Desde o momento das duras e impensadas declarações do Dep. Daniel Silveira ao Supremo Tribunal Federal, que o tempo fechou em Brasília. As opiniões se divergem, afinal, quem está com a razão?
O parlamentar é protegido pela Constituição que lhe assegura o direito de esbravejar, falar, opinar e votar como lhe aprouver, se não vejamos:
- Art. 53 – Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por qualquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação da EC 35/2001). Súmula – A imunidade parlamentar não se estende ao corréu sem essa prerrogativa. (Súmula 245) E por aí vai!!
Claro, que o Deputado Daniel foi virulento e acirrou o instinto ditatorial. Entretanto, até ser preso em flagrante, quando não foi flagrante, como está mais do que lógico, mas, aconteceu, como sempre, partindo do Ministro Morais e às vezes como também age, o nobre Ministro Lewandowisk, quando, atende a tudo que são requerimentos que lhes são solicitados, encaminhados, por parlamentares de esquerda, que sempre desejam afrontar a figura do Presidente da República e instituições outras. Como seus requerimentos não passam no Plenário da Câmara, eles de esquerda, os encaminham ao Ministro Lewandowisck, que decide, monocraticamente, quando, deveria submeter ao plenário do STF, canetada de forma, repito, monocrática, acalentando ao desejo do parlamentar radical de esquerda.
Voltando ao fato já consumado, primeiro pelo destempero do deputado Daniel, e depois, pela virulenta decisão do Ministro Morais, mais uma vez, agressivo e atrabiliário como tem sido. Sabe-se, e é, público e notório, que o nobre Ministro abre inquéritos, indicia e ele mesmo julga e condena! Lembra muito bem o estilo de Lampião no sertão do nordeste. Será reencarnação?
Há muito o Portal jogoaberto.com, vem alertando a Sociedade, que o país tem vivido momentos extremecedores entre o STF e o Palácio do Planalto, a ponto de radicais seguidores do Presidente, de forma atrevida, cercar o edifício sede do STF à noite e cobrir o edifício sede de nossa Corte Maior de Justiça, com verdadeiro foguetório, claro uma afronta desnecessária.
Esses fatos, que partem de alguns dos Ministros do STF, não são todos, mas, em especial os nobres, Lewandowisck e Morais, causando preocupação pelo sério risco de crise institucional. Finalmente, ontem, aconteceu.
Aproveito a oportunidade, para falar e ao mesmo tempo perguntar, quem foi mais virulento, e até, digo irresponsável: o Deputado, ou o vídeo que o país inteiro conhece, do então advogado Alexandre Morais, contra o STF (procure agora nas redes sociais e vejam a dimensão das loucuras) pronunciadas pelo hoje, nobre Ministro Morais, mas, na época, dessa gravação que campeia pela internet, como se comportou, o irresponsável e agressivo advogado Alexandre Morais. Aí convenhamos, o então advogado Morais, foi voraz, irresponsável, audacioso, quando, sem prerrogativa nenhuma para tal e sem direito a fórum especial, ou regalias como lhes asseguram a CF aos parlamentares, quando Morais, aconselha até atirar e matar ministros do STF pelas costas. E ainda os xinga de Filhos da Puta! Pela qualidade do vídeo e não temos ainda nenhum desmentido do nobre Ministro, pois também, o publicaríamos em nosso portal, o que o induziria, a nunca ter aceito ser Ministro do STF pelas loucuras pronunciadas, ou de forma verborreico, vomitadas por ele, quando ainda advogado. Uma verdadeira diarreia verbal, raivosa e de cunho virulento. Hoje, quis o destino, que ele esteja na cadeira de um dos Ministros, que ele naquele momento, assim os desejava, a morte com disparos pelas costas. O país inteiro deve sim, conhecer essa gravação. (busquem nas redes sociais).
Entretanto, como jornalista maduro, e que há muito vem pregando, uma conciliação no trato, entre família, membros da equipe de Governo do Presidente Bolsonaro e a alta cúpula do Supremo, afinal, os desentendimentos há muito vêm gerando risco de uma séria crise institucional.
