vermectina, hidroxicloroquina, remdesivir. Em meio à luta contra a pandemia, diversos medicamentos têm sido propagandeados como possíveis armas contra a covid-19. A DW checou o que se sabe sobre sua eficácia.A pandemia de Covid-19 tem desafiado pesquisadores do mundo inteiro na busca não só por uma vacina, mas também por medicamentos capazes de prevenir, minimizar ou até curar uma infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2.
A DW checou o que se sabe sobre a eficácia de alguns dos fármacos que vêm sido associados à covid-19:
Favipiravir (Avigan) – pode encurtar duração da covid-19
O antigripal japonês Avigan, com o ingrediente ativo Favilavir, já havia causado sensação na Ásia antes de virar notícia no restante do mundo. O medicamento é usado contra a gripe e supostamente atua contra vários vírus RNA. Em 2014, por exemplo, foi usado com sucesso contra o ebola, levando o governo japonês a enviar doses de Favilavir à Guiné como ajuda de emergência para combater a epidemia no país africano.
Estudos recentes apontam que o medicamento pode, de fato, encurtar a duração da covid-19. Os efeitos colaterais, no entanto, são muito fortes, e podem incluir choque anafilático ou pneumonia.
fonte:isto é