O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina deu início, neste fim de semana, às aulas do Projeto Samuzinho. Voltado para crianças de 6 a 12 anos, o projeto ensina noções básicas de primeiros socorros e apresenta o funcionamento do serviço em detalhes. A iniciativa tem como objetivo capacitar os pequenos para que se tornem disseminadores de informações que podem salvar vidas.
As atividades acontecerão quinzenalmente durante três meses. Ao término do programa, será realizada uma cerimônia de formatura, onde os participantes receberão certificado.
Além disso, será aberta a inscrição para novas turmas. No segundo semestre de 2025, o Projeto Samuzinho contará com mais uma edição e um novo sorteio para preenchimento de vagas.
Isabel Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU, destacou que, nesta edição, foram reservadas vagas para crianças neurodivergentes, reforçando o compromisso com a inclusão social. “Nosso objetivo é promover a inclusão e fortalecer a responsabilidade social. Estamos muito felizes por retomar esse trabalho, que gera um impacto tão positivo na sociedade”, afirmou.
Um dos destaques desta edição é Robert Ian, de 10 anos, uma criança autista que, até os cinco anos de idade, não falava. No primeiro dia de aula, ele emocionou a todos ao pedir licença para a instrutora e declarar: “Agora destravei minha nova profissão. Quero ser médico também, além de cientista, cozinheiro e fabricador de brinquedos”.