No nosso 7º livro quase saindo para o prelo (impressão), sob o título: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO PIAUÍ, trazemos um festival de ricas e nobres propostas, visando o progresso e o desenvolvimento, em especial, do nordeste, com a força dos Rios São Francisco e Parnaíba, que fazem parte do cronograma de Planejamento de resultados, Federal, da CODEVASF, (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), com MEGA aporte de recursos no OGU – Orçamento Geral da União – para o desenvolvimento sustentável, através de gigantes canais de irrigação, como acontece a partir do norte de Minas Gerais, (onde nasce o Rio S. Francisco) até o Pernambuco, passando pela BA, SE e AL, agora, graças, ao Canal do São Francisco, finalmente, inaugurado pelo Presidente Jair Bolsonaro, chegando ao CE, RGN e PB. Algo inusitado em termos de desenvolvimento pro semiárido, no sertão nordestino.
Mas, agora, vamos fazer uma proposta para os Rios Parnaíba e Poti, que juntos somam 1.600km de Rio Parnaíba, mais, 360 km de Rio Poti, X 2 margens, esquerda e direita = 720 km de margens gerando a MEGA soma de 1.600 + 720 = 2.320 km, de margens de Rios, é ou não é, algo FANTÁSTICO?
Já que não temos agricultura com determinação, como têm os cearenses, que, em apenas 160km de Rio Poti, possuem 16 grandes barragens, gerando lagos para agriculturas diversas.
Agora pasmem: enquanto o Ceará, para cada 10km de Rio Poti tem uma barragem, que somam 16, o Piauí, em 360km de Rio Poti, a única barragem que tem, é o Rio Parnaíba, que por ser mais caudaloso, barra a força do Poti, no encontro das águas em Teresina, no bairro Poti Velho, na zona norte da Capital piauiense. Convenhamos um descaso vergonhoso. Lembro que o projeto da Barragem de Castelo, um sonho deixado por Alberto Silva, tinha R$ 360.000.000,00 milhões, para a sua construção, mas, vergonhosamente, uma construtora poderosa e com muita força dentro do TJ Piauí, embargou a concorrência, e, estupidamente, há vários anos dorme num gabinete qualquer do TJ Piauí, num descaso IRRESPONSÁVEL, seja de quem o for, escondem esse processo, sem decidir, pela licitação, ou anular, para que façam outra licitação, se é que realmente houve desonestidade, isso, há mais de 4 anos. É, ou não é, uma vergonha? Quem é que está sentado em cima dessa concorrência? Com certeza, alguém muito poderoso como certos Ministros do STF, que há muito querem governar o Brasil, sempre batendo de frente com o Presidente Bolsonaro. Essa informação, a trouxe, para mostrar o quanto os homens públicos do Piauí, trabalham, mais, contra o estado, do que a favor do desenvolvimento em benefício do sofrido povo do Piauí.
AGORA, LA VAI TINTA:
Diante da falta de projetos consistentes de desenvolvimento, (CANAIS DE IRRIGAÇÃO), decidimos, estudar a força do BAMBU (para outros nordestinos, TABOCA), como uma cultura que independe de que seja cultivada, tratada, necessitando apenas que seja plantada nas margens dos Rios, para gerar uma MEGA área de produção, de celulose, para culturas diversas, sem precisar da mão preguiçosa, humana, de certos tipos de agricultores, que nada plantam e que nada produzem, nas margens desses dois gigantes rios, vergonhosamente, abandonados de forma irresponsável e desumana, enquanto o povo passa fome e sem mercado de trabalho. Acreditamos, que por falta de planejamento de RESULTADOS, de nossos governantes.
Lembro, que o nosso rico Rio Parnaíba, ao longo de seus 1.600 km de extensão, tem apenas 2 canais de irrigação, projetos ainda do Presidente Sarney e do governador Alberto Silva, e nada mais. É ou não é, uma vergonha? Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba.
Mas, o objetivo dessa matéria, é para difundir a riqueza e a grandeza do BAMBU, uma cultura nobre que basta plantar em 2 ou três metros da margem dos Rios Parnaíba e Poti, umaÁRVORE, a cada 5 metros, para, gerar, uma MEGA PRODUÇÃO, em poucos anos, sem precisar fazer replantio em tempo nenhum, pois, ela vai sempre se multiplicando e formando grandes copas de riqueza e de desenvolvimento, um BAMBUZAL GIGANTE, sem precisar de adubo, e sequer limpar,deixa, que o rio vai levando suas palhas secas
consequentemente, gerando gigante mercado de riqueza, empregos e renda.
