O governador Rafael Fonteles autorizou a realização do concurso público para o cargo de procurador do Estado do Piauí. O decreto que autoriza o certame foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição dessa segunda-feira (10), marcando um passo importante para os bacharéis em Direito que desejam ingressar na carreira pública.
Serão ofertadas 10 vagas com remuneração inicial de R$ 32.319,67. A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE) será responsável pela organização do concurso, e uma comissão específica será designada para cuidar de todos os detalhes do certame.
A PGE-PI terá toda a autonomia diante do processo estabelecendo normas e procedimentos para seleção dos candidatos, desde a abertura do edital, elaboração das provas, formas de avaliação, valores atribuídos aos títulos e remuneração do cargo.
O edital com todas as informações relevantes, como requisitos, cronograma e conteúdo das provas, deverá ser publicado em até oito meses, conforme previsto no decreto.
Victor Lima, procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos e presidente da comissão organizadora do concurso, falou da expectativa em relação a todo processo de elaboração do mesmo e do compromisso com lisura e transparência do processo.
“A realização deste concurso público para procurador do Estado do Piauí é essencial para fortalecer a PGE-PI, garantindo uma defesa mais robusta e eficiente dos interesses do Estado. Com a recente autorização do governador Rafael Fonteles, avançamos para a etapa de contratação da instituição responsável pela aplicação das provas. Estamos comprometidos em conduzir um processo seletivo transparente e criterioso, visando à atrair profissionais altamente qualificados que contribuirão significativamente para a excelência dos serviços jurídicos prestados pela PGE”, acrescentou o procurador.
Ainda não há data certa estabelecida para o lançamento do edital, mas todo o processo até a realização das provas correrá ainda em 2025. Para concorrer às vagas disponíveis, os candidatos deverão ser bacharéis em Direito e estarem inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O último concurso realizado pela PGE-PI foi em 2014, ofertando também as mesmas 10 vagas para o cargo de procurador do Estado. A expectativa é que o concurso seja o maior da história da procuradoria em número de candidatos inscritos.
PGE
A Procuradoria Geral do Estado é o órgão que faz a representação judicial e presta consultoria jurídica do Estado e tem como missão garantir que o Estado, suas autarquias e fundações cumpram as suas obrigações perante à sociedade.
Ccom PI