Participação social é tema de oficinas sobre PPA estadual 2024-2027
Representantes dos 12 territórios piauienses participaram das discussões que aconteceram nos dias 11 e 12 de julho em Teresina.
Foram realizadas nos dias 11 e 12 de julho em Teresina, as oficinas temáticas de participação social e popular para a construção do PPA Participativo (2024-2027). Representantes dos 12 territórios piauienses, discutiram eixos temáticos como Educação Inclusiva de Qualidade; Saúde e Bem-Estar; Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Justiça e Segurança; Desenvolvimento Socioeconômico; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética e Redução das Desigualdades.
Para a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, o PPA foi realizado de forma transversal e com ampla participação popular. “ Eu gostaria de agradecer a cada um e a cada uma que participou desse processo de construção do nosso PPA. Aqui vocês ouviram as propostas e puderam acrescentar as ações que vocês avaliaram importantes, pensando principalmente naqueles que mais precisam das políticas públicas” , destacou a secretária.
O plano plurianual é considerado a peça-mãe do planejamento orçamentário do Estado. É ele que estabelecerá os objetivos e metas da administração pública para as despesas dos próximos quatro anos. O documento propõe um plano de médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo eleito.
O secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim falou da participação dos representantes territoriais nas oficinas “A plenária foi bem sucedida, nós tivemos cerca de mil inscrições, as oficinas foram bem movimentadas e com muita participação dos territórios. Tivemos a oportunidade de fazer uma explanação do modelo de gestão por resultados, e agora vamos nos debruçar sobre o resultados das oficinas, entender quais as diretrizes e prioridades sinalizadas por cada território e seguir o processo de formulação do plano”, destacou o gestor.
A PPA foi coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) em parceria com a Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres) e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que busca destacar os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Aqui discutimos a aplicação dos recursos e as obras estruturantes ao longo de todo o estado. A gente vê com bastante positividade essa iniciativa do Governo do Estado, que é realmente ouvir os anseios de quem vem de diferentes territórios com suas particularidades” destacou Wilon Pinheiro, representante do Território Chapada das Mangabeiras.
Para o governador Rafael Fonteles, que participou da solenidade de abertura do PPA, a participação popular é um dos alicerces da gestão. Para ele, a sintonia com os desejos da população faz parte da construção do orçamento e isso é levado em conta todos os dias. “Estamos aqui com pessoas dispostas a contribuir com nossa gestão e planejamento. Queremos fazer uma democracia participativa, inclusive na questão orçamentária. Estamos dando uma resposta efetiva para a segurança pública, com aumento de efetivo, investimento em tecnologia e integração das polícias, além do Poder Judiciário. Queremos atingir as metas e também aumentar a renda do povo”, explicou Rafael Fonteles.
Ccom PI