A governadora Regina Sousa recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), a visita de uma equipe do Todos Pela Educação, uma organização da sociedade civil, não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para melhorar a educação básica no Brasil. Os membros da entidade conheceram as ações implementada pelo Governo do Piauí e saíram com uma avaliação positiva da política educacional executada em nível de estado. Regina Sousa solicitou apoio do Todos Pela Educação para aprofundar a discussão sobre o Novo Ensino Médio.
“São parceiros que entram no setor porque querem ver a educação brasileira melhor. Eles já estiveram com o secretário da Educação, Ellen Gera, e eu só complementei colocando algumas situações para ver como eles podem nos ajudar a superar” disse a governadora.
Por intermédio da caravana “Educação Já”, o Todos Pela Educação está percorrendo os estados brasileiros, conversando com gestores e governantes para entender as políticas educacionais implementadas e o que está previsto para o futuro. No Piauí, várias ações chamaram a atenção.
“Um dos destaques é o Programa de Regime de Colaboração, no qual o estado apoia os municípios com iniciativas de alfabetização. O programa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é muito forte na educação de jovens e adultos, e também o que está sendo feito no ensino médio, profissional, técnico, implementação dos itinerários formativos de expansão em tempo integral. Muita coisa interessante e importante acontecendo no Estado e esperamos que seja continuado” declarou Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais.
No Piauí, os investimentos estruturantes executados pelo PRO Piauí Educação suscitaram elogio. A expansão do ensino superior por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) e a implantação do ciclo completo da educação nos 224 municípios, são medidas que se alinham ao que defende o Todos Pela Educação.
“A interiorização das oportunidades é algo muito importante. Quando vemos qualquer iniciativa, seja no ensino superior, técnico ou tecnológico, que vai para o interior ampliar oportunidade para todos, a gente vê com bons olhos” acrescentou Hoogerbrugge.
CCOM PI