Prender o deputado foi um erro. O caminho a seguir, teria sido a Côrte, pedir uma punição ao Deputado pela Mesa da Câmara Federal, pela crise institucional gerada, pela sua raivosa, ira verbal, desnecessária e inoportuna. Agora, Prender, alegando flagrante? Que flagrante? Vejam o que diz o jurista Pardal de Castro de Floriano/PI: UMA ABERRAÇÃO JURÍDICA, VEJAM diz Pardal de Castro: “ Para prender inventou a bola quadrada! Expediu um Mandado de prisão em flagrante”. Se é flagrante, não há mandado. Se há mandado, não é flagrante!! Exarou a quadratura do circulo!” Concluiu o professor de Floriano/Pi.
E o pior, a crise levou ao instinto de corporativismo, quando todos os Ministros do STF incorreram, no mesmo absurdo produzido pelo nobre Ministro Alexandre Morais.
Parcimônia gente. É preciso que os três Poderes da nossa República, passem para a opinião pública, comportamentos de grandeza, maturidade política e confiabilidade democrática entre os Poderes, que regem os destinos de nossa Nação. Isso há muito que vínhamos advertindo que estava prestes a acontecer, e, infelizmente, aconteceu.
Como irão se comportar a maioria dos colegas do Deputado na Câmara, a favor de sua prisão ou contrariar a decisão equivocada do nobre Ministro Morais?
Agora, é esperar a resposta do tempo, que acredita-se, seja a próxima semana.
É a nossa dura e implacável opinião de hoje, doa a quem doer.
E.T. Ou as instituições buscam um entendimento democrático de boa convivência, ou as interferências do STF nas ações do Executivo e do legislativo, obviamente, que chegarão num acirramento maior, o que não será nunca salutar para a nossa conturbada e frágil democracia. Por isso REFORMA POLÍTICA E PARTIDÁRIA JÁ!!!
OBS. Colocamos o portal jogoaberto.com, à disposição do STF para esclarecimentos que por ventura sejam necessários. Assim, fazendo jornalismo sério e sem sofisma.
P A N C A D A P I A U Í
- UMA RECOMENDAÇÃO AOS SRS. DONOS DE LINHAS DE ÔNIBUS OU MAIS DIRETO: AO SETUT, São Paulo possui os trechos mais distantes de linhas de ônibus e pelo valor das passagens e a distância de cada trecho bairros centro, todas são mais em conta do que o valor cobrado em Teresina. Entretanto, para que isso seja possível, a Prefeitura de SP e empresários, adquiriram ônibus BRTs (foto ao lado) que são gigantes e cada um desses ônibus BRT levam 3 vezes mais passageiros do que um desses superados ônibus ainda usados em Teresina, dificultando que se tenha uma planilha de custos mais tolerável ao bolso do povo. Ora, um BRT leva 3 vezes mais passageiros do que o ônibus tupiniquim, superados e infelizmente ainda utilizados em Teresina, adquiridos a maioria fora onde implantam os BRTs e vendem para o nordeste esses ônibus já superados, para o custo da planilha em benefício do povo. Vendam 3 ônibus pequenos desses e comprem um BRT!! Essa é a saída. O ônibus que levaria 40 passageiros sentados e em pé, no BRT levará 120, podendo flexibilizar e muito na passagem. Daí o nosso conselho: O prefeito Pessoa deve pedir ao Presidente Bolsonaro uma linha de crédito especial do BNDES com juros baixos incentivadores, para que empresários adquiram cada um 3 BRTs para começar para cada linha, aí a solução atenderá a todos, aos passageiros com uma passagem mais em conta, e os empresários que ganharão muito mais, com o mesmo óleo diesel que transporta 40 passageiros, levará 120 e a passagem pode até cair para 50% do valor cobrado hoje em Teresina. Cabeça, inteligência e perspicácia e não essa ganância do SETUT ao bolso do pobre povo da periferia de Teresina. É a nossa aula de hoje!!
