NOBRES SENHORES
O Piauí não pode continuar sendo o estado mais deficiente, de grandes projetos, aproveitando suas potencialidades naturais, invejáveis, em comparação aos nossos vizinhos, quando temos, verdadeiras dádivas de Deus, com água em abundância, no solo, com rios perenes, e no subsolo, considerado, o maior lençol freático do mundo.( Temos agua para abastecer o mundo por 40 anos como mostram os estudos científicos)
A falta de planejamento de resultados, tem sido o nó górdio, que muito tem contribuído para o subdesenvolvimento em que vivemos, por falta de projetos consistentes de desenvolvimento, elaborados tecnicamente, por consultorias de renome nacional.
Para formatarmos essa crítica construtiva, vamos elencar, uma série de opiniões, as mais importantes, naturalmente que, mostrando, que nada justifica, o não aproveitamento de nossas riquezas naturais, citando-se para a riqueza agrícola, os nossos cerrados e os Rios perenes, Parnaíba e Poti, sem projetos irrigados ao longo de suas margens, embora o governador Alberto Silva e o Presidente Sarney, este vizinho do Maranhão, que atendendo a um grande apelo do competente Governador do Piauí, à época, começaram os dois mais importantes projetos agrícolas, como protótipo, modelo, aos demais municípios ribeirinhos, e, que, infelizmente, além de ainda não estarem concluídos, como os Platôs de Guadalupe e os Tabuleiros Litorâneos. Recordo, que, para ajudar e dar força à esses dois projetos de grande magnitudes, o Presidente Sarney, pensando grande, trouxe para Parnaíba a SEDE NACIONAL da EMBRAPA, com todo seu corpo técnico, vindo a residir em Parnaíba, berço nobre do único Delta das Américas.
Mas, INFELIZMENTE, até hoje, os dois projetos modelos, protótipos, nunca foram concluídos, e sequer, outros municípios ribeirinhos, a nossa representação federal nunca se interessou, em concluir, tanto quanto, os dois projetos maiores, Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos. Deus, quanta incompetência política.
Diante de fatos comprobatórios e lamentáveis, estamos vindo, alertar, aos novos “Governadoráveis” do Piauí, que não dá mais para votar em candidatos, sem propostas competentes e delineadas, com consistência, naturalmente pautadas, em programas de governo definidos, para que o eleitor escolha, aquela melhor proposta para reger os destinos do Piauí.
Vamos delinear agora, 10 pontos importantes para o desejado e necessário desenvolvimento do nosso rico e majestoso Estado do Piauí.
ISSO É PRECISO:
Contratação de consultorias de renome nacional para elaboração e definição de um Plano delineado de Governo, naturalmente, que, buscando, o rico potencial de riquezas disponíveis em nosso estado e nunca aproveitados. Vamos delinear abaixo os 10 principais itens necessários e imprescindíveis, à grande arrancada desenvolvimentista do Piauí.
01)- Atrair mais grupos produtores de grãos e culturas outras, nos cerrados do Piauí, pois, o que ali existe, como parte do MATOPIBA, foi por iniciativa de produtores do sul do País, e nada que possa se contabilizar como ajuda dos governantes do Piauí, que, sequer, fizeram até hoje, a tão sonhada rodovia TRANSCERRADO. Uma VERGONHA!!
02)- Tornar obrigatória o aproveitamento de novos canais de irrigação, em todos os 17 municípios ribeirinhos do Parnaíba.
03)- Criar o Projeto Transbordo de povo e de cidades, do semiárido para as margens do Parnaíba, com casas da CEF, lagoas de estabilização, para livrar o rio de dejetos jogados direto no seu leito. E, o mais importante: canais de irrigação sociais, para o povo sem terra, aproveitando os 100 metros das margens para projetos sociais como garante a CF, e, os grandes canais de irrigação para os gigantes campos de produção como nas margens do São Francisco, exemplificando: Petrolina/Pernambuco e Juazeiro Bahia.
04)– O Rio Poti dentro do Ceará, tem apenas 160km das nascentes até a fronteira com o Piauí, e, os cearenses, já fizeram 16 barragens, uma a cada 10km de Rio Poti, significando, que, têm gigantes áreas de produção de grãos e fruticultura em larga escala. Da divisa do CE com o Piauí, com tristeza, lamentamos, que, nos 360km de Rio Poti, o Piauí não tenha uma barragem sequer, enquanto os cearenses, fizeram 16 barragens. Uma para cada 10 KM. Isso sim, é governar para o povo e pelo povo. Acrescentamos que o Poti, somando as duas margens, de 360 km cada, até desembocar no Parnaíba em Teresina, têm, dispõe, de 720 km de margem de rio, sem um palmo sequer, aproveitado, para importantes canais de irrigação, com cooperativismo forte. Que vergonha!!
05) – Saindo para o turismo, enquanto o Ceará consegue disponibilizar no BNDES, dentro do BNB bilhões, para a construção de 10 grandes Ressorts, enquanto o Piauí, dono da entrada do Delta, em Parnaíba, único das Américas, não tem acomodações para hospedar sequer, um voo charter, de 200 passageiros! Outra vergonha! Convenhamos!
06) – Mas, o Piauí no campo de minérios, é o estado também, mais rico do nordeste, pois, dispomos de ricas minas de Petróleo, gás GLP, diamante, ouro, opala, mármore igual ao de Carrara na Itália, em Pio IX, somando mais de 100 minérios, no Raio X do DNPVM.
