A Prefeitura de Teresina, através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), realiza diariamente a Operação Tapa-Buraco em todas as zonas da cidade. Porém, na maioria das situações, os buracos são causados pelo acúmulo de água no asfalto e, em parte desses casos, a simples ação de não jogar lixo nas ruas pode ajudar a evitar o problema.
“Temos situações em que os buracos são causados pelo tráfego intenso de veículos pesados ou pela idade avançada do asfalto. Mas também temos buracos causados pelo acúmulo de água, por isso reforçamos a Operação Tapa-Buraco na época das chuvas. Esse problema aumenta muito porque as pessoas jogam lixo em local proibido e, quando chove, esse lixo é levado pela água e acaba entupindo bueiros e galerias, causando alagamentos em vários pontos da cidade. Isso danifica o asfalto. Asfalto e água não combinam”, explica o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
O diretor cita como exemplo a Avenida Barão de Castelo Branco, onde já foi realizada a Operação Tapa-Buraco várias vezes, mas os bueiros entupidos causam alagamentos no local, resultando em novos buracos na via.
“Além desse local, temos vários outros pontos na mesma situação, como ao lado do Cemitério São José, na zona norte, onde a sarjeta está obstruída pelo lixo jogado pela população, temos também o cruzamento das avenidas Presidente Kennedy com a Frei Heliodoro, na zona leste, e temos a Rua Deputado Sebastião Leal”, acrescenta Edmilson Ferreira.
O presidente da ETURB, João Duarte, destaca que a Prefeitura de Teresina tem investido em inúmeras ações para combater o descarte irregular de lixo, mas a ajuda da população é necessária para que essas ações tragam resultados efetivos.
“É importante que nossa população entenda que o lixo jogado nas ruas afeta a todos. Esses buracos no asfalto podem causar acidentes. O prefeito Doutor Pessoa é muito preocupado com essa questão e estamos todos os dias com equipes nas ruas realizando a Operação Tapa-Buraco. Além disso, mapeamos 189 pontos da cidade que não suportam mais reparos e, nesses locais, vamos reconstruir todo o asfalto”, afirma João Duarte.
Pmt PI