PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ
(O Estado mais rico do NORDESTE)
A P R E S E N T A Ç Ã O
Não posso começar este livro, sem antes prestar uma homenagem àquele que foi o meu maior professor e que me ensinou a pensar, meditar e fixar a mente, sempre pensando grande e com otimismo. Para alcançar tal nível de visão, presenteou-me com dois livros: O Poder do Pensamento Positivo e O Poder do Otimismo, duas obras magníficas, do teólogo americano Norman Peale, com os quais comecei a aguçar a minha mente, pensar grande e ter mais visão do mundo empreendedor. Devo isso ao maior Governador do Piauí de todos os tempos, Engenheiro Alberto Tavares Silva, que, sem ele, não teria chegado aonde cheguei, deputado estadual por três legislaturas e Secretário de Estado. Alberto Silva, acordado, pensava sempre grande em benefício do desenvolvimento do Piauí, e, quando dormia, sonhava alto, sempre em desenvolver e aproveitar as riquezas naturais e extraordinárias do Piauí. Ele marcou na mente do povo do Piauí como nenhum outro político, com macro visão empreendedora que lhe era peculiar, sempre direcionada ao crescimento e desenvolvimento do seu estado. É com a força do pensamento positivo que com ele aprendi aguçar a mente, e, em pensando grande, alto, podermos deixar um legado à juventude do estado, mostrando a FORTALEZA de riquezas do Piauí, carecendo somente de cabeças pensantes de visão empreendedora e que tenham o sentimento de ajudar ao povo no campo social, especialmente na geração de emprego e renda, os dois principais polos de sustentabilidade de um povo desenvolvido. Daí, sempre em minhas obras literárias que agora somarão 7, falar sempre desse grande símbolo eterno do Piauí, Alberto Silva, o imortal da APL, Conselheiro da república, e maior Governador do Piauí de todos os tempos. Que Deus o tenha num bom lugar! Este livro será uma homenagem ao seu centenário comemorado em 10 de novembro de 2018, com o esforço de muitos foi tão bem homenageado à altura do seu grande nome, de sua história, que muito orgulha a família dos Tavares Silva, da invicta cidade de Parnaíba.
E, com toda essa vontade de deixar um legado importante para a juventude do Piauí, é que, diante da inércia que cerca com tristeza a falta de planejamento e de políticos nobres, competentes, de visão empreendedora e futurista, que decidimos partir para escrever o nosso 7º livro, direcionado mais uma vez, a despertar a classe nobre empresarial do estado, para competentemente, buscarem aliados e empreendedores, dentro e fora do país, para a exploração das riquezas naturais, do Piauí, como Rios perenes, terras nobres de cerrados, mais de 100 minérios, margens ricas e férteis nos Rios Parnaíba, Poti, Gurguéia, Piauí, Canindé, Marataoan e Longá, deles carentes de barragens submersas, para armazenamento das águas de inverno, período em que riachos e afluentes os abastecem formando maravilhoso caudal de nobre largura, (ex: Longá), clamando por barragens, para a fixação das águas, para o período de verão. Imaginem, tudo isso somados aos necessários e maravilhosos canais de irrigação quilométricos, gerando uma gigante geração de riqueza, empregos e renda. Mas, faltam os projetos e a vontade de fazer dos homens públicos que são guindados ao poder, de quatro em quatro anos, denominados de governadores.
Quando escrevi em 1994, o nosso quarto livro “ O PIAUÍ DO FUTURO”, e, em 2002 o “MUDA PIAUÍ – A Revolução do Desenvolvimento” os fiz preocupado com a falta de projetos direcionados ao aproveitamento dessas riquezas naturais, por falta de consultores de categoria internacional, para vender dentro e fora do país, as riquezas de que dispomos, para alavancar o nosso progresso, gerando riqueza, milhares e milhares de empregos, oferecendo ao mundo, a prospecção de nossos minérios e o aproveitamento de nossas riquezas naturais, como a Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, 7 Cidades, num complexo de projetos turísticos de integração, desde São Raimundo Nonato (Serra da Capivara), Museu do Homem Americano; 7 Cidades em Piracuruca e a riqueza do nosso majestoso Delta do Parnaíba com 77 ilhas maravilhosas de ricas flora e fauna, cercadas de dunas e às margens do Atlântico, único nas américas, e um dos três Deltas existentes no mundo, riqueza sem similar, um privilégio e dádiva de Deus, encontrado somente no Rio Nilo, no Egito e no Rio Mekong no Sudeste Asiático, entre os dois Vietnam. O Delta do Rio Parnaíba, é algo sem similar no país e na América Latina, com rica flora biológica e maravilhosa fauna, de fazer inveja aos nossos concorrentes que possuem polos turísticos estruturados, mas, sem a beleza natural do nosso pomposo e majestoso Delta do Rio Parnaíba.
