O Presidente Bolsonaro pode matar dois coelhos com uma só cajadada: Primeiro: Detonar no país, os juros cavalares denominados de agiotagem dos banqueiros, dando ao país o padrão de juros praticados no mundo moderno. O cheque especial faz dos bancos, cruéis agiotas, perversos e desumanos, destruindo a economia do país! Ora, nenhum país do mundo fora o Brasil, pratica juros tão cavalares e imorais, e por que não dizer: larápios e leoninos, ao bolso do cidadão brasileiro.
Presidente, mate dois coelhos com uma só cajadada. PRIMEIRO: Baixar os juros do cheque, movimenta melhor a economia, o detentor do cheque especial, pode na emergência, enquanto recebe o salário, lançar mão do cheque especial e cobrir fácil quando receber o seu ganho salarial mensal. Hoje, se ele usa o cheque, os juros cavalares detonam seu salário e consequentemente, destrói a economia da família. Ora, por que no mundo somente o Brasil tem essa complacência com banqueiros? Banqueiros, são gananciosos, não têm coração nem alma, se puder eles tomam tudo que possui a classe média, em especial o seu salário. SEGUNDO: no lugar da esmola emergencial, um cheque especial, aos ambulantes e feirantes, com juros normais e promocionais, mais baixos do que os praticados, no mercado internacional, com fundo assistencialista, tirando um percentual das loterias para atender a esse filão de brasileiros, que ao invés, do auxilio (esmola), o financiamento da compra e venda de seus produtos, coisa que eles sabem fazer e já têm a experiência do dia a dia. Dar ao pequeno empreendedor a oportunidade de expandir o seu negócio, com um fundo gerado das loterias, para atender a esse mercado de brasileiros desempregados, mas, com o dinheiro na mão, saberá se manter como já o faz em condições normais, no seu dia a dia!
A esmola denigre, humilha!! O financiamento, levanta o ânimo do cidadão de condições pobres, mas, com a ajuda do financiamento, ele saberá como sobreviver ao seu estilo, na cidade grande.
Por isso Presidente, o Brasil e o seu novo Governo já passou do tempo de acabar com esse cheque especial que detona o cidadão e transforma os banqueiros, nos mais cruéis e perversos agiotas oficiais do país, e o pior com o apoio do Governo. Chega, basta, o povo não aguenta mais, essa é a principal dívida do Ministro Paulo Guedes, para com a família brasileira. Cacete nesses juros cavalares do cheque especial, e, uma linha de crédito especial, com juros baixos incentivadores aos ambulantes e desempregados, para uma assistência social com mais dignidade, no lugar da esmola claro, que denigre e humilha o cidadão e sua família.
É só lembrar do banqueiro indiano que resgatou milhares de mulheres da miséria, com financiamentos semanais para micro empreendimentos e as mulheres voltavam, pagavam e pegavam mais dinheiro. Esse é o melhor caminho, bem melhor do que a esmola,
é o incentivo ao seu pequeno negócio, o que eles já fazem na 25 de março e outras ruas do país. Com certeza é melhor do que a esmola chamada de auxilio emergencial.
POR ISSO INSISTIMOS: O PAÍS GRITA, CLAMA, POR DUASREFORMAS, JÁ NECESSÁRIAS HÁ MUITO TEMPO: A REFORMA TRIBUTÁRIA PRIORTARIAMENTE, E, PARALELA E URGENTE, A REFORMA POLÍTICA. É O PAIS MAIS LEONINO NAS FINANÇAS FISCAIS E A MAIS MEDÍOCRE DEMOCRACIA COM MAIS DE 40 PARTIDOS POLÍTICOS. PARECE COISA DE FILISTEUS!!
É o nosso implacável recado de hoje, doa a quem doer!!!
