No Portal jogo aberto.com, temos buscado fazer o jornalismo como aprendemos na escola de comunicação e com especialização na PUC do Rio de Janeiro, quando, aprendi com o nosso Divino Mestre, MAURICIO AZEDO, - de saudosa memória – Diretor da melhor escola de comunicação (jornalismo) do país, que a missão da imprensa é de construir e não difundir, para destruir. Por isso, a linha EDITORIAL de conduta independente, de todos nós que fazemos o PORTAL: jogoaberto.com, é para difundir o bem, o progresso e o desenvolvimento, e, nunca alugar o nosso portal para o jornalismo chamado de 5ª Coluna, hoje, verificado tristemente, em nosso país.
VAMOS AO QUE INTERESSA
Trago ao conhecimento de V.Exa., que Governadores e os Presidentes do país, passados, nunca se preocuparam com o TRISTE ÊXODO RURAL, que leva brasileiros de todo país, sem um pedaço de chão para plantar, fugindo de seu habitat, para as grandes capitais, onde passam a residir: em vilas, favelas e palafitas, expondo o nosso país, como uma Pátria que não olha para seus filhos mais pobres.
Assim, no meu 7º livro: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ, ( lançamento breve), em um dos capítulos, mostro ao país, da necessidade, de fixar as famílias no campo, ONDE RESIDEM, mas, com dignidade e com apoio de projetos sociais consistentes, e humanitários.
DOS RIOS FEDERAIS
A CF considera Rio Federal, aquele que banha dois estados, daí a mesma CF garantir, assegurar, para o planejamento de consistentes projetos sociais de grande magnitude, (e que ninguém fez até hoje) reservando 100 metros de suas margens para o assentamento de projetos sociais irrigados, proporcionando, até mesmo essa proposta de nosso novo livro, ideia nossa, do TRANSBORDO DE CIDADES E DE SEUS HABITANTES, para as margens de Rios Federais, em cada estado, obedecendo ao que preceitua a CF, utilizando os 100 metros da margem do rio para fora, claro, que, competentemente, implantemos o audacioso Projeto de Transbordo de cidades e de seu povo para as margens de RIOS PERENES. ( a nova cidade ao lado do Rio, com lagoa de estabilização para não jogarem os dejetos no Rio, sem tratar, e, em seguida, o planejado e bem pensados projetos de irrigação, por inundação, jato forte de água em abundância.
ASSIM DENOMINARÍAMOS o projeto, a citar nomes de cidades do sertão do nordeste, daquele estado, citando como exemplos algumas do Piauí, tais como, Nova Jacobina, Nova Conceição, Novo Pe. Marcos, Nova Várzea Branca, Novo Wall Ferraz, etc. etc. que foram emancipadas dentro do sertão do Piauí. Assim, aconteceria e acontecerá, em todos os estados nordestinos, do norte de MG, onde nasce o São Francisco, nas margens do Rio Parnaíba, no Piauí, os dois maiores rios que banham o sertão nordestino.
O mesmo modelo seria também implantado no Canal do São Francisco, com extensão nos Estados do CE, RGN e PB, reservando os primeiros 100 metros à margem do grande canal, para divisão com camponeses pobres que passariam a ter um pedaço de chão para plantar, com 4 safras ano, fugindo das palafitas de SP, RJ, BH, Salvador, etc., etc.
IMPORTANTE: Nas margens assentamentos de famílias sem terra, e dos 100 metros para fora, os grandes projetos irrigados de grupos que vão ajudar na produção de alimentos para o carente e gigante mercado de exportação.
Ora, assim, atenderíamos aos mais pobres com áreas nobres para o plantio, com cooperativas para orientar o homem simples do campo.
EM QUE CONSISTIRIA:
Tirar das capitais do sul e do nordeste a citar São Paulo/capital, Rio de janeiro/GB, Belo Horizonte/MG e Salvador/BA, bem como outras, como Teresina/PI, e Palmas/TO, na busca pelo fim da miséria e do êxodo rural, que gera a triste promiscuidade reinante no Brasil.
