O Governador do Estado, é como um MAESTRO de uma orquestra, os Prefeitos, são como músicos, parte dessa BANDA se não musical, mas, de PROGRESSO E DE DESENVOLVIMENTO.
Ora, nada justifica que o vizinho Ceará, em apenas 160 km de Rio Poti, tenha 16 barragens molhadas, uma para cada 10 km de Rio Poti, em solo cearense, sendo que a última barragem deles, fica em cima da divisa do CEARÁ com o PIAUÍ.
Se multiplicarmos essas 16 barragens por duas margens, pois o Poti não faz divisa com o Piauí, apenas ele corta o limite de fronteira dos dois Estados. Ora, assim, os cearenses, em 160 km de Rio Poti, somando as duas margens, têm 320 kms de margens de Rio Poti, perfeitamente agricultáveis, nos 365 dias, do ano! Claro, o Rio Poti é PERENE!!
ESTÚPIDAMENTE, nada justifica que o Estado do Piauí em 360km de Rio Poti, da divisa com o Ceará, até desembocar no Rio Parnaíba, no belíssimo encontro das águas, em especial no período do inverno, ou seja, de grandes cheias.
Ora, multipliquemos os 360 KM por 2 margens, que alcançaremos a rica soma de 720 kms de margens de rios molhadas, que, levando-se em conta que as margens de Rios Federais de 100 metros para fora, pertence à União, claro, para gerar projetos sociais de plantios de verduras, legumes, rica fruticultura, e mais piscicultura e apicultura, tudo em larga escala, com gigantes e organizadas COOPERATIVAS, para o alinhamento dos produtores, com o planejamento de divisão por áreas de produção, e, consequentemente, gerando milhares de empregos e um forte MERCADO DE ABASTECIMENTO para dentro e para fora do Estado.
Ao Governador Rafael compete, acompanhar os recursos da CODEVASF, para os municípios banhados pelos Rios Poti e Parnaíba, e gerando milhares de empregos, que vergonhosamente, enquanto no vizinho Ceará, o Poti é um Rio Federal que gera milhares de empregos e riqueza, enquanto no Piauí, Prefeitos espatifam, os repasses do OGU via CODEVASF, e repito, espatifam milhões e nada fazem no campo da produção com garantia de sucesso e esbanjando milhões do OGU, infelizmente, sem serventia nenhuma.
BARAGENS MOLHADAS, podem mudar o perfil da economia desses municípios ribeirinhos, no cultivo, da fruticultura, verduras, legumes, piscicultura e apicultura, tudo em larga escala, desde que, o jovem e arrojado Governador Rafael Fonteles, vem demonstrando ser, ordene, que, a sua Secretaria de Planejamento, entre em ação em corroborar, com aqueles municípios que pertencem aos Rios Poti e Parnaíba, em especial, nos municípios que margeiam, os Rios Poti e Parnaíba e seus afluentes.
É preciso, um comando governamental, que oriente essa política de progresso, desenvolvimento, e geração de riqueza, com larga riqueza e larga geração de empregos.
(É A NOSSA DURA E IMPLACÁVEL OPINIÃO DE HOJE, DOA A QUEM DOER)
P A N C A D A P I A U Í
TERESINA, É QUEM MAIS RECEBE EMENDAS DO OGU NA CODEVASF
O Prefeito, médico, Dr. Pessoa, precisa, abrir uma auditoria, no Planejamento do seu Município, para, apurar, com rigor, o que as suas Secretarias de planejamento e Agricultura, fizeram em Teresina, nas margens do Rios Parnaíba e Poti, dentro da Grande Teresina, nesses quase 3 anos sob o comando de sua caneta de Prefeito.
Em sendo o polo maior de desenvolvimento do Projeto Rio Parnaíba, na CODEVASF, com recursos oriundos do OGU – Orçamento Geral da União – claro e evidente, que obrigatoriamente, teria que ser o município de maior PEDAÇO DO OGU, dinheiro a fundo perdido, mas, que, infelizmente, nada temos de progresso de agricultura irrigada, nas margens dos Rios: Parnaíba e Poti. E, ao longo desses mais de 30 anos, os Tucanos de Teresina, nada fizeram nas margens desses dois rios perenes. Convenhamos, uma VERGONHA!! Claro, o que não deixa de ser uma VERGONHA, em especial para os TUCANOS DE TERESINA, que governaram a Capital, Teresina, por mais de 30 anos, parece que 34 anos, precisamente, com mandatos sucessivos, mas, estupida e vergonhosamente, nada temos de projetos qualquer, nas margens do Parnaíba e do Poty dentro do GIGANTE Município de Teresina, cercada pelos Rios Federais, Parnaíba e Poti, ambos, recebendo anualmente milhões, a fundo perdido do OGU (Orçamento Geral da União).
