participação da mulher no mercado de trabalho cresce a cada ano de forma expressiva, a conquista desse espaço de trabalho foi construída com muita luta e dedicação. Apesar disso, muitas mulheres ainda se deparam com as barreiras de gênero, que são intensificadas no mercado de trabalho. Pensando em incentivar as políticas de equidade de gênero dentro das empresas da capital, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres(SMPM), em parceria com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), criaram o prêmio Teresa Cristina que nesta sexta-feira, 26, irá premiar 16 empresas de Teresina que contribuem para essa luta.
A premiação busca incentivar e reconhecer as práticas desenvolvidas por empresas privadas e instituições públicas em Teresina, que fomentem a inserção, permanência e valorização de mulheres no mercado de trabalho formal. A ideia é que o prêmio aconteça anualmente.
A Secretária em Exercício da Semdec, Lenôra Campelo, destaca a importância de estimular as políticas de inclusão.
“Com o Prêmio Teresa Cristina, a Prefeitura Municipal assegura cada vez mais a igualdade para as mulheres. Esse é mais um compromisso assumido pela gestão para dar cumprimento em 2022 a um maior número de atividades inclusivas destinadas as teresinenses. E esse evento é uma das formas que encontramos de prestigiar as empresas que reconhecem a importância dessa equidade de gênero”, pontuou a secretária em exercício.
Um estudo de 2020 do Fórum Econômico Mundial sobre igualdade aponta que o caminho para a equidade de gênero no ambiente de trabalho ainda é longo. Os dados mostram que serão necessários aproximadamente 250 anos para que haja igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, caso ocorra um desenvolvimento acelerado, esse número pode baixar para 94,5 anos.
A secretária Municipal da SMPM, Gabriela Rodrigues, explica que as políticas de inclusão são de extrema importância para diminuir as desigualdades.
“Sabemos que já avançamos, hoje podemos ver cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança, mas ainda há um longo caminho a percorrer, por isso precisamos cada vez mais de políticas de inclusão e incentivo, e o prêmio Teresa Cristina promove essa inclusão nas empresas da cidade.”, destacou a gestora.
A solenidade, que premia dezesseis empresas, acontece na sexta-feira, 26, às 19h no auditório do SESC Cultural e irá contar com a presença de autoridades municipais.