O Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina, está sendo palco da exposição “A Batalha do Jenipapo”, cuja abertura ocorreu nesta quinta-feira (25). A exposição, que se estenderá até o final de fevereiro, retrata a importância desse movimento para a Independência do Brasil.
A supervisora do Museu do Piauí, Margareth Torres Veloso, disse que o local está sempre antenado com a história do Piauí e a exposição conta a importância da Batalha do Jenipapo para a independência, não só do Piauí, mas do Brasil.
“É de muita importância os estudantes e o público em geral conhecerem um pouco da nossa história. Se não houvesse essa batalha, provavelmente o Brasil não teria sido independente. Então, os alunos têm que conhecer sua importância, porque infelizmente não está inserida nos livros de História do Brasil e a exposição dá dimensão da importância da nossa história”, disse Margareth.
Segundo ela, a exposição é aberta ao público gratuitamente. “O evento é uma iniciativa do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, em parceria com o Museu do Piauí. “Isso traz para a gente uma grande alegria em ter esse acervo tão importante sobre a Batalha do Jenipapo”, frisou a supervisora.
O professor Cineas Santos, do Conselho Estadual de Cultura, disse que essa exposição não deve se restringir apenas a museus. “Essa é uma exposição que deve ser itinerante, deve percorrer escolas, espaços públicos e privados, porque é uma oportunidade para que as pessoas entendam o significado, a importância dessa batalha”, ressalta o conselheiro.
Ele destacou que durante muito tempo a Batalha do Jenipapo foi tratada apenas como uma “escaramuça” entre as tropas de Fidié e um grupo desarrumado, desordenado de sertanejos. “Essa batalha foi decisiva para a independência, não apenas do Piauí, mas também do Brasil. Os portugueses sabiam que metade deste país já faria a independência de qualquer forma; ou seja, do Ceará para lá era inevitável que acontecesse. Mas eles queriam preservar o pedaço de cá e o Piauí era o limite, tanto que o Fidié trazia uma ordem expressa do rei: mantenha”, conta Cineas.
O professor enfatizou que “esse pedaço daqui do Piauí até o Amazonas era de interesse dos portugueses. Então a unidade nacional se deve à Batalha do Jenipapo”.
Segundo ele, essa batalha deve ser louvada, festejada e, principalmente, estudada e conhecida, pois é de muita importância.
Horário de funcionamento
O Museu do Piauí está localizado na Rua Areolino de Abreu, nº 900, no centro de Teresina e funciona de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia.
Ccom PI