Ora, cabe ao Prefeito Dr. Pessoa, que é um homem bondoso e às vezes, até inocente, buscar saber, o que foi feito durante os seus três anos de Governo, nas margens dos Rios Parnaíba e Poti, dentro do gigante município de Teresina, com tantas riquezas inexploradas nas margens desses dois majestosos Rios perenes, pelas suas Secretarias de Planejamento e Agricultura. E agora José?
Ora, se vem milhões, para todos os municípios, sob planejamento da CODEVASF, ribeirinhos, do interior até a Capital do Piauí, Teresina, é, claro e evidente, que o volume de recursos da Capital Teresina, sempre têm sido maior, do que os outros municípios, que são beneficiados pelo OGU – (Orçamento Geral da União) VERGONHOSAMENTE, DINHEIRO A FUNDO PERDIDO, ou seja, sem a obrigação de ressarcimento, À UNIÃO!! PODE? E O PIOR É QUE PODE!!!
Acorde Dr. Pessoa, o seu Planejamento e sua Secretaria de Agricultura, nada fizeram, de Planejamento concreto, até hoje, direcionado ao desenvolvimento agrícola do gigante e rico município de TERESINA, banhado por dois Rios Federais, perenes, que, vergonhosamente, nem os tucanos e muito outros Governos, que há mais de 30 anos, recebem milhões, a FUNDO PERDIDO DO OGU (ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO), e, que, estupida e vergonhosamente, nada têm para apresentar ao povo da Grande Teresina, o que fizeram até hoje, ao longo dos anos, com os R$ milhões e milhões, a fundo PERDIDO, do OGU, numa clara e evidente VERGONHA!!
Ao nobre e inocente Dr. Pessoa, digno Prefeito de Teresina, cabe, com rigor, e mão de ferro, abrir sindicância, CPI, em suas duas Secretarias, de Planejamento e Agricultura, para, que seus titulares, justifiquem ao POVIO DE TERESINA, o que fizeram em termos de PLANEJAMENTO E AGRICULTURA, em beneficio da população mais carente de emprego e trabalho, dentro do Grande Teresina, que compreende 16 municípios, incluindo o vizinho Timon/MA do outro lado da Ponte Metálica.
Acorde Dr. Pessoa, tem auxiliares seus que pela omissão, falta de Planejamento e de projetos agricultáveis, merecem a CANETA VERMELHA!!!
ACORDE DR. PESSOA, o Sr. ainda tem um ano e dois meses, para fazer alguma coisa com esse dinheiro que vem a FUNDO PERDIDO, para explodir de progresso o setor produtivo do Município de Teresina. CANETA NELES, DR. PESSOA!!
É O APELO DA LINHA EDITORIAL DO PORTAL, jogoaberto.net.br – E agora JOSÉ!!
MELHORES TWEETERs da SEMANA Do Jornalista Tomaz Teixeira.
VAMOS DEIXAR A CARGO DO GOVERNADOR RAFAEL FONTELES, O DESTAQUE DOS SEUS TWEETERS, DIRETO DA CHINA, ONDE FAZ VISITA OFICIAL, EM BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO, DIRECIONADAS AO RICO ESTADO DO PIAUÍ, EM ÁGUA E MINÉRIOS!!!
Acompanhem o festival positivo de Tweeters do jovem Governador Rafael Fonteles, que direto da China, em visita oficial ao continente Asiático, tem mostrado, que realmente, veio para fazer a diferença, e vejam, que ele mesmo, DIFUNDE, suas ações fora do Brasil, como representante maior do nosso RIQUÍSSIMO PIAUÍ!!!
TRIBUNA LIVRE
- – O GOVERNADOR RAFAEL PRECISA INTERVIR EM DEFESA, DOS EX-PARLAMENTARES DO INPALPI DA ALEPI, LUDIBRIADOS PELO PRESIDENTE Franzé Silva, que, desde janeiro, não quita, a diferença do novo reajuste dos parlamentares, que são beneficiados, SEGURADOS DO INPALPI!!
