O processo de envelhecimento acarreta alterações biológicas que influenciam e interferem no desempenho funcional e no estado nutricional do idoso, sendo assim a composição corporal muda com o passar dos anos ocorre o aumento da massa de gordura e da gordura visceral e a diminuição da massa muscular, sendo uma diminuição involuntária necessitando de um acompanhamento adequado para garantir um bom estado de saúde.
Pensando nisso o projeto 60+ SAÚDE E BEM-ESTAR foi idealizado com o objetivo de promover saúde fisica e bem-estar contribuindo para formação de uma imagem positiva da pessoa idosa possibilitando o aumento da sua autoestima, visa também a qualidade de vida para as pessoas acima de 60 anos.
Pensando em garantir que as pessoas envelheçam de forma saudável com assistência em saúde, através de uma equipe multidisciplinar este projeto promoveu encontros dois semanais para realizar atividades físicas com acompanhamento de um profissional de educação física e ações mensal com a equipe de saúde para avaliar o desempenho.
O projeto atendeu quatro núcleos Mocambinho, Santa Maria da Codipe, São Pedro e Morada do Sol onde a maioria do idosos estavam com obesidade, circunferência da cintura e quadril elevado e com patologias metabólicas estabelecidas tais como: hipertensão e diabetes.
Após meses de acompanhamento da equipe multidisciplinar como médicos, fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, educador físico e nutricionista, nossos núcleos do 60+ apresentam expressiva evolução no quadro clínico de saúde física e emocional. Comprovadamente, nossos idosos têm mais saúde e bem-estar a partir das ações do projeto.
60+ em números: pressão arterial alterada de 47% para 16%, colesterol total diminuído em 86%, LDL reduzido para 77%, redução dos níveis de triglicerídeos em 71%. Na avaliação nutricional, os dados também demonstram redução em todos os indicadores: peso, circunferência da cintura e quadril.
Este projeto iniciou com o apoio do vereador Venâncio Cardoso, hoje tem apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Associação da Nossa Senhora do Amparo e conta também com apoio da Superintendência do Idoso.