Rui Barbosa, um baiano, intelectual, filósofo, escritor, político, diplomata, advogado, filólogo, jornalista, foi um homem completo para sua época, nasceu em 5 de novembro de de 1.849 e faleceu em 01 de março de 1923.
Representou nosso país na Conferência de Haia, ficando reconhecido como o “ Águia de Haia“ membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Além disso, foi um abolicionista, lutou pela liberdade dos escravos, propôs um programa educacional gratuito e laico , lutou para ser Presidente da República sendo derrotado nas vezes que tentou dirigir esse país, que desde aquela época já marginalizava os grandes vultos para com massa de manobras pudessem as “elites” impor suas vontades e convicções através de políticos facilmente manobrados pelos esquemas políticos que sempre externam interesses inconfessáveis .
É considerado o patrono do Senado Federal. Concorreu a Presidência do Brasil em 1910, durante a República Velha , tendo Albuquerque Lins como candidato a Vice Presidente .
Um fato histórico muito importante foi ter queimado as notas fiscais de compra dos escravos para que os senhores não tivessem direito algum a indenizações , nunca foi para renegar a história escravocrata do Brasil , essa é a corrente a qual me filio. Falava cinco idiomas , inglês , italiano , espanhol , alemão e francês , claro , afora a sua própria língua mãe, evidentemente .
Era católico romano , religião de seus ancentrais, acreditava que somente por meio da instrução o homem seria preparado para exercer o seu trabalho .
Ele defendia com forte ardor a implantação do federalismo no Estado brasileiro , defendendo a descentralização do país .
Este nosso singelíssimo artigo sobre RUI BARBOSA, cinge-se a uma exponencial frase que naquele tempo já se espargia por toda a Velha República e que hoje se torna atualíssima , como se ele vivo tivesse dito essa frase em pleno século XXI, tamanha a força de expressão de uma mente, de uma capacidade humana , talvez nunca igualada até os dias hodiernos .
Essa frase se configura numa realidade irretorquível, cada vez mais forte e inquebrantável , quando vemos a realidade de hoje em nosso país e também em outros países do mundo, especialmente na política que perdeu aquela concepção Aristotélica e Platônica, para cair num submundo de idéias frágeis, inúteis, vergonhosas , irresponsáveis , numa amoralidade sem tamanho !
A frase de Rui Barbosa, não é um versículo bíblico , nem a mensagem de um messeânico, tirada de um texto evangélico , mas captada da essência da razão de uma consciência inexpugnável , que mesmo já passados cem anos , continua atualíssima e assim vai perdurar enquanto houver homens habitando esse planeta. Claro que ele não se referia a todos os homens , até porque ele era uma excessão dos benfeitores e beneméritos que ainda existem, em que pese , por menor número .
Dizia o grande Águia de Haia , esse brasileiro de escol , atual, presente , com suas ideias imorredouras o seguinte “.
De tanto ver triunfar as nulidades , de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem -se os poderes nas mãos dos maus , o homem chega a desanimar da virtude , a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto “
Como estamos numa semana pré- eleitoral , nada melhor que essa mensagem , que se ajusta às mãos às luvas .
Teresina 30.09. 2024
Des Brandão de Carvalho