O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promovem, na segunda-feira (20), os eventos do G20 Social, em Teresina. As vagas para participar presencialmente já estão esgotadas. Quem não conseguiu se inscrever, poderá acompanhar os eventos ao vivo, por meio do YouTube do Governo do Piauí e do MDS.
No dia 20, a partir das 8h30, será realizada reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que compõem a Caisan darão contribuições para a composição da “cesta” para políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
Em seguida, às 10h, será realizado o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, que traz apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. À tarde, no âmbito do G20 Social, haverá reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.
A reunião da Caisan e o seminário serão transmitidos ao vivo pelo YouTube. Já a reunião ampliada à sociedade civil, que será à tarde, é mais restrita. Todos os eventos do dia 20 de maio ocorrem na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi).
A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense entre 22 e 24 de maio, no Centro de Convenções. Os encontros dos três dias serão restritos apenas às delegações.
Acompanhe ao vivo os eventos do G20 Social por meio do link:
https://youtube.com/live/WaF8yIjZa4g?feature=share
Ccom Pi