A definição de obesidade não deve mais depender somente do índice de massa corporal (IMC). Também é necessário considerar as medidas de gordura corporal para evitar o risco de classificações incorretas de obesidade.
Isso é o que propõe a Comissão sobre Obesidade Clínica, formada por 56 especialistas de todo o mundo, em sua nova publicação na revista científica “The Lancet Diabetes & Endocrinology”. O grupo defende uma grande reformulação no diagnóstico de obesidade, indo além do IMC.
📍O índice de massa corporal (IMC) é o peso em quilos dividido pela altura ao quadrado. Entre 25 e 29,9 é considerado sobrepeso. Se for superior a 30 é considerado obesidade.
“Confiar apenas no IMC para diagnosticar obesidade é problemático, pois algumas pessoas tendem a armazenar excesso de gordura na cintura ou em torno de seus órgãos, como o fígado, o coração ou os músculos, o que está associado a um risco maior à saúde“, explica Robert Eckel, professor de medicina na Universidade do Colorado e membro da comissão.
➡️A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de um bilhão de pessoas são afetadas pela obesidade no mundo. Um relatório de 2024 mostra que a epidemia está presente não só entre adultos como entre crianças e adolescentes.
Eckel ainda completa que nem sempre pessoas com excesso de gordura corporal têm um IMC que indique obesidade – fator que pode agravar problemas de saúde.
A revisão também prevê duas novas categorias para realização do diagnóstico (entenda mais abaixo):
- Obesidade clínica
- Obesidade pré-clínica
Caneta contra obesidade: estudo aponta que liraglutida reduz peso de crianças entre 6 e 12 anos
Limitações do IMC
Ainda que seja reconhecido como um método para identificar pessoas que podem estar vivendo com obesidade, os especialistas há tempos questionam o IMC como critério para definir a doença.
Isso porque a conta simples foi projetada para caracterizar populações e não para ser aplicada individualmente.
Além disso, diversos fatores podem afetar o peso e a saúde de uma pessoa – e isso não necessariamente estará refletido no resultado apresentado pelo índice.
Fonte : g1