Há mais de 30 anos, o então Senador Freitas Neto, também ex-Governador do Piauí e Ministro de Estado, deixou na CODEVASF, um dos maiores feitos de um político, que valeria por reeleições, para o cargo que quisesse, por reconhecimento, por esse seu grande feito.
Nenhum outro político, deixou um legado do tamanho em grandeza e magnitude, do que essa Lei do então Senador Freitas Neto, que colocou o Rio Parnaíba, na CODEVASF. Para quem tem discernimento, e visão futurista, claro que a partir daquele projeto aprovado no Senado, o Piauí já poderia, ser um dos maiores celeiros de produção de frutos, verduras, legumes, piscicultura e apicultura, do nordeste, ao longo desses 1.600km de Rio Parnaíba, desde suas nascentes até ao desembocar no Atlântico, depois de se transformar em mais de 70 ilhas, monumentais, em beleza e riqueza de fauna e flora.
Colocar o Rio Parnaíba, ao lado do Rio São Francisco, que nasce em Minas, e banha: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e agora, expandido com o Canal do São Francisco, iniciado pelo Governo Lula e concluído pelo Governo de Jair Bolsonaro, esticando esses benefícios com um MEGA CANAL que possibilita gerar riqueza, renda permanente, numa região do Ceará, Rio Grande do Norte e Parnaíba, sem dúvidas, num grande feito, iniciado por Lula e concluído por Jair Bolsonaro.
Mas, antes do Canal do São Francisco, um ex-governador do Piauí, investido no mandato de Senador da República, criativo e competentemente, talvez iluminado por Deus, teve a sabedoria e a perspicácia, de incluir o Parnaíba, segundo maior Rio do Nordeste, depois do São Francisco, no ORÇAMENTO ANUAL DA CODEVASF, com dinheiro muito, muito dinheiro, a FUNDO PERDIDO, sem que os municípios, tenham obrigação de reembolsar à União, pois são verbas a Fundo Perdido, para contribuir para o desenvolvimento do nordeste, do País, de Minas Gerais ao Piauí/Maranhão aos ribeirinhos do majestoso Rio Parnaíba.
Feliz dia, em que o então Senador Freitas Neto, que foi bem iluminado, talvez por Deus, teve a grandeza, de colocar o Rio Parnaíba dentro do OGU -Orçamento Geral da União – como já disse, com recursos à FUNDO PERDIDO, (sem obrigação de pagar) – esclarecendo aos neófitos – num dos maiores feitos, se não o maior, praticado, feito por um Senador da República do Piauí!
Costumo dizer, que por esse grande feito, o ex-Governador Freitas, merecia ser reeleito Senador, até o fim de sua vida. Ou, se tivesse uma difusão, de como tenha sido o maior feito de um Político do Piauí, no Congresso Nacional, superando de Petrônio Portela à Alberto Silva, os dois maiores expoentes da política, não deixando de citar Hugo Napoleão, que além de Governador por dois mandatos, foi o único que foi, 3 vezes Ministro de Estado.
Mas, ao declinar os feitos de nossos políticos, mais tradicionais, vamos fazer uma pergunta, para fazer o fechamento desta matéria, em nossa COLUNA SEMANAL: EM 30 ANOS DO RIO PARNAÍBA NA CODEVASF, verbas a fundo perdido do OGU, União Federal, qual município que somam 17, concluiu, pelo menos o seu canal de irrigação, como temos no São Francisco, de Minas Gerais à Pernambuco?
FECHEM OS OLHOS: VERGONHOSAMENTE NENHUM!!
Isto merece, um levantamento de quantos milhões vieram do OGU para os municípios banhados Pelos Rios Parnaíba e Poti, (e seus afluentes) ambos banhando dois estados, (CE/MA) mas, vergonhosa e decepcionantemente, (como diria Odorico Paraguassu), personagem que se parece muito, com muitos políticos do Piauí, que em mais de 30 anos mamam GORDAS VERBAS, da CODEVASF, e, vergonhosamente, nada concluíram, em termos de projetos de gigantes, canais de irrigação, como temos no também gigante Rio São Francisco.
Faço este comentário de Hoje, para pedir, aos políticos do Estado, que informem, quanto veio para o Piauí, nestes 30 anos de CODEVASF para os municípios ribeirinhos ou afluentes do Parnaíba, verbas a Fundo Perdido, e, desviadas, para tudo, menos para irrigação com geração de riqueza, com milhares e milhares de empregos, desde Santa Filomena à Parnaíba, somando 17 municípios agraciados, por esse fenomenal e fantástico projeto de autoria do então Senador Freitas Neto, também, Governador do Piauí.
O jovem Governador Rafael, que é um exímio matemático, faça junto à SUDENE quantos bilhões vieram para o Piauí e dentro do Governo de quem, para assim se mensurar a capacidade administrativa de nossos Governantes.
Acredito que superaremos a soma de Bilhões, mesmo com as variantes de município para
município.
