Em solenidade realizada no Palácio de Karnak, nesta quinta-feira (31), Wellington Dias transmitiu o cargo de governador à Regina Sousa, que comandará o estado pelos próximos nove meses. Dias deixa o cargo para disputar uma vaga nas eleições de 2022.
Ao deixar o Governo, Wellington Dias falou dos avanços conquistados no Piauí e deu as boas-vindas à nova governadora. “Hoje posso sair como sempre sonhei, pela porta da frente, com minha família e com a alegria de ter contribuído com o avanço do nosso Estado, que era visto como o mais pobre do país e que hoje tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Foram muitas e intensas lutas até podermos dizer que vivemos em um Piauí desenvolvido e que somos referência em diversas áreas, como saúde e educação. Vamos continuar a progredir com a primeira governadora mulher da história do Estado, combatendo o ódio com amor e as opressões com a defesa da democracia. Não abriremos mão do direito de sonhar e realizar”, disse.
Regina Sousa compareceu à solenidade de transmissão do cargo acompanhada dos netos e discursou sobre o mandato que se inicia hoje, que terá como foco ações e projetos para a população que mais necessita. A nova governadora tem como meta trazer para a centralidade da pauta do governo a temática dos Direitos Humanos e Meio Ambiente, assim como fez enquanto Senadora da República, em que participou das Comissões Técnicas que discutiam tais assuntos no Senado Federal, onde presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Pela primeira vez, uma mulher negra e de origem popular assume a liderança do Piauí. “Chego aqui pela lutas que encarei contra a Ditadura, pela reforma agrária, por eleições diretas, por trabalho, emprego e renda, combate ao racismo, a homofobia e a violência contra as mulheres, por segurança alimentar e tantas outras que nos instigam. Serei a Regina de sempre, meio sisuda e sincerona. Quero fazer coisas pontuais, tocar em ações sensíveis à população, reforçar a segurança que o povo tanto precisa, dar atenção especial à saúde mental, trabalhar a redução da maternidade materno-infantil, entregar mais títulos de terra. Enfim, focaremos no combate à pobreza e daremos cada vez mais dignidade aos piauienses”, afirmou Regina Sousa.
Na solenidade, como primeiro ato administrativo, a governadora Regina Sousa fez a entrega de título de domínio coletivo, pelo Instituo de Terras do Piauí (Interpi), à Comunidade Tradicional de Quebradeira de Coco Babaçu Vila Esperança, beneficiando 67 famílias dos municípios de Esperantina, Campo Largo do Piauí e São João do Arraial.
A ocasião ainda foi marcada pela nomeação de Antônio Rodrigues de Sousa Neto no cargo de secretário de Estado do Governo. Antônio Neto é natural de Teresina, formado em letras, bacharel em direito, com pós graduação em direito tributário. Auditor fiscal da Receita Federal aposentado. Foi secretário de Estado da Fazenda e de Planejamento. Também ocupou o cargo de diretor-presidente da Piauí Fomento.
Ccom PI