VAMOS VER O 1º MUNDO: existem favelas, em Paris, Londres, Nova York, Tóquio, e outros países desenvolvidos? Claro que não, todos têm no campo o elevado nível de produção, dando às famílias, condições de vida digna com assistência do Poder Central, sempre direcionado ao aproveitamento do solo, com a riqueza de plantios de grãos diversos, fruticultura, verduras, legumes, apicultura e piscicultura, dando ao povo a chance de vida digna, com humanidade. O nome disso é planejamento de resultados, para dar dignidade aos menos favorecidos da sorte. (abram o Google) e vejam os plantios, citando como exemplo Portugal, Espanha, Itália, França e outros.
COMO PROCEDER
O IBGE, será convocado para fazer o levantamento nas capitais acima citadas, como RJ, SP, BH, Salvador/BA etc., etc., invadidas por camponeses, de todas regiões do país, em busca de algo, para manter a sua família, com o mínimo de dignidade. Claro, isso, por falta de opção em especial em regiões de semiárido e da seca. De posse das quantidades de famílias e de quais estados e regiões, levantados pelo IBGE, o exemplo começará com três modelos em cada Estado, avançando cada vez mais, na medida em que as novas cidades ribeirinhas, sejam construídas EM UM DIA, como fazia Iris Rezende, EM GOIÂNIA, no mais avançado e arrojado projeto de edificações de casas populares da história do país. IRIS RESENDE, construía em um final de semana sábado e domingo nada menos do que 1.000 mil casas!! Foi ou não foi fantástico! (lembro que tem cidades no interior do sertão, que não têm 600 casas, acreditem! Parecem povoados!!)
ESTRUTURAS NECESSÁRIAS
Claro que essa nova cidade surgirá com: além das casas populares, com Lagoas de Estabilização para não jogar os dejetos dentro do rio, sem antes tratar, canais gigantes de irrigação, com 1 ou 2 hectares de terra a ser irrigada, para cada família, com produção a ser definida pelo EMATER/EMBRAPA e com apoio de financiamentos à produção do BB, CEF, BNB e BASA.
ADESÃO SERÁ GRANDE
Ora, quem não aceitará sair de uma favela, (de uma grande capital), para uma moradia digna no seu TORRÃO NATAL, com área irrigada para plantar e produzir, dentro da programação a ser definida pelo EMATER, SECRETARIAS DE AGRICULTURAS E EMATER dos estados nordestinos, em seu semiárido, dando vida nova e dignidade para essa gente que sobrevive, em um ambiente de miséria, fome, e, em tristes e desumanas palafitas, nas cidades grandes.
UM PROJETO ARROJADO, AUDACIOSO E SIMPLES DE SER IMPLANTADO, COM A CERTEZA DA ADESÃO DO POVO E COM MUITO SUCESSO.
Assim, com essa proposta a ser posta em execução e definição, em nobre projeto a ser definido e planejado com técnicos de diversas áreas dentro do setor produtivo, daquele meio rural.
SUGESTÃO AO PRESIDENTE BOLSONARO
Sr. Presidente, faça uma viagem sobrevoando os Rios: São Francisco: MG/BA/SE/AL e PE, e o Parnaíba, PI/MA esse com 1.600km de extensão, e 3 mil e 200 kms, nas duas margens, PI/MA, sem projetos sociais de irrigação, com áreas de assentamentos, gigantes, definindo o tamanho da área a ser irrigada se: de 1 ou 2 hectares, para cada família, com casas populares à quem mora nas vilas e palafitas das grandes capitais.
ESSE PROJETO ARROJADO DE CUNHO SOCIAL, pode começar a partir de ontem, (hoje), para a felicidade dessas famílias desgarradas de seus torrões natal, sofrendo com os filhos, nas vilas, favelas e palafitas miseráveis, onde alguns desaparecem em cada desastre por habitações em locais de riscos, como sempre mostra a televisão.
UM MODELO DE GRANDE MAGNITUDE, FÁCIL DE SER IMPLANTADO, E, COM APOIO E VIBRAÇÃO DAQUELES QUE SERÃO CADASTRADOS PELO IBGE, CONSEQUENTEMENTE, BENEFICIADOS COM SEU PEDAÇO DE CHÃO PARA PLANTAR, E, COM UMA NOBRE ÁREA COM COOPERATIVISMO MODERNO, PARA O INCENTIVO À PRODUÇÃO RURAL, COM A CERTEZA DE DAR CERTO.