P A N C A D A P I A U Í
- – MEU DEUS QUE IMPRENSA É ESSA?– Durante a semana que termina hoje, vimos com tristeza a “chamada grande imprensa” televisiva de Teresina, em todos os canais e
programas do meio dia, debaterem diariamente, a sucessão do Governador Wellington Dias, com conjecturas diversas, num trabalho estéril desnecessário, quando, ao invés de darem início à sucessão estadual, deveriam cobrar dos políticos, Governador, Prefeitos e parlamentares estaduais e federais, ações concretas de preocupação com o atraso em que está atolado, o estado do Piauí, o mais paupérrimo no campo industrial e no social, sem a capacidade de geração de empregos, para aglutinar nossos jovens formandos, sem esperanças de coisa nenhuma, por ser Teresina, a mais pobre capital do nordeste, por falta de grandes indústrias, e por falta de planejamento de resultados, no aproveitamento das riquezas das margens do Parnaíba e do Poti, com aporte de recursos garantidos na CODEVASF, como sabem bem aproveitar outros estados do nordeste.Melhor do que discutir sucessão estadual dois anos antes das eleições, para Governador, é discutir o Piauí sem indústrias, sem irrigação, sem turismo pujante, sem estrutura de GRANDES RESORTS, coisa nenhuma no campo da geração de empregos e renda. Chega de politicalha chula gente, o momento é de cobrar dos nossos governantes ações direcionadas ao desenvolvimento visando a geração de emprego e renda, direcionados EM ESPECIAL, à nossa JUVENTUDE desesperançada de um futuro promissor. Cobrar dos políticos um Porto Seco para Teresina, para a região da grande Picos, e para dois pontos do sul do Estado, de preferencia Bom Jesus e Floriano, como prova de estrutura fiscal, como acontece em todas capitais do interior do país como Goiânia, Belo Horizonte e todas as cidades da grande Belo Horizonte, todas têm, possuem, seus portos secos. E Teresina, sinceramente, uma VERGONHA!! E A IMPRENSA BRINCANDO DE ESCOLHER CANDIDATOS A GOVERNADOR PODE?? Dois anos antes da eleição?Paciência ó Deus, faz pena!! Daí, cobrarmos da chamada grande imprensa, em especial a televisiva, uma linha editorial, mais direcionada a cobrar mais dos políticos, ações voltadas para o desenvolvimento, do mais atrasado estado do nordeste!
- – ESTÁ NA HORA DO PIAUÍ ACORDAR PARA O APROVEITAMENTO MELHOR DA CODEVASF PARA OS RIOS PARNAÍBA E POTI, claro, observem, o Ceará, em pouco tempo de canal do São Francisco, vai bater o Piauí na produção de horti- frutigranjeiros, para atender ao mais exigente mercado de exportação, dentro e fora do país. Enquanto isso, no Piauí, há mais de 30 anos, Alberto Silva e o Presidente Sarney deram ao sul e ao norte do estado, dois
projetos pilotos, Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, como modelos aos municípios do sul e do norte respectivamente, para, aproveitando o Rio Parnaíba, transformar o Piauí, com
o mesmo padrão de celeiros produtivos irrigados como têm os estados banhados pelo Rio São Francisco. Afinal, que tipos de políticos são esses que nos representam em Brasília? Salve Mão Santa, que competentemente, buscou dos Presidentes, Temer e agora Bolsonaro, a garantia de recursos para transformar Parnaíba através dos tabuleiros litorâneos, num belo exemplo a ser seguido por outros municípios. Parnaíba, vai já exportar frutos para dentro e para fora do país, anotem! Guadalupe, já exporta bananas e mangas dos Platôs de Guadalupe. Afinal, o que estão esperando para não seguir o exemplo desses dois municípios? ACORDA PIAUÍ, CHEGA DE ATRASO!!! E a GRANDE IMPRENSA DE PROMOVER POLITICALHA ESTÉRIL QUE NÃO NOS LEVARÁ A NADA!!
