A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participa nesta terça-feira, (5), no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2, Brasília/DF, da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento segue até sexta-feira, (8).
A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social tem como tema “Reconstrução do SUAS: O Suas que temos e o SUAS que queremos” e abordará cinco eixos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre Segmentos; Articulação entre segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os debates realizados nas conferências contribuem com a melhoria nos serviços da política de assistência social.
“A participação da gestão nas conferências, seja ela municipal, estadual e nacional, ajuda a melhor pensar e desenvolver a política pública de assistência social, dentro de cada realidade. Nada melhor do que debater essa política com os conselhos de Assistência Social, trabalhadores do SUAS e usuários”, destaca.
Para Aline Teixeira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Teresina (CMAS/The), as conferências são instâncias de participação social para avaliar as políticas públicas e seguem uma organização ascendente nas três esferas governamentais (municipal, estadual e nacional).
“Essa é a primeira Conferência Nacional após o período pandêmico e a expectativa é de definir diretrizes para reconstruir o SUAS no Brasil, alcançando a população que mais precisa da política pública de Assistência Social. Teresina, como uma capital, não poderia ficar de fora e conta com uma delegação de oito pessoas, representantes de organizações governamentais e não governamentais”, ressaltou.
Ccom PI