A governadora Regina Sousa lanço, o terceiro edital do Programa de Alimentação Saudável (PAS), que permite o credenciamento de organizações sociais sem fins lucrativos e cooperativas que serão fornecedores de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Na ocasião, também foram entregues kits de irrigação e tratores agrícolas para agricultores familiares.
“Quem coloca comida na nossa mesa é o pequeno agricultor, que produz sem agrotóxico, cultivado de uma forma saudável. Nosso objetivo é fornecer mais independência a essas famílias, com apoio de equipamentos, insumos e ferramentas adequadas para produzir o ano inteiro. Isso é desenvolver a agricultura familiar que só tem a crescer”, destacou a governadora Regina Sousa.
O programa possui duas finalidades centrais: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. A meta é beneficiar diretamente 120 mil famílias. O recurso previsto a ser investido é de 10 milhões de reais. Os produtos serão destinados à doação simultânea as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“É uma alegria poder entregar esses kits de implementos agrícolas para fortalecer e potencializar a produção da agricultura familiar no nosso estado. Os kits de irrigação de diferentes dimensões também são importantes para famílias que fazem parte de programas executados pela SAF”, explicou a secretária Patrícia Vasconcelos.
Foram adquiridos e entregues 1.565 kits de irrigação, das modalidades do tipo gotejamento de baixa pressão para área de 500m²; mine aspersão para área de 4.500m²; e gotejo para área de 1.000m². Um total de 7.825 famílias foram contempladas. Um investimento na ordem de R$ 3.300.000,00.
Além disso, foi realizada ainda a entrega de patrulhas agrícolas mecanizadas composta de trator agrícola, carreta e grade aradora para o município de Campo Maior, contemplando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultores e Agricultoras Familiares e Fundação Cultural Maria Luiza Rocha.
Para Francisca Reis, agricultora de Campo Maior e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os equipamentos vão ajudar na produção e no preparo da terra. “Na cidade, vendemos nossa produção para o Programa de Atendimento Emergencial à Agricultura Familiar (PAE-AF). É um incentivo maior ao nosso trabalho”, disse.
Nos dois primeiros editais lançados foram comprados R$ 9,4 milhões em gêneros alimentícios de agricultores familiares de 66 municípios do Piauí. O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e o Emater.