- – O INPALPI, É um Instituto LEGAL e que, a cada falecimento de parlamentares e seus dependentes, esposa e filhos com deficiência física ou mental, vai se diluindo, até o fim de vida, dos seus segurados, EX Parlamentares, e familiares, que durante, seus 5 mandatos contribuíram, com direitos conquistados a partir do segundo mandato, em percentuais, de 20%, 40%, 60%, 80% e 100% para quem chegava ao seu 5º mandato, 20 anos, quando, descontavam para o INPALPI 14% do seu Subsídio Parlamentar, ao longo dos 5 mandatos, com direito a pensão em percentuais, a partir do 2º mandato, como rege a Lei do INPALPI. ISTO É UMA VERGONHA!!!
- – ORA, E ISSO, NUNCA TINHA ACONTECIDO, UM ATO ATRABILIARIO DO COJAC DA ALEPI, FRANZÉ SILVA. ATÉ QUANDO VÃO CONTINUAR, PREJUDICANDO VIÚVAS E FILHOS ESPECIAIS DESSES PARLAMENTARES PENSIONISTAS? Com a palavra o Alexandre DesMorais da ALEPI, o COJAC Franzé da Silva!!!
- – ATÉ QUANDO O PLANEJAMENTO DO ESTADO, ao longo desses mais de 30 anos, vai continuar tolerando que os municípios beneficiados pela CODEVASF, espatifem milhões anuais, sem nada investirem nas margens, dos Rios Poti e Parnaíba?
- – ORA COM O FABULOSO MONTANTE de recursos do OGU – Orçamento Geral da União, DINHEIRO A FUNDO PERDIDO – que, sequer, são fiscalizados pelo TCE/PI e Ministério Público do Estado, e, estupidamente, também, não fiscalizados pelo TCU e Ministério Público Federal
- – CADÊ O DINHEIRÃO DA CODEVASF, À FUNDO PERDIDO, O GATO COMEU?
A L F I N E T A D A S
- – ATÉ QUANDO O DEPUTADO FRANZÉ SILVA, vai continuar destratando os parlamentares, que têm pensão parlamentar no INPALPI – (Instituto de Previdência da Assembléia Legislativa do Piauí?).
- – INFELIZMENTE, O DEPUTADO FRANZÉ DA SILVA, não estava preparado para assumir o comando do PODER LEGISLATIVO DO PIAUÍ!!
- – ALIÁS, o DEP. FRANZÉ SILVA, precisa esclarecer se é verdade que, a casa colonial alugada para abrigar o SETOR MÉDICO DA ALEPI, foi alugada pelo valor de R$20 mil reais mês. Santo Cristo!!
- – Se foi alugada por esse valor, a MESA DIRETORA, da ALEPI, deve uma satisfação aos nobres pares do Legislativo, bem como aos servidores da ALEPI, que, na realidade são os donos daquele Poder. Pois, o Deputado quando perde o mandato toma DORIL, mas, os servidores continuam.
- – Mas, quando o tema é pertinente, merece ser constantemente relembrado: O Deputado FRANZÉ, deve uma explicação, à sociedade e aos seus nobres pares, colegas de ALEPI, se for verdade, por que, de um aluguel de uma casa por um valor tão EXORBITANTE.
- – POR FALAR EM ABUSO DE PODER, quando é mesmo que o nobre Deputa.., Franzé Silva, vai pagar a diferença e atualizar as pensões dos parlamentares pensionistas do INPALPI.
- – ALIÁS, O DEPUTA.., FRANZÉ SILVA, PODE TAMBÉM, DEVOLVER COM JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA, AS CONTRIBUIÇÕES, DE 2 A 5 MANDATOS, de 10 a 20 anos, dependendo do período, de pensão de cada um, com juros e correção monetária, dos anos somados e calculados desde as contribuições iniciadas, até os dias atuais.
- – SE ELE FOR MESMO UM DEPUTA.., ARROJADO, ELE DEVE TOPAR!!!
- – É, e tem DEPUTADO QUE TOPA RECEBER CORRIGIDO, tudo que pagou, Contribuiu, para com o INPALPI, pois, se a gorda grana não foi surrupiada, ao longo desses anos, o parlamentar pensionista, vai receber, o que é seu, de direito, com juros e correção monetária, que, sem dúvidas, somará, UMA GORDA POUPANÇA. TOPA, DEPUTA.. FRANZÉ SILVA?