O governador Rafael Fonteles assinou, nessa quarta- feira (10), o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal. Com isso, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso com o Ministério Público nas ações que serão realizadas para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI). A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP). O evento coletivo recebeu o nome de “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades” e está sendo realizado no Sesc Cajuína, em Teresina.
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Saúde. O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.
O governador destacou a importãncia do Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”, conclamou Rafael Fonteles.
O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador.
Sesapi e outras instituições também assinam o pacto
O termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal também foi assinado, em outro momento do evento, nessa quarta-feira (10), em atividade na sede do Ministério Público do Piauí, pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
Ccom Pi