Além disso, o público infantil também está sendo ampliado para crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que estão sendo vacinadas nas UBS, cujo funcionamento é de 8h às 12h e 13h às 17h. Outros grupos já contemplados são trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente, que podem tomar sua dose do imunizante no Teresina Shopping ou nos terminais das 9h às 17h.
No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.
Emanuelle Dias, coordenadora da vacinação em Teresina, reforça que, na oportunidade, a população que também têm direito à vacina bivalente contra a covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, diz.
A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.
Programação – Vacinação contra a gripe
17/04 a 20/04 (segunda a quinta)
Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Público: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 85 anos e mais
17/04 a 20/04 (segunda a quinta)
Locais: Teresina Shopping, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Parque Piauí
Horário: 9h às 17h
Público: Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, idosos com 85 anos e mais
Vacinação com a bivalente tem continuidade na próxima semana
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) dá continuidade à aplicação da versão bivalente da vacina contra a covid-19. O imunizante está disponível em diversos locais como Unidades Básicas de Saúde, terminais e no Teresina Shopping, para todos os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde.
Os públicos contemplados pela vacina bivalente são idosos, trabalhadores da saúde com 18 anos e mais; pessoas com deficiência, imunocomprometidas, gestantes e puérperas, estes grupos com 12 anos e mais. Para ter acesso, basta se dirigir ao Teresina Shopping (edifício garagem G1) ou aos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.
No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Outros documentos são: um contracheque recente (até 3 meses) para os trabalhadores da saúde; cartão da gestante para as grávidas, cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê para puérperas e um documento de comprovação para pessoas com deficiência ou imunossuprimidas.
Outras etapas
A programação divulgada pela FMS para a próxima semana terá ainda vacinação na terça (18) e quinta-feira (20) em todas as UBS, que funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h. Nestes locais, será atendido o público de 12 anos e mais. Ainda nestes dias, as UBS do Buenos Aires, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Parque Poti, Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição estarão aplicando primeira, segunda dose e reforço para crianças de 5 a 11 anos.
Na segunda (17) e quarta-feira (19), os bebês de 6 meses a menores de 3 anos que vão tomar primeira, segunda e terceira dose, além das crianças de 3 e 4 anos vacinadas com coronavac que vão tomar dose de reforço, podem se dirigir às UBS Planalto Uruguai, Redonda, Betinho, Cristo Rei, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia, Memorare, São Pedro e Santa Isabel. Os locais funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h.
Além disso, de segunda (17) a quinta-feira (20), das 9h às 17h, o Teresina Shopping recebe ainda os seguintes públicos: primeira e segunda dose para o público de 6 meses e mais, terceira dose para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, primeiro reforço para 3 anos e mais, segundo reforço para 18 anos e mais e o terceiro reforço para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário – dose única.
Programação vacinação – 17 a 20 de abril
17/04 a 20/04 – Segunda a quarta-feira – 9h às 17h
Drive thru: Teresina Shopping (Edifício garagem G1), Terminal Buenos Aires, Terminal Parque Piauí
– Reforço Vacina Bivalente: 60 anos e mais;
– Vacina Bivalente: Imunocomprometidos 12 anos e mais
– Vacina Bivalente: Pessoas com deficiência permanente 12 anos e mais
– Vacina Bivalente: Gestantes e puérperas 12 anos e mais
– Vacina Bivalente: Trabalhadores da saúde 18 anos e mais
17/04 a 20/04 – Segunda a sexta-feira – 9h às 17h
Teresina Shopping (Edifício Garagem G3)
– 1ª dose crianças de 6 meses a 11 anos
– 2ª dose crianças de 6 meses a 11 anos
– 3ª dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos
– 1ª dose 12 anos e mais
– 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos ou mais);
– 1º Reforço (3 anos ou mais)
– 2º Reforço (18 anos ou mais)
– 3º Reforço (para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário – dose única)
18/04 e 20/04 – Terça e quinta-feira – 8h às 12h e 13h às 17h
Todas as UBS
– 1ª dose 12 anos e mais
– 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos ou mais)
– 1º Reforço (12 anos ou mais)
– 2º Reforço (18 anos ou mais)
– 3º Reforço (para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário – dose única)
18/04 e 20/04 – Terça e quinta-feira – 8h às 12h e 13h às 17h
UBS Buenos Aires, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite e UBS Parque Poti, UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Santa Isabel, UBS Renascença, UBS Alto da Ressurreição
– 1ª dose 5 a 11 anos
– 2ª dose 5 a 11 anos
– Reforço 5 a 11 anos
17/04 e 19/04 – Segunda e quarta-feira
UBS Planalto Uruguai, Redonda, Betinho, Cristo Rei, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia, Memorare, São Pedro, Santa Isabel
– 1ª dose (6 meses a menores de 5 anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias)
– 2ª dose (6 meses a menores de 5 anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias)
– 3ª dose (6 meses a menores de 5 anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias)
– Reforço (3 e 4 anos vacinadas com coronavac)
Semec divulga projeto MPT nas escolas da zona Sul
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participa, através de 14 unidades escolares, do Projeto MPT nas Escolas 2023. O Projeto tem como objetivo difundir a temática do trabalho infantil para a sociedade por meio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.
A responsável pela intermediação do Projeto, Mara Andréa de Araújo, visitou na manhã desta quarta-feira (12) as Escolas Municipais Dom Helder Câmara e Velho Monge, para conversar com os estudantes e apresentar a dinâmica do projeto às equipes pedagógicas.
Mara destaca que o público-alvo da ação são os alunos do 4º e 5º ano e que os estudantes, participarão durante os meses de maio e junho de uma imersão, em sala de aula, sobre a temática do trabalho infantil.
Para concluir o cronograma de ações do MPT, os alunos devem desenvolver um trabalho artístico sobre o tema, em que através de poesia, música, cartazes e desenhos possam expressar seu conhecimento e aprendizagem sobre seus direitos e deveres.
“Após os alunos finalizarem suas atividades artísticas, realizaremos uma curadoria e enviaremos para o Ministério Público, A partir deste momento, será gerado um ranking onde os melhores trabalhos serão premiados”, destaca Mara.
Solange Marques, Apoio Pedagógico da Escola Municipal Dom Helder Câmara, ressalta que o projeto tem um impacto muito positivo, pois “além de conscientizar diretamente as próprias crianças, estimula os pequenos a desenvolverem outras habilidades, como expressar suas percepções de mundo por meio da arte”, finaliza Solange.
PMT