Aplausos ao Governador, Senador e Ministro de Estado Freitas Neto, por esse seu grande feito, e, nossos pêsames, àqueles que há mais de 30 anos espatifam milhões, sem deixar lastro de coisa nenhuma no campo produtivo, por falta de competência, e de Planejamento de Resultados. E também de uma rígida fiscalização do TCE, Tribunal de Contas do Estado. (omisso e bota omisso nisso!!)
É nossa dura e implacável opinião de hoje, doa a quem doer.
IMPORTANTE:
E.T. façamos uma comparação: costumo citar o agradecimento da Prefeita Socorro Wakin de Timon/MA, município que de uma vez só num determinado ano de sua administração, recebeu de uma lapada só R$ 50 milhões, revelado num encontro dela com o ex-Governador Hugo Napoleão, quando agradeceu, por tamanha monta de recursos de uma lapada só, graças ao Projeto GRANDE TERESINA, de autoria de Hugo Napoleão, e que nunca foi consolidado, (mas, o dinheiro vem todos os anos) e Timon não produz nem maxixe e nem quiabo, como também os municípios do Piauí, aquinhoados pela CODEVASF, para abastecer o CEASA/PI/MA E EXPORTAR PARA O MUNDO.
Isso precisa ser mostrado e precisa ser dito, para que se mensurem o nível tão baixo de nossa Classe Política. AAArrreee!! CONVENHAMOS É DEMAIS!!
P A N C A D A P I A U Í
VAMOS PENSAR GRANDE E COBRAR DE CADA MUNICÍPIO O QUE SEGUE:
Está na hora, de um Parlamentar do Piauí no Congresso Nacional, fazer, junto ao Ministério do Planejamento, um levantamento de quanto já foi enviado ao Piauí a Fundo Perdido, para os municípios ribeirinhos do majestoso Rio Parnaíba, do lado do Piauí, DURANTE ESSES 30 anos de CODEVASF.
ISTO É INADMISSÍVEL, que em 30 anos de CODEVASF, COM RECURSOS A FUNDO PERDIDO, nada tenha sido feito no Piauí!
VAMOS DECLINAR OS CAMPOS DE ATUAÇÃO PARA A GERAÇÃO DE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE: COOPERATIVISMO!!
A)- AFASTAMENTO DAS CERCAS DOS RIOS PARNAÍBA E POTI., margem de Rio Federal, da margem para fora, pertence à União, para assentamento de projetos irrigados para os sem terra, com organização cooperativista.
B)- ORGANIZAÇÃO COOPERATIVISTA, para garantia de financiamentos dos bancos oficiais às cooperativas ao longo dos Rios Parnaíba e Poti.
C)- Financiamento de projetos coordenados pelo EMATER e Secretaria de Agricultura dos Estados e dos municípios, para definição de quais áreas produzirão culturas diferentes: frutos, diversos, além de apicultura, piscicultura, verduras e legumes.
D)- Acompanhamento do Emater, Secretaria de Agricultura do Estado e apoio da EMBRAPA!
E)- Fora dos 100 metros para os pequenos agricultores, os grandes projetos de fruticultura, legumes, piscicultura e apicultura, tudo em larga escala para o mercado interno para exportar aos estados do País e para o mundo. Tudo regido por grandes cooperativas.
F)- EM SUMA, ORGANIZAÇÃO SOCIAL PARA O SUCESSO DOS PROJETOS IRRIGADOS.
Afinal, o que fizeram ao longo de 30 anos, com tantos recursos a fundo perdido da União, cito, mais precisamente do OGU, algo que vai se transformar no maior escândalo de desvios de verbas tão importantes, para os municípios ribeirinhos do Parnaíba e de seus afluentes, e o pior, desviados para outras finalidades.
ACREDITEM!! Se levantarem teremos um dos maiores escândalos de recursos espatifados, por prefeitos irresponsáveis, que desses recursos se locupletaram e que infelizmente, nada fizeram, até hoje durante 30 anos, nos Municípios, ribeirinhos dos Rios Parnaíba, Poti, Gurguéia, e tantos outros, de Santa Filomena, ao desembocar no Atlântico, acreditem, todos receberam milhares, podem até ter plantado muitas conversas e mentiras, menos investidos em projetos de produção, frutos,(fruticultura) legumes, piscicultura e apicultura, tudo em larga escala, com SUSTENTABILIDADE.
LEVANTEM: Será um dos maiores escândalos de esbanjamento de dinheiro e muito, à Fundo Perdido, ou seja: para aplicar, sem ter que devolver à União. Será um dos maiores escândalos da política do Piauí, muitos políticos desses afluentes do Poti e do Parnaíba, serão execrados em Praça Pública. E no Maranhão não será diferente!!
Infelizmente em nosso Piauí, a maioria dos políticos, tanto roubam, como furtam, de forma desvairada e IRRESPONSÁVEL.
E ESSE TRIBUNAL CONTAS, SERVE MESMO PARA QUÊ? OU PODE TER SEU NOME TROCADO PARA TRIBUNAL FAZ DE COTAS!!! Sim, claro que sim! Não tem outra comparação, que não essa!!!
