O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade da Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu na manhã de hoje (12-Jun) a visita da equipe gestora da ouvidoria geral e setorial SUS, Claudia Graciano e Dihna Miranda da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para uma troca de conhecimentos sobre o funcionamento e a prática da Ouvidoria da unidade, que é referência em atendimento ao público no Estado.
O objetivo da visita foi conhecer as instalações da Ouvidoria da unidade, seu funcionamento e também a infraestrutura comuns do hospital. A equipe de ouvidorias elogiou o Hospital como um todo, avaliando como positivos aspectos como: higiene e cordialidade de todos os funcionários, “que a gente possa levar a importância da ouvidoria para o gestor e população”, destacou Claudia Graciano, ouvidora geral SUS.
“É de suma importância esse estreitamento de laços entre as Ouvidorias para um aprimoramento dos trabalhos e desenvolver um serviço de qualidade, transparente, com responsabilidade e foco no objetivo maior, que é oportunizar melhorias nos processos hospitalares”, relatou Luciana Carvalho, ouvidora do HUT.
A Ouvidoria é um canal democrático de comunicação destinado a esclarecer dúvidas, receber reclamações e sugestões e também oferecer informações aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É papel da Ouvidoria efetuar o encaminhamento, a orientação, o acompanhamento da demanda e o retorno ao cidadão, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
Do início do ano até agora, a Ouvidoria do HUT registrou 448 manifestações de usuários que entraram em contato. O principal meio de acesso ao canal (55%) foi através do whatsapp: (86) 99562-6683, cerca de 97% das ocorrências registradas, tiveram o tempo de resposta, classificado como de imediato.
Pmt PI