É um músculo pouco conhecido pelas pessoas em geral, mas de grande relevância. E não só porque é indispensável para podermos ficar de pé e caminhar.
👉 O sóleo, localizado na parte inferior da panturrilha, é um daqueles órgãos multifacetados que não apenas nos mantém erguidos, mas contém duas veias importantes em seu interior que desempenham um papel fundamental na circulação sanguínea.
Por isso, costuma ser chamado de “segundo coração”.
Parte do que o torna especial é a sua composição, como explica o médico Carles Pedret, especialista da Faculdade de Medicina Esportiva da Universidade de Barcelona, na Espanha, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.
Isso está relacionado à sua função, como você vai entender abaixo.
Estabilidade
“O sóleo é essencial para qualquer atividade realizada em pé ou caminhando”, explica o médico Marc Hamilton, da Universidade de Houston, nos EUA, à BBC News Mundo.
Dependendo da sua função, os músculos do corpo são compostos por diferentes tipos de fibras.
Para os músculos que mantêm a estrutura do corpo — como os do interior das costas, que mantêm a coluna vertebral ereta — o corpo usa fibras de contração lenta. São fibras que, embora não sejam feitas para realizar movimentos bruscos, apresentam grande resistência e podem permanecer contraídas por horas com poucos sintomas de fadiga.
É o que permite que você fique em pé ou caminhe por longos períodos de tempo.
Por outro lado, existem os músculos das mãos, das pernas e dos braços, que contêm fibras de ação rápida — ou seja, fibras que se contraem e relaxam quase instantaneamente para realizar os movimentos de que somos capazes.
➡️ O sóleo, como um músculo estrutural que ajuda você a se manter erguido, possui uma grande composição de tecido de contração lenta, o que o torna capaz de gerar grandes quantidades de energia sem ficar tão fadigado.
fonte g1