A vice-presidente americana Kamala Harris escolheu o governador Tim Walz, de Minnesota, como seu companheiro de chapa para a corrida pela Casa Branca.
A seleção coroa a curta, mas rápida ascensão do democrata do Centro-Oeste dos EUA – de um patamar de relativamente desconhecido para um dos principais nomes do partido para atacar Donald Trump e a agenda trumpista.
Kamala informou Walz por meio de uma videochamada. Espera-se que eles apareçam juntos em seu primeiro comício conjunto ainda hoje na Filadélfia.
Uma fonte relatou à CNN que, durante a chamada, Kamala declarou que eles são os azarões na corrida presidencial de 2024, mas que estão confiantes de que juntos têm uma mensagem vencedora sobre redução de custos para a classe média e proteção da liberdade.
Em uma mensagem de texto aos apoiadores, Kamala disse que estava “satisfeita em compartilhar” que havia escolhido o governador de Minnesota, Tim Walz, para se juntar à campanha democrata como seu companheiro de chapa.
Harris também usou a mensagem para pedir aos apoiadores que apoiassem a campanha.
“Agora, você poderia contribuir com US$ 20 para dar as boas-vindas a Tim em nossa chapa? Estamos contando com seu apoio imediato para derrotar Donald Trump e JD Vance”, ela disse.
“Significa muito para mim, para Tim e para nossas famílias ter você ao nosso lado”, acrescentou o candidato presidencial democrata.
Quem é Tim Walz?
Ex-educador, Walz está atualmente em seu segundo mandato como governador de Minnesota e preside a Associação de Governadores Democratas. Anteriormente, ele serviu 12 anos no Congresso, representando um distrito rural de tendência conservadora que, antes e depois de seu mandato, foi dominado principalmente por republicanos.
Durante a semana passada, ele proferiu um punhado de argumentos memoráveis contra os republicanos, embora sua contribuição mais notável tenha sido a determinação de rotular o Partido Republicano, especialmente sua chapa presidencial do ex-presidente Donald Trump e do senador de Ohio. JD Vance. Walz se referiu à dupla como “caras estranhos”, antes de abordar sua agenda política.
A frase pegou, tornando-se um meme central na nova versão pós-Biden da campanha, um desenvolvimento que está sendo o mote dos democratas e aparentemente frustrando muitos à direita.
Durante comentários recentes em uma arrecadação de fundos “White Dudes for Harris”, Walz apresentou um argumento básico para a vice-presidente antes que ele fosse um possível doador de pequenos dólares.
“Quantas vezes em 100 dias você consegue mudar a trajetória do mundo? Com que frequência, em 100 dias, você fará algo que impactará as gerações futuras?” Walz perguntou. “E quantas vezes no mundo você faz aquele bastardo acordar depois e saber que uma mulher negra deu um chute na bunda dele e o mandou para a estrada?”
Kamala se aproximou de Walz durante a campanha
A vice-presidente Kamala Harris ficou cada vez mais confortável com o governador de Minnesota, Tim Walz, nos últimos dias do processo de seleção, disseram pessoas familiarizadas com a busca, elevando o ex-congressista, professor e comandante da Guarda Nacional do Exército para se juntar à chapa democrata, ajudando a liderar a luta do partido para derrotar Donald Trump.
Uma pequena equipe da campanha de Harris estava na mansão do governador de Minnesota para cumprimentá-lo e voar com ele para a Filadélfia, onde ele aparecerá esta noite com Harris em seu primeiro comício conjunto da campanha
Walz era o “favorito da equipe”, disse uma fonte na sede da campanha de Harris em Wilmington, Delaware.
Ainda nesta terça-feira, Kamala Harris fará ligações para os finalistas da chapa democrata, após selecionar Tim Walz como seu companheiro de chapa, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
Ela informará aqueles que não foram escolhidos e agradecerá por participarem do processo, disse a pessoa.
No fim de semana, Harris se encontrou com Walz, Josh Shapiro e Mark Kelly para entrevistas.
O encontro com Walz teve “ótima química”, disse a pessoa, e os dois se deram bem.
-
CNN Brasil