Escolhido por Jair Bolsonaro (PL) após a desistência de Adriano Pires, José Mauro Coelho se tornou nesta quinta-feira (14) o novo presidente da Petrobras. Ele assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna, demitido em março.
A assembleia geral de acionistas da empresa estatal aprovou nesta quarta-feira à noite (13) o nome de Coelho ao Conselho de Administração, o que abriu caminho à ratificação para ser CEO. O estatuto da empresa prevê que o presidente precisa, primeiro, ser membro do Conselho de Administração.
+ Petrobras elege novo conselho com maior participação de minoritários
+ Petrobras abre 734 vagas para Programa Jovem Aprendiz
Químico industrial formado pela Faculdade Reunidas Professor Nuno Lisboa, Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia entre abril de 2020 e outubro de 2021. Ele também foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e autou na Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante 15 anos.
Atualmente, Coelho preside o conselho de administração da Pré-Sal Petróleo S.A., estatal que comercializa óleo e gás extraídos do pré-sal.
Ex-oficial de Artilharia do Exército, que serviu entre 1983 a 1991, Coelho é pessoa de confiança do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O militar ainda é mestre em engenharia de materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi professor universitário de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas ao setor de petróleo.
fon