Na China, eles constroem edifícios com estruturas de bambu para a proteção e segurança dos operários, vejam, e, as belas mansões, com bambu, e é pro resto da vida, pois a madeira não dá praga, nenhuma. Vejam as imagens!!
Um outro grande filão de riqueza proporcionado pelo rico Bambu, são as diversidades de terraços e poltronas, em especial para casas do campo e na beira do mar.
Mas, infelizmente, sei que estou malhando em ferro frio, pois a nossa classe política, salvando apenas Alberto Silva, que tinha visão futurista, mas, teve que estruturar o Estado em diversos setores como eletrificar 88 dos 114 municípios da época, inclusive toda a Capital Teresina, tirando postes de madeira e substituindo por postes de concreto armado, e asfaltar de Teresina a Parnaíba/Luiz Correia, à UNIÃO e Barras, e o MEGA e arrojado projeto de Floriano a CORRENTE, 900km, convenhamos, ele foi DEMAIS!!
MAS, vamos acordar a CODEVASF, a Sudene, e outros organismos, para, competentemente, fazermos do BAMBU, o grande carro chefe de produção, de celulose, já que nossos políticos, das cidades, municípios, que margeiam o Poti e Parnaíba, de forma incompetente, nada fazem, para aproveitar essa dádiva de Deus, que, se bem planejado e aproveitado, será transformado sem cultivo nenhum, numa MEGA área de riqueza com celulose infinita, para o mais exigente mercado de exportação, mandar, para o mais exigente mercado moveleiro e residencial do mundo. ( E ainda tem um desses prefeitos de uma grande cidade ribeirinha, que quer ser Senador, para quê, para emperrar mais ainda o Piauí?)
ACORDA PIAUÍ, CHEGA DE INÉRCIA E DE INCOMPETENTES NO GERENCIAMENTO POLÍTICO DO ESTADO MAIS RICO DO NORDESTE, EM DÁDIVAS DE DEUS, FALTANDO, CARECENDO, APENAS, DE PLANEJAMENTO DE RESULTADOS E FACTÍVEIS! Vergonha! Vergonha! Vergonha!!!
OBS. Se deleitem com as imagens do belo, feitos com bambu! O nome disso é competência e criatividade.
E mais, o bambu pode ser vendido para o mundo inteiro, para movelarias, e para nobres e belas mansões, como pode ser observado em nossa amostra aqui no jogoaberto.com – faz pena!!
Ô COITADOS!!!
P A N C A D A P I A U Í
PARTIDOS NÃO TÊM PROPOSTAS PARA O PIAUÍ. UMA VERGONHA!
Quais são mesmos as propostas dos partidos políticos do Piauí, para o planejamento de resultados, visando a estabilidade econômica do Estado com geração de emprego e renda, visando o bem estar da população? ALGUÉM CONHECE?
Nossos políticos somente têm projetos pessoais, eles querem ser tudo, para si, e para os seus, mas, para o povo, não conhecemos nenhuma proposta voltada para a geração de riquezas, empregos e renda.
Até quando o povo vai continuar votando em políticos despreparados, sem visão de coisa nenhuma, a não ser a favor de si, e de seus apaniguados!
Ser político, é antes de tudo pensar, primeiro no desenvolvimento do estado e de seus municípios, naturalmente que buscando aproveitar o potencial de cada região, e costumes do povo, melhorando as condições de vida da sofrida gente piauiense, sem opção nenhuma de mercado de trabalho.
Partido político, tem que ter seu programa voltado para o desenvolvimento do estado, pois, são através dessas programações no CHAMADO PLANEJAMENTO DE RESULTADOS, naturalmente com aproveitamento do potencial do Estado, no caso do Piauí sua força hídrica de Rios perenes e subsolo com gigante lençol freático, capaz de produzir água de qualidade em poucos metros de profundidade, que, se define, facilmente, com planejamento, claro, direcionado ao desenvolvimento com sustentabilidade, visando a geração de empregos e renda.
