A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informa que realiza diariamente limpezas na cidade, a exemplo das capinas, varrição e transbordo em pontos “viciados” (costumeiramente usados de forma irregular) de descarte de resíduos. Para cada tipo de material, a SEMDUH dispõe de serviços que a população pode procurar para se desfazer desses materiais, sejam eles recicláveis ou não.
Paralelo a estas ações, ainda é comum o flagrante de descarte irregular do lixo em Teresina, como é o caso da rua Professora Tonhão, no bairro São Cristóvão, zona Leste da capital, onde a prefeitura limpa o espaço e a população insiste em despejar os resíduos incorretamente.
A Prefeitura de Teresina já realizou várias intervenções no local, incluindo o recolhimento destes resíduos, tendo em vista que no espaço possui um container para o recebimento desses materiais descartados pela população, mas infelizmente, as pessoas continuam despejando o lixo no entorno do container, de forma irregular.
“Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo, serviço realizado pelos fiscais do Programa Lixo Zero. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura”, destaca o coordenador do Programa Lixo Zero, Juliano Pacheco.
Com o descarte irregular do lixo, a cidade sofre com problemas ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública. A poluição das vias públicas atrai roedores e insetos, causa proliferação de várias doenças, entope galerias, provoca inundações no período chuvoso, dentre outros danos à sociedade
Para realizar denúncias, as pessoas podem utilizar o whatsapp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). Todas as denúncias são anônimas e podem ser enviados vídeos, fotos e informações sobre locais onde são feitos os descartes irregulares.
Com as denúncias as equipes do Lixo Zero podem identificar os infratores e aplicar as penalidades previstas em lei. As multas aplicadas variam entre R $407 e R $4.074, de acordo com a gravidade da infração (leve, grave, muito grave e gravíssima).