07) – No Turismo, podemos aproveitar a Praia de Pedra do Sal, com o mesmo layout de Cancun/MEXICO e, audaciosamente, criarmos já, encima do molhe de Pedras, a Nova Cancun, com o dinheiro dos mesmos americanos que construíram Cancun/México, com gigantes RESORTS, nas margens das duas enseadas; e, dentro do mar, com o dinheiro dos Árabes, a Nova Dubai, dentro do nosso Atlântico. Assim Transformaremos o nosso litoral, de menor comprimento (tamanho, com apenas 66KM) no mais nobre point turístico do país, atraindo Voos Charters e Navios Cruzeiros, do mundo inteiro. Isso é pensar grande, como pensava Alberto Silva, o maior de todos os governadores do Piauí!!
08) – Construir com a Iniciativa Privada, o nosso sonhado Porto de Mar , não em Luiz Correia, mas, sim, em Cajueiro da Praia, mais precisamente, no VALE DO TIMONHA, onde 7 Rios, 4 que vêm da Serra Grande/Ceará, e 3 do Piauí, formam, um vácuo no fundo do oceano, podendo nos dar, um porto com a profundidade de 36.85 metros, como estudou a EXON Internacional, trazendo um navio laboratório, e, gritarmos para o mundo, o Piauí tem o mais profundo, e maior porto do mundo em calado de grande profundidade, para atrair navios de grande porte, e, gerando o mais disputado porto marítimo do país, atraindo industrias, mais que outras grandes capitais.
E.T. O Porto do Vale do Timonha, será a redenção do desenvolvimento não só do Piauí, mas, de todo o nordeste, pois estudos mostram que poderá ter 36,85 metros de profundidade, sendo masi profudo do que Rotterdam na Holanda e Itaqui no Maranhão, sem duvidas uma davida de Deus.
09)- APROVEITAR AS MARGENS DE NOSSOS RIOS PERENES, para o mais audacioso projeto de fruticultura em larga escala, pois, a nossa fotossíntese solar, proporciona que, nossos frutos, sejam mais bonitos, maiores, e mais doces, como a UVA dos Tabuleiros Litorâneos. O Piauí tem tudo para ser o estado mais rico do nordeste, carecendo apenas de um COMPETENTE PLANEJAMENTO DE RESULTADOS, POR CONSULTORES DE PRIMEIRO MUNDO.
10)- Implantar o projeto Grande Teresina, de autoria do Governador Hugo Napoleão, quando, Senador da República, com recursos oriundos do OGU – Orçamento Geral da União, único grande projeto, proposta, de grande relevância, para a explosão de fruticultura rural, de Teresina e mais 15 outros municípios, como mostra o MAPA do Progresso e do Desenvolvimento do Grande Teresina, mas, nunca aproveitado pelos Prefeitos e Governadores. Que pena! E agora, aprenderam, entenderam, por que muitos amigos dizem que fui o melhor aluno do grande governador Alberto Silva? Mas, infelizmente, não tive a sorte de ser Governador do Piauí.
PROPOSTA EXTRAORDINÁRIA E OBRIGATÓRIA!!!
É INADMISSÍVEL E ATÉ IRRESPONSÁVEL, O ESTADO DO PIAUÍ NÃO TER PORTO SECO EM TERESINA, NA CAPITAL, EM PARNAÍBA, NO LITORAL, PICOS QUE FAZ FRONTEIRA COM O CEARÁ/PERNAMBUCO, CORRENTE/BARREIRAS QUE FAZEM FRONTEIRA COM A BAHIA/TOCANTINS, E, SANTA FILOMENA/URUÇUÍ!! QUE FAZEM FRONTEIRAS COM O MARANHÃO! PORTO SÊCO É NECESSÁRIO, ESPECIALMENTE EM REGIÕES DE PRODUÇÃO DE GRÃOS, CASTANHA/MEL E OUTROS, COMO A SOJA, MILHO E ALGODÃO!
O PIAUÍ IRRESPONSAVELMENTE, NÃO TEM PORTO
SECO, NAS MARGENS DA FERROVIA TERESINA/FORTALEZA/SÃO LUIZ, PARA O CONTROLE RÍGIDO DE NOSSAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES. ISSO SE FAZ NECESSÁRIO SIM, E OBRIGATÓRIO. NÃO TERMOS NENHUM PORTO SECO, EM TODO O ESTADO, É SINAL DE INCOMPETÊNCIA CRÔNICA.
NOS ESTADOS QUE FICAM NO INTERIOR DO BRASIL,
COMO BELO HORIZONTE E GOIÁS E OUTROS, TÊM DIVERSOS PORTOS SECO, EM CADA REGIÃO INDUSTRIALIZADA, EM ESPECIAL NA GRANDE BELO HORIZONTE.
O PIAUÍ, NÃO TER NENHUM PORTO SECO, SEQUER, EM TERESINA, É PRIMÁRIO E INCOMPETENTE DEMAIS!!
SENHORES GOVERNADORÁVEIS: O Piauí não pode mais ser governado com mediocridade. Somos ricos sim, de dádivas de Deus, mas, nossos políticos governadores, Prefeitos, Deputados e Senadores, ainda não acordaram, para o fato de sermos sim, comprovadamente, sim, o estado mais RICO DO NORDESTE, mas, infelizmente, o estado que tem a classe política, mais medíocre do país.
Assino embaixo:
Jornalista Tomaz Teixeira.
E.T. Está entrando em linha de ser impresso, indo para o prelo, o meu 7º Livro: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ, carecendo apenas de ajuda pelo setor cultural do Estado, (Lei de Incentivos) para projetos de larga cultura, direcionada ao DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ!!
Boa Sorte, senhores Governadoráveis!!