A vice-governadora Regina Sousa esteve nesta segunda-feira (24) participando das atividades alusivas ao 199º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, no município de Oeiras, primeira capital do Piauí.
O dia começou com hasteamento de bandeiras e desfile militar no Paço Municipal, aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins – “Visconde da Parnaíba”. Houve também um culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista e a missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Logo em seguida aconteceu a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageou homens e mulheres da atualidade que têm serviços prestados ao estado, nas mais diversas áreas.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal, foi um dos agraciados com o Mérito Renascença e dedicou a honraria à toda equipe que compõe a Semar. “Esse reconhecimento não é apenas pessoal. Mostra o trabalho em equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para com o Estado do Piauí, visando a preservação ambiental e gestão do meio ambiente conciliado com desenvolvimento econômico”, dedicou a honraria.
Regina Sousa destacou a importância de todos os anos celebrar o 24 de janeiro, que é uma data histórica para o Piauí e para o Brasil. “O motivo dessa festividade é a adesão do Piauí à independência do Brasil. Oeiras é um berço da história do Piauí e tem todo seu contexto histórico. Os livros precisam contar o que aconteceu aqui. É uma história que somente os historiadores desse século começaram a pesquisar. Antes a história era oral, mas já começou a ser escrita e deve ser cada vez mais contada. Aproveito para parabenizar todos os homens e mulheres que nesta data também foram condecorados”, disse.
Ccom PI