- – ALGUEM CONHECE ALGUM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE NOSSOS PRETENSOS CANDIDATOS A GOVERNADOR?– Essa pergunta vai para todos. Aliás, tem representante federal do Piauí que está em Brasília ostentando mandatos sucessivos, mas, se procurarmos um grande feito dele no interior, no campo da irrigação, do turismo, do agronegócio, não existem, pois só apostam nochamado lobby fácil com asfalto, calçamento e outras obras que não trazem retorno de coisa nenhuma. O Piauí é o estado mais rico do nordeste, em minérios, rios perenes e subsolo com rico lençol freático, mas, vergonhosamente, nossos representantes federais não se unem para gerar outros polos de irrigação como os Platôs de Guadalupe e Tabuleiros litorâneos, uma obra do Presidente Sarney e do Governador Alberto Silva, quando, como Líder do Governo Alberto Silva e do Deputado Joao Bosco (Timon-ma) com um discurso meu no plenário da Assembléia Legislativa do Maranhão e depois João Bosco, aqui na Assembléia Legislativa do Piauí, conseguimos do Presidente Sarney, que olhasse para o Rio Parnaíba, quando assim, nasceram os dois projetos únicos de irrigação do Piauí, os Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe, servindo de protótipos ao sul do Estado e ao norte, no litoral, mas, infelizmente depois de mais de 35 anos, nada proliferou, devido a pequenez de nossos políticos, que ficam em Brasília em bons restaurantes e pouco trazem para o desenvolvimento estruturante do nosso estado. Nenhum tem um grande projeto para o Piauí, mas, todos têm projetos pessoais, querem além de ser deputado federal, Senador, Ministro de Estado, e sonham em ser Governador, pra quê mesmo? Sem projetos, sem propostas nenhuma, ora, primeiro as propostas em beneficio do povo e do estado, e depois, aí sim, se lançar candidato a Governador. Agora querer ser Governador por querer ser, pelo Poder, simplesmente, nan, nam, nam, basta chega, o povo do Piauí precisa aprender a votar, não jogando fora o seu voto, em pessoas que nada têm a oferecer ao desenvolvimento do estado, e, em especial, à sua juventude, já esmaecida sabendo que vai se formar e vai ter que ir embora, pois os melhores empregos são das famílias dos políticos e o povo, em especial a juventude, Ó!!
Acorda Piauí, mudem seus representantes federais, onde apenas 2 ou 3 merecem está em Brasília, os demais não passam de turistas políticos oficiais, pois, sequer, sobem na Tribuna para fazer um discurso. UMA VERGONHA!!! Salve Freitas Neto, que deu ao Piauí a inclusão do Rio Parnaíba, na CODEVASF, com projeto de Lei de sua autoria e ao Senador Hugo Napoleão, autor do projeto Grande Teresina, que tem recursos garantidos no OGU, para desenvolver o Projeto que aglutina Teresina, Timon no MA, e mais 14 outros municípios, com mega projetos de irrigação, vergonhosamente, nunca implantado, uma vergonha. Ambos já com mais de 30 anos. Onde estão nossos representantes federais? Convenhamos, que DECEPÇÃO!! Uma VERGONHA!!!!
T R I B U N A L I V R E
- PESSOA E A IGREJA CATÓLICA- O novo Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, não embarcou nessa de não atender ao Pe. Tony Batista, em relação aos convênios existentes entre a ASA – AÇÃO SOCIAL ARQUIDIOCESANA claro, as igrejas precisam e ajudam ao município a atender aos carentes de diversas regiões da cidade, numa clara e indiscutível assistência social reconhecida.
- SÁBIA DECISÃO DO NOVO PREFEITO DE TERESINA– Claro, não só para com a igreja católica, mas, para com outras religiões, afinal, todos são cristãos e as igrejas, católicas e evangélicas, têm sim, seus projetos sociais de grande valia e repercussão no atendimento aos mais necessitados das periferias pobres de Teresina e de outras regiões dentro da Grande Teresina. Não se deve brigar, com Igreja, Polícia e Justiça, o preço pode sair muito alto!!
- PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Por que o ex-prefeito Firmino Batoré, espatifou mais de $28 milhões como divulgou a relação comprobatória, o Secretário de Finanças Robert Rios, e por que não quitou as parcelas da Arquidiocese de Teresina? E a imprensa ainda com saudade do Firmino, aquela que mamava solta, mostra as fotos do Prefeito e da Primeira dama em festa com o Pe. Tony, como se respeitassem o Vigário Geral.