CONCLUSÃO:
FIM DAS VILAS E FAVELAS, por nordestinos que acorrem ao sul do país, em busca de um GANHA PÃO!!
Lembro, que o Imperador D. JOÃO VI, bradou que: nem que gastasse até a ultima JOIA DE SUA COROA, mas, tiraria o pobre da miséria do nordeste, não o fez; Getúlio VARGAS, não fez; JUSCELINO, não fez; os GENERAIS DE 64 não fizeram; SARNEY nordestino, não fez; LULA, que teria obrigação de fazer, não o fez, pois simbolizava o nordestino que foi com a família, mãe, pai e irmãos, em cima de um PAU de ARARA, para São Paulo, como chamavam na época, (caminhão coberto com lona, transportando os chamados Pau de Araras), muito visto no nordeste, LULA também, não teve a devida competência para fazê-lo, por falta de PLANEJAMENTO DE RESULTADOS!!
Presidente Bolsonaro, comece esse projeto antes que roubem nossa ideia, buscando outro Tarcísio de Freitas, o mais competente auxiliar de seu Governo. Ou o nomeie para essa nova missão, no final ele será quem sabe, também Presidente.
CONCLUINDO: ESSA PROPOSTA, PROJETO, SERÁ A MAIOR REVOLUÇAO SOCIAL DO MUNDO MODERNO. PODE ACREDITAR. MÃOS À OBRA.
E.T. É a nossa colaboração, Sr. Presidente, ao Planejamento de seu nobre Governo.
jornalista Tomaz Teixeira
Portal jogoaberto.com, a verdade doa a quem doer!!
P A N C A D A P I A U Í
EDITORIAL -1)
O BRASIL PRECISA SER INDEPENDENTE DOS ESTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS TRIBUTOS, sim, claro, o Brasil vive um verdadeiro samba do crioulo doido, com ICMS que varia de estado para estado, ficando a bel prazer dos governadores. Ora, entendemos que o ICMS dos estados do Sul e Centro Sul, deve ser o mesmo dos estados do norte e do nordeste. O ICMS até bem pouco tempo era definido pelo CONFAZ, que tirou a barreira do teto máximo de 25% para produtos supérfluos, como jóias, roupas finas, bebidas nobres e combustíveis, etc., etc., de repente, o CONFAZ abriu mão do teto para os SUPERFLUOS, para os ricos e para quem tem muito dinheiro, e, estupidamente, quebrou a porteira, o selo dos 25% abrindo para que os governadores de cada estado taxe, o imposto que lhe aprouver, para produtos diversos, nessa faixa abusiva e gananciosa de 25%.
O ICMS de produtos (consumo) como telefone, água, energia que correspondia ao ICMS de cada Estado foi para 25%, algo absurdo, quando antes era cobrado apenas para produtos supérfluos. Ora, culpa de quem? Do Congresso Nacional, que nunca deveria ter permitido que o projeto sempre em vigência no Brasil, fosse quebrado as correntes pelo CONFAZ. ASSIM, O CONFAZ DEIXOU DE SER UM ÓRGAO CONFIÁVEL, E BEM QUE DEVERIA TER O CONTROLE DOS VALORES DOS IMPOSTOS, MAS, FICANDO, RESTRITAMENTE, AO CONGRESSO NACIONAL.
Ora, por que o ICMS varia de estado para estado? Os brasileiros do sul, do centro-oeste norte e nordeste, são todos regidos pela mesma constituição, a mesma moeda, daí, um teto máximo e um mínimo para todos brasileiros. Lembro que o ICMS de São Paulo era de 11% enquanto dos demais estados variavam para 14, 15, e 17% este último no Piauí. Hoje, os estados quebraram o teto máximo do CONFAZ, que era de 25% para produtos supérfluos como joias, roupas de luxo e bebidas finas. E o mais cruel, deles acima de 30% para combustíveis. Uma ganancia desumana, avançando no bolso do povo.