Governar, é acima de tudo, gerar progresso, desenvolvimento somando com a geração de empregos. O povo deve estar atento para partidos e políticos, oportunistas, que não pensam no bem estar da população. É O RECADO!!
RECADO AO PREFEITO DR. PESSOA. A população está cansada de aguardar uma melhoria dos transportes públicos de Teresina, que medindo as distâncias de nossos pequenos e não tão distantes bairros, tem a passagem de ônibus, mais cara do país, e o pior, sem o conforto sequer do ar condicionado, na Capital mais quente do nordeste.
TERESINA, é a única Capital do nordeste, que ainda não tem os ônibus BRTs, o que não deixa de ser: um crime e um descaso deixado pelos tucanos que governaram esta cidade por precisamente 34 anos.
Ora, cabe ao novo Prefeito de Teresina, já completando um ano de mandato no final do mês corrente, agir, como estão agindo as outras capitais como nossos vizinhos Fortaleza e São Luiz, que, competentemente a exemplos das capitais do sul do país, já implantaram os modernos e confortáveis BRTs.
O gigante BRT de 2 estágios, trás sentados e em pés, 120 passageiros. Já o BRT de 3 estágios, de uma leva só, carrega 180 passageiros.
Ora, isso, competentemente, possibilita que a passagem caia pela metade do preço, e mais ainda, a compensação de uma segunda passagem grátis, – para cada passagem comprada – desde que o passageiro pegue um segundo ônibus, antes de completar 3 horas do primeiro, em que ele entrou.
Isso é, ou não é, FANTÁSTICO? Mas, o novo prefeito de Teresina, tem assessores nesse setor com essa visão e com esse conhecimento? A saída é: B R Ts NELES!!!!!
AGORA O RECADO É DUPLO: AO GOVERNADOR W. DIAS E AO PREFEITO DR. PESSOA, DE NOVO!! É preciso que as secretarias de Assistência Social da Capital e do Estado, busquem urgente, um planejamento de resultados, para tirar dos semáforos de Teresina, as pessoas, desempregadas, famintas e na miséria, das ruas de Teresina. Algo perverso e estarrecedor. Não dá mais para ver pobres mulheres com crianças sem assistência nenhuma e famintas, moribundas ao lado da mãe, estirando a mão e pedindo esmola ou um pedaço de pão, ou qualquer coisa para comer, juntando moedas como de grão em grãos, para comprar um pão e ovo para matar a fome de si, e de seus filhinhos!!
Não dá mais para continuar vendo homens mulheres e crianças com fome, enquanto a Mesopotâmia Teresina, se tivesse um programa de hortas nas margens do Parnaíba e do Poti, com cooperativismo, técnico e sustentável, para uma agricultura planejada e acompanhamento com técnicos, do EMATER e da Sec. de Agricultura do município, e do Estado, com ajuda e orientação da EMBRAPA, implantando projetos sociais, nas margens dos dois rios que cercam a nossa faminta capital, em socorro e assistência à essas pobres famílias. Acordem!! Isso é uma vergonha, e não pode continuar!! Onde estão os Serviços Sociais do Estado, e, do Município?
T R I B U N A L I V R E
PESQUISA REVELA DESGASTE DO PREFEITO PESSOA – Muito comentada nas rodas sociais uma pesquisa, claro, que feita pela oposição, que revela uma baixa preferencia popular pelo novo Prefeito de Teresina, que caminha para o próximo primeiro ano de administração no dia 1º de janeiro.
É PRECISO QUE SEPAREMOS O JOIO DO TRIGO – Claro que a pesquisa foi feita, ou encomendada pela oposição ao novo Prefeito de Teresina, que foi muito prejudicado pela greve dos empresários de ônibus, que, claro, desgastou e ainda está desgastando o novo Prefeito de Teresina.
MAS, NÃO ACEITAMOS QUE O PREFEITO TENHA APENAS, 2%, de populares ao seu favor. Entretanto, cadê a equipe do Prefeito Pessoa, o que estão fazendo para mostrar que a pesquisa não é real, e, que mesmo com o desgaste, o que é normal em começo de governo, os números, claro, estão MAQUIADOS!
