Teresina, perdeu no ultimo dia 31 do ano de 2020, o seu mais importante Babalorixá, Pai Adilton de IANSÃ, de apenas 55 anos, vítima de complicações do COVID/19.
Pai Adilton, não era apenas um ícone da espiritualidade, mas, um Pai de Santo de grande conceito interestadual, reconhecido nos dois maiores centros de umbanda do país, na Bahia e Rio de Janeiro. Sua casa de preces e orações, é indiscutivelmente, a mais bela e mais perfeita de todo o Piauí, podendo e devendo ser inserida, nos pontos turísticos mais admiráveis da cidade, pela beleza de sua arquitetura e zelo, onde brilham todos os Orixás.
Teresina, perdeu seu mais acreditado pai de santo, sempre frequentado por toda a sociedade em especial, por nossa bela e maravilhosa raça africana, que vestidos de branco, enriquecem as noites de trabalhos, naquele que é, o mais belo e mais brilhante centro de umbanda de Teresina.
Pai Adilton, como era conhecido, deixa uma lacuna incomensurável em nosso meio social e no reino da encanteria, onde além das noites dos trabalhos com a bela e rica encanteria, daquela nobre, magnífica e bela casa, de caridades, onde idosos e crianças, têm e continuarão a ter, essa nobre assistência social, principal feito e beneficio daqueles que a conduzem, com grandeza e solidariedade.
O espaço ILÊ OYÁ TADE, que, certamente, fará uma convenção festiva, para escolher e nomear o seu sucessor. Aquele nobre centro não vai parar, pois o espírito bondoso de Pai Adilton, lá estará sempre, para acolher a todos e para promover a paz de espírito daqueles que precisam de paz espiritual e de saúde. O centro ILÊ OYÁ TADE, estará sempre de portas abertas, para receber os filhos de Deus que nele confiam, como sempre o fez, nosso nobre Pai de Santo, Adilton Félix dos Santos, o querido e sempre bem reverenciado MÉDIUM DE NOSSA NOBRE TERESINA.
O SEPULTAMENTO triste de Adilton, aconteceu na manhã do dia 01 de janeiro, no Cemitério S. JOSÉ, no primeiro dia do ano, levando tristeza aos seus familiares e milhares de seguidores de sua tenda religiosa no campo da encanteria.
Teresina, perdeu, o seu mais valoroso ser humano do campo da encanteria, mas, com certeza, aqueles que sempre frequentaram o seu nobre e belo TEMPLO UMBANDÍSTICO de que se tem noticia em Teresina, capital do Piauí.