Hoje, os governadores cobram água, luz e telefone, 25% de ICMS, um absurdo, um avanço no bolso do povo, das famílias, que já não suportam tão perversa carga tributária!! Culpa de quem, de um CONGRESSO NACIONAL, OMISSO, IRRESPONSÁVEL, que, deveria, ter um teto para todos os estados e não deixar a bel prazer de cada governador, a maioria, enfiando a mão no bolso do povo.
Estados e municípios, precisam com projetos consistentes de Planejamento de Resultados, buscar desenvolver, o progresso de seus municípios, na busca por emprego e renda, gerados pelas produções diversas, na agricultura, no comércio, e no turismo.
Se cada vez que o seu cofre enfraquece, ele aumenta o ICMS, assim, qualquer macaco ou qualquer jumento, sabe governar.
Por fim, fim do ICMS diferenciado para cada estado e um ICMS com o mesmo percentual, para todos brasileiros, como é a alíquota do IMPOSTO DE RENDA!! É a opinião dos que fazem o portal jogoaberto.com
E.TEMPO:
ATENÇÃO!!
UM RECADO SÉRIO AOS GANANCIOSOS POR IMPOSTOS:
UMA POLITICA EQUÂNIME PARA TODOS OS BRASILEIROS DO SUL, CENTRO OESTE, DO NORTE E NORDESTE!
Tem sentido o ICMS de SP que era de 11% e hoje 14% ser menor do que os estados de povo mais pobre? Uma política equânime de impostos igualitária para todos os brasileiros, afinal todos SÃO filhos de Deus e não uns filhos de Deus e outros relegados, por ser filhos do diabo? ICMS deve ser definido pelo Congresso Nacional e ponto final!!
EDITORIAL -2)
PREFEITO PESSOA BATEU O MARTELO: QUER OS BRTs PARA TERESINA, PARA VER O POVO FELIZ COM PASSAGEM PELA METADE E MAIS UMA PASSAGEM GRATIS.
Ora, e por que não, claro que os BRTs são a grande coqueluche (sucesso) dos transportes públicos do Brasil, competindo com os Metrôs, que por terem trens gigantes, oferecem passagens mais barato. No caso de Teresina, podemos citar o metrô do Governador Alberto Silva, como o povo gosta de chamar, que ganhou um trem novo, moderno adquirido pelo Govenador Wellington e por todo o seu projeto, cobrava R$1,00 Real por passagem e agora já aumentaram para R$2,00 Reais, por pessoa, simplesmente 50% a menos do que os ônibus nanicos comuns.
Ora, com os gigantes BRTs de dois e três estágios, a passagem vai cair para a metade, ou seja $2,00, 50% mais barato do que no nanico, comum, e, mais ainda, para melhorar, o gigante BRT de dois estágios puxado pelo primeiro motor, vai proporcionar, que, para cada passagem comprada vai gerar uma grátis, desde que o passageiro use o ônibus, até 3 horas em que pegou o primeiro ônibus, para o mesmo destino de origem, ou para outro destino. Isso é bom ou não é? Ganha o povo e ganha também os empresários, que terão dois ônibus de dois estágios 120 passageiros, e três estágios, levando 180 passageiros. Os tucanos se beneficiavam da tal imoral planilha casada, com centavos indo para os cofres dos tucanos. É MENTIRA? ACORDA TERESINA: BRTs NELES!!!!!!
TRIBUNA LIVRE
MÃO SANTA ESTÁ CERTO? Sim claro, Mão Santa tem uma filha que pode ser eleita Deputada Federal, e, se tiver o apoio do PT em alguns colégios seguros, o compromisso dele é com o Presidente Bolsonaro, lá em cima, para Presidente da República, a nível de Estado do Piauí, pode sim, perfeitamente, votar no Presidente Bolsonaro e para Governador, no Candidato do PT. No caso Rafael
CLARO QUE SIM, LEMBRAM QUE OS TUCANOS TRAÍRAM MÃO SANTA NA ELEIÇÃO PRIMEIRA PARA SENADOR, APOIANDO O PFL? É uma questão de lógica política! Mãos trocadas, e as do Prefeito de Parnaíba, são SANTAS, já esqueceram? Mao Santa quer a filha deputada federal!! Assim, com mãos trocadas pode dar certo, OK? Assim Gracinha se elegerá só em Parnaíba e adjacências.