VEM MAIS CHUMBO GROSSO POR AÍ – Claro, que em vésperas de eleições, devendo esquentar a partir de 2 de Abril/2022, data limite para a troca de partido para quem pretende se candidatar. Entretanto, o Prefeito de Teresina, precisa buscar um instituto de pesquisa, para fugir das pesquisas maquiadas e inconfiáveis.
PESSOA DEVE GOVERNAR INDO PARA AS SDUs, acompanhar de perto diariamente as obras em bairros diferentes.
Ou seja: governar mais perto do povo do que dentro do Gabinete. Prefeito no gabinete será cercado por pedidos de empregos e de outras sinecuras, saindo para as SDUs, vai cobrar de seus principais administradores da cidade, mais ações que venham a atender aos anseios da população. Para isso deve ter ao seu lado 2 engenheiros civis, para inspecionar obras, e, também, um arquiteto ao lado, para dar andamento aos pedidos de projetos diversos.
SETUT É O RESPONSÁVEL PELO DESGASTE DO PREFEITO – Uma senhora sai do Parque Piauí, 7:30 da manhã para atender a uma cliente que ele faz cortes de unhas. Reclamava que estava chegando em seu local de trabalho duas horas depois, por falta de ônibus. Pode? O Pior é que pode!! Caneta neles!! Afinal tudo tem um limite. Claro Prefeito, caneta neles! Ou busque urgente, os BRTs para voltar a sua popularidade, com passagens pela metade e mais uma passagem grátis. Aí, vão lhe carregar nos braços!!
MELHORES TWEETERS DA SEMANA DO JORNALISTA TOMAZ TEIXEIRA.
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1469114069512818690?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1469085377638154245?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1469064177637638145?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468798828585361417?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468788195689119746?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468607369089368066?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468584893324083216?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468549785502289922?s=20
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1468443881410863106?s=20
A L F I N E T A D A S
- – Alguém conhece alguma proposta competente e futurista, voltada para o desenvolvimento do Piauí, nos planos dos nossos pretensos candidatos a Governador?
- – Claro que não, mas, estão correndo pelo interior, e, ao que tomamos conhecimento, as propostas não condizem com a realidade do nosso interior, de povo faminto, desempregado, sem projetos de irrigação, para o plantio de 4 safras ano, mas, estão querendo e pedem o voto deles. Pode? E o pior é que pode!!
- – Quando é mesmo que a STRANS, vai ajudar o Prefeito Pessoa, a fazer as pazes com a população de Teresina, ponto, onde o novo Prefeito de Teresina, tem sofrido o maior desgaste de sua administração?
- – Por falar em desgastes pela falta de ônibus para atender as populações dos diversos bairros de Teresina, é o quesito ou ítem, que mais desgasta o Prefeito Pessoa. A falta de ônibus com pontualidade tem levado sim, o pior desgaste do que outros setores da PMT. Vamos acordar gente!!
- – Quando é mesmo que a Mesopotâmia Teresina, formada pelos Rios Poti e Parnaíba, vai ganhar planejamento, para o aproveitamento das ricas margens desses dois gigantes rios, visando a geração de empregos e renda?
- – Bem que a imprensa que diariamente discute candidaturas para Governador, deveria, pautar com entidades voltadas para o Social, a cobrança às autoridades do estado e do município de Teresina, em especial, das cidades banhadas pelo Poti e Parnaíba, próximas de Teresina!
- TERESINA PRESCINDE E CLAMA POR um Projeto de COOPERATIVISMO, direcionado ao social, na chamada organização SOCIAL, das ricas áreas de terras que cercam a Grande Teresina, que sequer, plantam MAXIXE E QUIABO. Uma rica MESOPOTÂMIA, QUE, VERGONHOSAMENTE, CONVENHAMOS, NADA PRODUZEM DE LEGUMES, VERDURAS, FRUTICULTURA, PISCICULTURA E APICULTURA. ISTO, É UMA VERGONHA!!!
- – TERESINA PRECISA MUDAR E JÁ, a falta de mercado de trabalho desilude a nossa juventude de formandos, que sofrem, tendo que abandonar sua terra natal, fugindo para outros estados, em busca de um emprego de qualquer coisa, pois a frustração da ausência de mercado de trabalho, a cada dia, entristece nossos jovens formandos. E quem está mesmo preocupado com isso? Ô COITADOS!!!