- AS GRANDES OBRAS QUE ELMANO VEM TRAZENDO PARA O PIAUÍ, claro, por isso orientamos na nossa linha editorial, de que políticos de estados do nordeste, não podem fazer oposição ao Presidente, pois perdem a oportunidade de grandes investimentos. Esse exemplo pode ser mostrado pelas ações de progresso e desenvolvimento que o Senador Elmano Ferrer, trás ao Piauí, com pontes, elevados, duplicação de rodovias,(Teresina/Demerval Lobão, e, quem sabe, para breve, Teresina/Altos, aí será uma grande jogada); rebaixamento de avenidas para escoamento do tráfego, como acaba de anunciar para a Ladeira do Uruguai, numa clara, prova, de que, sua ida para o lado de Bolsonaro, vai ser de grande valia e importância para os pleitos do Piauí. E anotem, não duvidem se Elmano conseguir o porto de mar do Piauí para o Vale do Timonha em Cajeiro da Praia. Arrocha veim trabaiador!!! Vejam agora o video do Senador Elmano, anunciando, a duplicação da rodovia BR 316 entre Teresina e Demerval Lobão, já em andamento. APLAUSOS!!!!!
- – UM RECADO AO DR. PESSOA: Enquanto se arruma a casa, deixada com o tacho raspado pelo Prefeito Batoré, comece as ações, além das sociais em andamento, com relação ao centro de Teresina. Sente com a Fé Comércio, discuta o novo centro de Teresina, com estacionamentos em todas as ruas do centro na diagonal esquerda, cancelas de entradas e saídas, na Davi Caldas, na Areolino de Abreu e nas ruas, Rui Barbosa e na Paissandu, sempre obedecendo a mão e contra mão de cada rua, como está, apenas invertendo as cancelas na entrada e na saída de cada mão, cobrando R$4,00 por quatro horas como nos Shoppings e R$1,00 Real, há mais, por cada meia hora depois das 4 horas. Vai acabar com a especulação imoral dos estacionamentos do centro que estão explorando a população cobrando até $6 reais a hora. Um absurdo!! Com o faturamento do estacionamento na diagonal esquerda das ruas do centro, sempre deixando o lado direito livre, o faturamento diário vai garantir recursos para a transformação do centro no GRANDE E MEGA SHOPPING CENTER TERESINA. Acorde Pessoa, a hora é essa, e já. Busque apoio da FÉ COMERCIO E DO CDL – CLUBE DOS DIRETORES LOJISTAS. Vai ser um sucesso. Comercio abrindo às 9:00 da manhã e fechando às 9:00 da noite. De saída duplicando o número de empregos no centro com duas turmas: de 9:00 da manhã às 15:00 e das 15:00 às 21:00 horas. Com: ruas das flores, playground para crianças e a Rio Branco uma Mega Praça de alimentação! ARRAZOU!!!
T R I B U N A LIVRE
- – EMENDAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CANAIS DE IRRIGAÇÃO EM TERESINA – Isso sim, a grande imprensa de Teresina, precisa cobrar da bancada federal do Piauí em Brasília, a soma das emendas em benefícios de grandes obras estruturantes. Imaginemos a soma de emendas para o primeiro grande canal de irrigação de Teresina. Geraria uma MEGA área irrigada com 4 safras por ano, com emprego e renda para milhares de produtores. Isso sim, é aproveitar as emendas em polos de desenvolvimento.
- – DEFINIÇÃO DE CAMPOS IRRIGADOS, NOS POVOADOS DISTANTES DOS RIOS, COM POÇOS TUBULARES, RESERVATÓRIO DÁGUA E IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO– São muitas as regiões da grande Teresina, que exige esse modelo de irrigação, para ajudar no progresso de grandes cooperativas agrícolas, com quatro safras ano, de fruticultura fácil de vencer, como melancia, melão, maracujá, morango, e tantas outras culturas.
