cabeça da disputa. Dr. Pessoa registrou suas propostas em cartório, que podem ser vistas pela população. Dr. Pessoa é pé no chão, mas, de firmeza, caráter e retidão, como profissional de medicina e como político, já testado na Câmara Municipal de Teresina e como Deputado Estadual, agora pede o seu voto para a Prefeitura de Teresina. Agora você decide, o que é melhor para Teresina!!!!!
MELHORES TWEETERS DA SEMANA
JORNALISTA TOMAZ TEIXEIRA
- –
A L F I N E T A D A S
- – DITADURA ELEITORAL – Estamos vivendo no Brasil a maior ditadura eleitoral da história do país, impostas por resoluções do TSE. Tudo por culpa De um Congresso que não ocupa seu espaço e não votam uma Lei Democrática, nos livrando das resoluções do TSE, que mais inviabilizam as candidaturas do que facilitam o exercício da democracia no desenrolar de uma campanha.
- – No Brasil os candidatos não podem nada!!! Tudo é proibido, na Democracia Americana, não tem publicidade gratuita na TV, mas, o candidato pode gastar o tanto que ele quiser na TV e na grande imprensa, desde que possa pagar. Isso é que é democracia!!
- – No Brasil, infelizmente, a ditadura eleitoral do STF proíbe tudo, o candidato é engessado numa camisa de força eleitoral chamada de Camisa de Força Eleitoral do STF: você não pode nada!!
- – Agora, pergunta-se: que BOSTA de democracia é essa que os candidatos não podem nada, são jogados numa trilha como um trem nos trilhos e dali, não podem mais sair para lugar algum, seguir somente o trilho. Arrreeee!!! Ninguém é de ferro.
- – Por isso que o nobre e saudoso Dr. Enéas, médico que marcou na TV o tempo dele era tão curto que ele só dizia: MEU NOME É ENÉÉÉÉAAASSSS!!!!! KKKKK!!!!! ELE FOI GENIAL!!!
- – MEU NOME É TOMAAAAZZZZZ!! Vote: 19007!!!! Arre ÉÉÉÉGUAAAAA!!!!!
- – Que porra de Lei é essa, que engessa os candidatos que nada podem fora do trilho do TSE? Tudo culpa do Congresso corrupto com dinheiro na cueca de deputados e senadores, pois, só se preocupam em roubar, quando, deveriam votar e aprovar uma Lei, mais democrática e sem os abusos e inquisições do TSE.
- – Falou bonito!!!!!!
- – Vivemos no Brasil, a maior inquisição Eleitoral do MUNNNNNDDDDDOOOOO!!!!!!