- -ESPATIFARAM 28 MILHÕES E NÃO PAGARAM A ASA DO PE. TONY?– Pagar 28 milhões espatifando dinheiro na mais vil sacanagem com dinheiro público e não pagar a ASA dirigida pelo Pe. Tony Batista, foi um desrespeito ou vingança do Batoré por que perdeu quase em todos os bairros? E o que a Igreja católica tem a ver com isso? Te cuida Batoré, o Prefeito Pessoa, mandou pagar os atrasados agora você perdeu o trono e a simpatia da Igreja Católica. Como diria a Ritinha da novela: Lasquei-me!!! Né Firmino!!!
- APLAUSOS AOS SENADORES ELMANO E CIRO NOGUEIRA QUE ESTAO ABRINDO PORTAS EM BRASILIA –O senador Elmano Ferrer informando da liberação de recursos para mais uma ponte sobre o Rio Parnaíba, tão logo o Ministro Tarcísio de Freitas, inaugure a mega Ponde Estaiada que liga Santa Filomena no sul do Piauí ao Maranhão.
- VEJAM ESSE COMUNICADO DO SENADOR ELMANO, ESSE SIM, VEM TRABALHANDO, E LONGE DO CADÁVER POLITICO DO LULA – VEJAM:Mais uma grandiosa obra de mobilidade urbana para Teresina: o Rebaixamento da Avenida João XXIII. O atual balão vai deixar de existir e quem entrar e sair de Teresina, pela BR-343/PI- sentido Altos, vai passar por baixo da Ladeira do Uruguai. Enquanto o fluxo da Avenida Zequinha Freire, sentido Novafapi, seguirá por cima. É mais uma obra do Contorno Rodoviário de Teresina, em parceria com o Governo Bolsonaro, Ministério da Infraestrutura e DNIT. #senadorElmanoFerrer #senadordasGrandesObras
MELHORES TWEETER DA SEMANA DO JORNALISTA Tomaz Teixeira:
A L F I N E T A D A S
HOJE TEM OMBUDSMAN
- -Se alguém tiver algum projeto consistente de desenvolvimento de algum pretenso candidato a Governador do Piauí, que eles mandem para o portal jogoaberto.com, que publicaremos de graça.
- – O que tem de viúvas do Firmino que mamavam gordas faturas na PMT e agora, estão sem o peitão oficial é uma loucura. Oi!
- – Certos jornalistas precisam deixar de ser serviçais de políticos, fazer jornalismo isento de paixão e sem andar de pires na mão pedindo fatura gorda para dividir com os chefões de plantão! E agora? Perdeu o peitão? hein!! Agora vai mamar aonde? Vamos ajudar, vai MAMAR agora, na porca que comeu o KLEBÃO!!!kkkkkkkkkkk!!!
- – DISCUTIR ELEIÇÕES DE GOVERNADOR AGORA? Convenhamos, é muita falta de noticia ou de pauta séria, em defesa do atraso em que vivemos no Piauí. A nossa imprensa mais bajula do que informa.
- – Está ridículo essas conjecturas diárias na chamada “grande imprensa”, que infelizmente, sem poder criticar o que existe de errado no Estado, sem nenhum grande Projeto de Desenvolvimento, faz jornalismo de bajulação política. Uma vergonha!!
- – Parem com isso!! Cobrem investimentos e grandes projetos direcionados ao desenvolvimento, progresso, como novo Distrito Industrial, nas margens da ferrovia, The/Fortaleza/S.Luiz, na altura do povoado Taboca do Pau Ferrado. Isso sim, é preciso!
- – PORTO SECO JÁ, vergonhosamente, o Piauí não possui nenhum Porto Seco, nem na Capital, nem na região da grande Picos, embora exporte e muito, caju e castanha; nos cerrados de onde sai a nossa Soja; e no litoral de onde saem nossos pescados e mariscos. UMA VERGONHA, e a Grande Imprensa, brincando de eleições para Governador 2 anos antes, das eleições. Pode?? E o pior é que pode!!
- – DESCULPEM, MAS, O OMBUDSMAN DE HOJE, ERA PRECISO!!!
LIVROS PUBLICADOS PELO JORNALISTA e ESCRITOR TOMAZ TEIXEIRA
VEM AÍ UM NOVO LIVRO: N°07