FOI COM APOIO DE MÃO SANTA QUE WELLINGTON DIAS SE ELEGEU GOVERNADOR PELA PRIMEIRA VEZ. LEMBRAM: então Mão Santa e Wellington já andaram juntos, Mão santa o apoiando para Governador e ele ao Mão Santa, para Senador.
MÃO SANTA ROMPEU COM LULA, e passou a fazer oposição no Senado ao Presidente, agora, pode perfeitamente a nível de Piauí votar em Bolsonaro, de quem passou a ser amigo pessoal, e, para governador, votar no PT desde que garantam a eleição de Gracinha Souza. O nome disso é costura política.
PREFEITO PESSOA JOGA NO MESMO RUMO DE MÃO SANTA. Claro e por que não? O Prefeito Pessoa pode sim, não votar no tucano Silvio Mendes, claro, ele fez campanha contra o Pessoa, que teve o apoio do Governador Wellington Dias e do PT, no segundo turno.
AINDA O DR. PESSOA – Vai dizer ao Presidente Bolsonaro que o apoiará na Capital e adjacências, e que, a nível estadual vai votar no PT para governador, por uma questão de gratidão, pois o PT governador e parlamentares, apoiaram a eleição do Dr. Pessoa, contra os tucanos de Teresina, no segundo turno!! Então, Fumo neles!! Nos tucanos!!
À BANCADA FEDERAL DO PIAUÍ NO CONGRESSO: QUE TAL ABRAÇAREM O PROJETO TRANSBORDO DE CIDADES E DE SEU POVO PARA AS MARGENS DO RIO PARNAÍBA!!IMAGINEMOS QUE DEPUTADOS E SENADORES, iniciem o projeto de transbordo de cidades e de povo, do semiárido para as margens do Parnaíba? AÍ JUNTOS, darão um exemplo de grandeza edificante, resolvendo o problema do êxodo rural, trazendo de volta piauienses, de cada município que forem incluídos nos projetos de assentamento nas margens do Parnaíba com o mesmo nome do seu município assentados nos projetos de irrigação nas margens do Parnaíba, com casa da CEF 1 ou 2 hectares de terra com cooperativismo, e rica produção de frutos e legumes? Quem coordena hoje as bancadas? A hora é essa?
MELHORES TWITTERS DA SEMANA
DO JORNALISTA TOMAZ TEIXEIRA
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1487220385179389961?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1487219407948550146?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1487208591148957702?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486910717643137025?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486781300606394374?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486774673304133637?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486768679605968897?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486539168188620800?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1486457354396835841?s=20&t=KfR6YIqKVhZeETrpR92g5g
ALFINETADAS
De quem foi a ideia de taxar água, luz e telefone pelo teto máximo até então respeitado pelos governadores elevando para 25%? Hein!!
Agua e luz, tinham a mesma tarifa do ICMS de 17% para consumo normal da população, assim Água, Luz e Telefone, foram equiparados aos produtos de consumo especiais. Ora, e quem fez isso? Agua, luz e telefone, são elementares ao dia a dia da família e do cidadão. Quem aumentou?
O povo quer saber, qual figura pródiga fez essa engenharia de enfiar a mão no bolso do povo? Água, Telefone e Luz com o teto máximo de 25% como supérfluos, foi ganancioso demais, afinal, são três rubricas populares.
Começou a caminhada em busca de votos, os chefes políticos do interior, tenham calma, tem muita grana dos partidos e de Emendas Impositivas, em jogo.
Sim, e quem disse que as emendas impositivas são usadas com ortodoxia, claro que não, elas foram criadas para garantir os mandatos de reeleição de Senadores e Deputados. É mentira TERTA? Claro que não!!
Para analistas mais experientes, ser Governador seria melhor para o senador Ciro Nogueira, do que ficar na Casa Civil. Para Governador seria mais importante, afinal ser Governador com possibilidade de uma reeleição, é o sonho maior de um político regional. Tem rumo!! Vem, e bota o Silvio de vice! Aí, pesa!!!
Personalidade nota 10