- – Há muito que Teresina clama por isso com MEGA cooperativas, regionais em cada ponto dos povoados da grande Teresina. Organizar a agricultura da capital, é preciso!! Uma questão prioritária, pois a agricultura de fruticultura gera riqueza a partir de 3 ou 4 meses com 3 ou 4 safras ano.
- – EQUIPE DE PENSADORES: O Dr. Pessoa precisa formar uma equipe de técnicos de alta qualidade, para pensar a nova agricultura da Grande Teresina: cito dois nomes para começar: agrônomos: Ivan Dias e Bernardo Pinto. Esses sim, experientes e competentes, professores e divinos mestres!!
- – A CAPITAL TERESINA, PRECISA PARAR COM O ÊXODO DOS TERESINENSE PARA OUTRAS CAPITAIS EM BUSCA DE TRABALHO – Quando se viaja para outras capitais, e, encontramos piauienses em outras capitais do nordeste e no sul do país, eles dizem: “vim embora, não tinha como continuar em Teresina sem emprego.” Que tristeza. Isso só acaba, quando tivermos organização cooperativista e irrigação em larga escala em Teresina, gerando a chamada agroindústria inteligente, com geração de emprego e renda.
- – ENTRE TERESINA E UNIÃO; TERESINA/NAZÁRIA PELO PARNAÍBA E COM DEMERVAL LOBÃO E PRATA, NAS MARGENS DO POTI, daria para se construir MEGA canais de irrigação, para a geração de milhares de empregos, mas, isso, só se faz, com projetos bem delineados, sem risco de não dá certo. Competência, gente, competência. Mas…. o que fazer!!
MELHORES TWEETERs DA SEMANA DO JORNALISTA TOMAZ TEIXEIRA, VEJAM:
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362945967041953794?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362840541839376387?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362732648695742466?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362723074316136448?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362533944256831490?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362450716158230530?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362242583343284224?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1362088930900852738?s=20
A L F I N E T A D A S
OMBUDSMAN
- – Pergunta que não quer calar: por que a nossa chamada “grande imprensa” não discute o progresso do Piauí e perde tempo com picuinhas políticas diárias?
- – Será que medíocre, são os Telespectadores, ou quem faz esse tipo de imprensa que nada constrói?
- – Até quando vamos PERDER TANTO TEMPO com essa politicalha diária, que termina virando discussão de sexo de anjo, quando, tirar o Piauí do buraco, é a melhor pauta, tirando Teresina, do atraso crônico em que se encontra!
- – A crítica construtiva em cima desse atraso crônico de Teresina, a mais pobre de indústria das capitais do nordeste, exige, da chamada grande imprensa, que entrevistemos, técnicos dos setores diversos, para induzir os políticos a mudarem de estilo, tão medíocre!
- – Uma imprensa bem orientada, dirigida, pode mudar os destinos de um povo, com exemplos, modelos e abrindo os horizontes, para o futuro, naturalmente com propostas de progresso e de desenvolvimento. Mas, quem sabe fazer? Esse nível que aí está posto, em nossos canais de televisão? Convenhamos, faz pena!!
- – Teresina, capital do Piauí, infelizmente, nada tem para que seja elogiado como criatividade inteligente, pois se não temos grandes industrias, a implantação do GRANDE TERESINA, é devido nossa imprensa só fazer politicalha, bajular e não fazer críticas construtivas, exigindo dos políticos, que tenham mais competência, na busca por consultorias, que nos tire do buraco em que vivemos, consequentemente, nos tirando da miséria, sem esperanças nenhuma de dias melhores. É MENTIRA? Acordem colegas, imprensa é coisa bem mais séria, do que se vem fazendo em Teresina. A bajulação não nos levará a lugar algum. A crítica construtiva sim. Essa ajuda e muito. EEENNTTTEEENNNDDDEEERRRAAAMM!!
VEM AÍ O NOVO LIVRO , PRÓXIMO LANÇAMENTO DO JORNALISTA E ESCRITOR TOMAZ TEIXEIRA. AGUARDEM !!! BREVE !!
LIVROS PUBLICADOS PELO JORNALISTA e ESCRITOR TOMAZ TEIXEIRA