O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou o Pré-Enem Seduc 2022, na manhã desta terça-feira (15). O evento, realizado em Teresina, marca o início das ações voltadas à preparação dos estudantes que realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano.
A diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC), Viviane Carvalhedo, destacou que o dia foi destinado para reconhecer todo trabalho que o time do Pré-Enem e os estudantes realizaram no último ano, bem como o lançamento do Pré-Enem 2022.
“Hoje a Secretaria de Educação reconhece o desempenho dos nossos estudantes e vem aqui para agradecer e parabenizar pelo desempenho deles. Ao mesmo tempo, lançamos as ações do Pré-Enem 2022 em um plano que trabalha para a inclusão universitária promovida pelo Governo do Estado”, observou a diretora.
O Pré-Enem Seduc já é reconhecido no país inteiro e conta com 19 ações. A preparação do estudante da rede pública estadual já inicia logo após o seu lançamento. O coordenador do Pré-Enem, Wellington Soares, enfatizou que, além de celebrar, o momento deu a partida na preparação de mais de sete mil estudantes em 2022.
“Isso aqui é o coroamento do trabalho que nós desenvolvemos ao longo de 2021, ainda com o ensino híbrido: uma parte com aulas remotas, outra parte com aulas presenciais. Assim, percorremos o Piauí, de Parnaíba até Corrente, com quase 13 mil quilômetros rodados. A recompensa é ver o sorriso no rosto de quem foi aprovado e não tem nada que pague isso”, completou o coordenador do Pré-Enem.
Na ocasião, os estudantes destaques do Enem 2021 receberam certificados, medalhas e tablets. Entre eles, Débora Frank, aprovada para o curso de Direito na Universidade Federal do Piauí.
“Minha preparação para o Enem foi intensa desde os primeiros anos ensino médio, só que no ano passado eu intensifique bem mais a minha rotina de estudos, estudando de quatro a seis horas por dia e também conciliado com os estudos pelo Pré-Enem Seduc e com as tarefas da escola, que também me deu muito apoio durante a minha preparação. Esse reconhecimento é um incentivo pra gente continuar estudando e ultrapassar mais barreiras”, afirmou a estudante.
O secretário da Educação, Ellen Gera, enfatizou que o Pré-Enem Seduc é um projeto de inclusão universitária e que o governador Wellington Dias, desde que assumiu em sua primeira gestão, teve esse compromisso.
“Tem muitos que acreditam que a universidade não é para todos, mas o Governo do Piauí pensa diferente. O Enem não tira férias na Seduc. Assim, o esforço de todos é para garantir esse acesso aos estudantes piauienses. Aqui no Piauí, a escola pública é caminho para o ingresso universitário e todas as inovações fizeram esse programa fabuloso que colabora para além das fronteiras do Piauí”, finalizou o secretário.
Ccom Pi