O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas da Pfizer que irá contemplar o público infantil de cinco a 11 anos. As doses foram repassadas às cidades e alguns municípios já têm calendário de vacinação contra a Covid-19 ou já iniciaram a vacinação.
O levantamento feito pela Agência CNNaté a manhã deste sábado (15) aponta que o envio foi feito para todos os estados e o Distrito Federal.
O último estado que recebeu os imunizantes foi o Acre, com um voo chegando na capital, Rio Branco, na noite de sexta-feira (14), segundo informações do Ministério da Saúde.
A distribuição começou na madrugada desta sexta-feira, mas alguns estados relataram demora no recebimento, como Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Goiás.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que antecipou o envio das vacinas pediátricas aos estados e todas as doses serão entregues em menos de 48 horas após a chegada ao Centro de Distribuição.
A pasta explica que esse processo dura normalmente de cinco a nove dias, e que mudanças pontuais na logística dos voos não vão afetar o início da vacinaçãopediátrica.
Calendário de vacinação no final de semana
Distrito Federal
O Distrito Federal começará a vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 neste domingo (16). A primeira fase contempla crianças dessa faixa etária com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, e crianças sem comorbidades com 11 anos completos.
Santa Catarina
O governo do estado de Santa Catarina recebeu a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19.
O avião com as 39,8 mil doses infantis pousou no aeroporto de Florianópolis.
O prefeito de Florianópolis anunciou que a vacinação começa neste sábado (15), exclusivamente para as crianças que tenham comorbidades e façam parte do grupo de risco.
Espírito Santo
O Espírito Santo tem previsão de que os municípios comecem a vacinar as crianças neste sábado (15) na maioria das cidades capixabas. Em Vitória, capital do estado, a vacinação ocorre neste sábado no Maanaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha e Unidade de Saúde Santo André, das 12 às 18 horas.
Minas Gerais
A capital mineira, Belo Horizonte, começará a vacinar as crianças neste sábado (15). A imunização será feita, exclusivamente, em Centros de Saúde, das 8h às 14h. Com prioridade para crianças com comorbidades e imunossuprimidas.
Pernambuco
Pernambuco recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), a primeira remessa de doses para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. As 60 mil doses da Pfizer seguiram para o Programa Estadual de Imunização para conferência e posterior encaminhamento aos municípios, que devem ocorrer neste sábado, segundo informações do governador do estado, Paulo Câmara.
Em Recife, a vacinação começará com crianças que tenham doenças neurológicas crônicas ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. O agendamento no portal Conecta Recife já está aberto.
Mato Grosso do Sul
A capital do estado, Campo Grande, inicia a vacinação de crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15), após receber 4.310 doses do imunizante da Pfizer.
Bahia
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nas redes sociais que a imunização do público de 5 a 11 anos de idade com deficiência ou comorbidades começa neste sábado (15). Todas devem estar com o nome na lista do site da Secretaria Municipal de Saúde.
Ceará
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade começa neste sábado (15) em Fortaleza. Segundo o prefeito Sarto (PDT), cerca de 400 crianças devem receber a primeira dose durante o fim de semana.
Maranhão
A capital do estado, São Luís, dá início à campanha de vacinação do público de 5 a 11 anos de idade neste sábado (15). Segundo a Prefeitura, os postos de saúde vão atender este público das 8 às 18h.
Sergipe
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começará na capital do estado, Aracajú, neste sábado. Segundo o prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira (PDT), a imunização será primeiro de crianças com comorbidades. No sábado e no domingo, três unidades básicas de saúde ficarão abertas para iniciar o processo.
Pará
A capital do estado, Belém do Pará, fará neste sábado a imunização de 20 crianças com comorbidades e deficiências, em um início simbólico da imunização, segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). A vacinação começará efetivamente na segunda-feira, com crianças portadoras de deficiência e comorbidades.
Paraíba
A prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, afirmou que a data planejada para o início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos é o domingo. Porém, a realização da campanha de imunização a partir deste dia ainda depende “da chegada da vacinação e logística de distribuição da Secretária Estadual de Saúde”.
CNN Brasil