AO GOVERNADOR RAFAEL!!!
Sabemos que V. Exa., é um exímio matemático, agora comandando os destinos do Piauí.
Mande levantar na SUDENE, quanto foram enviados em termos de recursos à FUNDO PERDIDO, para os municípios afluentes dos Rios Parnaíba, Poti, Gurguéia e outros, para quando somado, ano a ano, durante esses 30 anos do RIO PARNAÍBA, NA CODEVASF, qual o volume de recursos receberam, cada um desses municípios, ao longo desses 30 anos, REPITO, tem prefeito que se ainda estiver vivo, pode ir para a cadeia.
Infelizmente, a maioria dos Tribunais de Contas do nosso País, poderiam trocar de nome e serem rotulados de “TRIBUNAIS FAZ DE CONTAS”!!
EM MAIS DE 30 ANOS DA CODEVASF, nada temos de importante, no campo de geração de emprego e renda, gerado pelos bilhões à fundo Perdido da União, OGU, para a CODEVASF/PIAUÍ, para atender aos rios Poti, Parnaíba e seus afluentes, desde o GURGUÉIA, ao Marataoan e Longá, que robustecendo o Parnaíba, que desemboca no Atlântico, formando 77 ilhas fantásticas, mas, também, sem serem aproveitadas, como um dos maiores polos de turismo de beleza única, no mundo, pois, em nenhuma foz de rios, que desaguam no Atlântico ou Pacífico, têm 77 ilhas encantadoras e incomensuráveis, pois, isso só existe no Piauí, com a divisa com o Maranhão, dois privilegiados, Estados, banhados pelo ATLÂNTICO, no maior CONGLOMERADO DE ILHAS belíssimas do mundo, e as grandes redes hoteleiras de grandes RESSORTS, ainda não descobriram isso.
ALGO FANTÁSTICO E SEM SIMILAR NO MUNDO.
CLARO: merecendo que grandes redes de fenomenais Ressorts, margeando o Atlântico no litoral do Piauí/Maranhão, com Gigantes RESSORTS, para fomentar a fenomenal riqueza, de nosso turismo.
ACORDA PIAUÍ, fomos privilegiados por dádivas de Deus, mas, infelizmente, nossos políticos não têm visão para alcançar tamanha riqueza, que dorme ao longo dos anos, por falta de PLANEJAMENTO DE RESULTADOS.
E.T. ACORDA PIAUÍ, CHEGA DE INÉRCIA E DE POLÍTICOS NEÓFITOS!!! ARRRREEE!!!!
T R I B U N A L I V R E
HELP TERESINA!! Nosso centro comercial de Teresina, está morrendo, merecendo uma reforma, que o transforme no Shopping Aberto, com expediente das 08 da manhã, as 20 horas, com dois grupos de comerciários duplicando o número de empregos, algo fantástico e um modelo para São Luiz, Fortaleza, também, com seus centros comerciais em decadência. SHOPPING ABERTO no Estilo de CURITIBA, um modelo a ser seguido.
A FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO, segundo Valdecy Cavalcante, dispunha de até 130 a 150 milhões para investir na melhoria do Centro Comercial de Teresina, mas, nossas autoridades de comando em nada se interessaram. ACORDA TERESINA, chega de atraso e de desemprego.
É PRECISO PENSAR GRANDE, como sempre pensava o grande Governador Alberto Silva.
O SURGIMENTO dos GRANDES Shoppings cobra de nossos políticos, a começar pelo Prefeito de Teresina, que salvem urgente o CENTRO COMERCIAL DE TERESINA, QUE ESTÁ MORRENDO, UMA VERGONHA.
É PRECISO, competência, entrosamento com a FECOMÉRCIO, CLUBE DOS DIRETORES LOGISTAS E PREFEITURA DE TERESINA!!
MELHORES TWEETERs DA SEMANA DO JORNALISTA TOMAZ TEIXEIRA
A L F I N E T A D A S
- Até quando o Piauí vai continuar sem plantar sequer, nem maxixe e quiabo nas margens do Parnaíba e do Poti, visando a geração de emprego e renda?
- Por que nas margens dos Rios Parnaíba, Poti, não temos plantios de verduras, legumes e criação de peixe em tanques rede e projetos nas margens dos dois rios?
- Até quando o progresso vai continuar sendo desprezado por nossos políticos?
- -Espera-se que o novo Governador, Professor Rafael Fonteles, ensine, aos políticos e empresários que, quem tem margem de Rios perenes, não pode ser chamado de pobres e sim, de: PREGUIÇOSOS!!!
- – O TEMPO URGE, que nossas autoridades tenham discernimento para a elaboração de projetos de aproveitamento de nossas riquezas naturais, bem como, melhorando o Mercado de Trabalho na Capital e nas margens dos municípios ribeirinhos do Poti e Parnaíba. Convenhamos: UMA VERGONHA, NADA PRODUZIMOS, sequer, MAXIXE e QUIABO.
- V e r g o n h a!!!!
Oscar de barro
Personalidade nota 10