Vamos discorrer sobre todas essas potencialidades, como as necessárias barragens ao longo do Rio Poti. Lembramos que, o CE que possui apenas 150 KM de Rio Poti, dentro do território cearense, mas, possui 16 barragens, a última, em fase de conclusão, próxima à fronteira do Ceará com o nosso rico Piauí. Lembramos ainda, que o Rio Poti, tem em solo piauiense, precisamente 360 km de extensão até desembocar noParnaíba no encontro das águas em Teresina, no bairro Poti Velho, e, estupidamente, não possuir em solo piauiense nenhuma barragem para
o aproveitamento de sua lâmina d’água, onde precisamos também, como já fizeram no vizinho estado do Ceará, de barragens diversas ao longo desses 360 km para segurar suas águas, para projetos majestosos de irrigação para a MEGA geração de emprego e renda. Também em seus rios e riachos afluentes, dentro do território piauiense, para aumentar a lâmina d’água do Poti, o tornando mais forte, pois o seu filete d’água, está definhando a cada ano, daí, a necessidade do complexo de barragens para alimentar e fortalecer a lâmina d’água, do berço, do “Cabeça de Cuia”, nobre lenda de nossa história.
Vamos discorrer e mostrar a necessidade de importantes e majestosos projetos, como o secular sonho do nosso Porto de Mar, agora pensado e projetado para o Vale do Timonha, em Cajueiro da Praia, que chegou a ser cedido à Multinacional, EXON, que chegou a ter a concessão portuária por 50 anos, cedida Pela Secretaria Nacional de Portos e chegou a fazer estudos bem avançados e, com a garantia inicial de US$ 1 bilhão de dólares, para dar início ao tão sonhado porto de mar, a ser denominado de COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO VALE DO TIMONHA. Entretanto, a EXON que chegou a estudar a profundidade do Vale do Timonha, colocando ali, navio laboratório, que fez todos os estudos e levantamentos técnicos, para a execução de tão majestosa e nobre obra, que, com certeza, no dia em que todos se unirem, pelo novo projeto de Porto de Mar, pois, o porto de Luiz Correia, por força do assoreamento provocado pelas correntes marítimas, está tecnicamente inviável de ser concluído, devido a pequena profundidade, não permitindo ancoragem de embarcações de grande calado. Assim, sendo, é no Vale do Timonha, o ponto ideal para possivelmente, pois, segundo informações não oficiais, esse navio laboratório que a EXON mandou fazer os estudos para a implantação do Porto do Vale do Timonha, conseguimos informações não oficiais, de que o porto teria, ou terá, caso venha a ser construído no Vale do Timonha, nos premiará com uma profundidade de 36.85 metros. Algo fantástico caso se confirme, pois, os dois portos mais profundos do mundo, são apenas dois: Roterdã na Holanda e Itaqui no Maranhão, ambos com 30 metros de profundidade (calado).
Essa apresentação é uma amostragem do quanto este livro será importante para o futuro do Piauí e de sua juventude, que merece uma classe política mais nobre, merecendo o mesmo remédio político buscado pelo Ceará, quando afastaram os políticos neófitos do poder central do estado, abominando a incompetência e buscaram na nobre classe empresarial do vizinho estado, os nomes certos para reger os destinos do estado vizinho, e, consequentemente, construir esse majestoso estado do Ceará, estruturado industrial, turística e na agricultura, com MEGA polos de desenvolvimento, servindo de modelo aos estados vizinhos do nordeste.
Acompanhe a leitura das páginas seguintes deste livro,
(que será lançado breve)criado redigido com carinho e amor ao nosso rico e majestoso Piauí, o mais rico estado do nordeste como gostava de enfatizar, o grande Governador Alberto Silva. Acreditem, e, ao final dessa leitura agradável, você, chegará facilmente à mesma conclusão que há muito cheguei e acredito.
Lembro, faço deste livro, a minha homenagem pessoal ao centenário do grande amigo Engº Alberto Tavares Silva, comemorado em 10 de novembro de 2018, com duas justas homenagens, àquele que foi o maior governador do Piauí de todos os tempos, promovidas duas Medalhas do seu centenário, uma pelo nobre Governador Wellington Dias, como a homenagem oficial do Governo do Estado e a segunda homenagem com a mesma Medalha Centenário de Alberto Silva, pelo Poder Legislativo do Estado, na figura do seu Presidente deputado Temístocles de Sampaio Pereira Filho, em duas solenidades distintas, na mais justa homenagem ao imortal da APL e que cravou na mente do povo piauiense como o maior governador do Piauí de todos os tempos. Um mito, um símbolo da política do Piauí, um nome que jamais será esquecido pela sua magnifica e pomposa obra administrativa bem desenvolvida de Luiz Correia a Cristalândia especialmente pela maior estrada asfaltada dentro do Piauí de Floriano a Corrente, mais de 900 km ligando o norte do estado ao extremo sul do Piauí.
Boa leitura. Tomaz Teixeira.
Jornalista e escritor