A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), serviu, apenas no primeiro trimestre de 2022, 73.286 refeições no Restaurante Popular de Teresina. Somente para a população em situação de rua, encaminhada pelo Centro Pop, foram servidas 2.732 refeições.
O Restaurante Popular de Teresina, após o comando integral da Prefeitura, passou a oferecer refeições mais baratas, o valor anterior era de R$2,50 e com a reestruturação passou a ser R$2,00.
Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, há três públicos distintos atendidos no Restaurante Popular de Teresina: o público em geral, pessoas em situação de rua e servidores da Prefeitura de Teresina.
“Fechamos o balanço dos primeiros três meses de atendimento e estes números são sim motivos de alegria. Servimos as refeições num preço menor mas também com alimentos de alta qualidade e seguindo todos os protocolos de segurança no preparo da comida. O nosso prefeito determinou que o trabalho seja fortemente voltado para o social e para o público vulnerável e estamos com a meta de ampliar de 1.200 para 1.500 refeições”, pontuou.
Ítalo Vieira, coordenador do Restaurante Popular de Teresina, ressalta que a refeição servida é saudável e com preço acessível. “O Restaurante Popular é um projeto voltado para oferecer uma alimentação saudável para a população de baixa renda em toda a microrregião do Centro. De qualidade e baixo custo, o cardápio é elaborado com o devido acompanhamento de uma nutricionista”, garantiu.
Jorge Augusto Mourão, artesão hippie, trabalha diariamente no Centro de Teresina, vendendo suas peças e vê no Restaurante Popular uma forma de se alimentar bem.
“Todos os dias eu venho almoçar aqui, no Restaurante Popular, por causa do valor nutricional da comida. O meu prato preferido é a bisteca de porco. Uma das nossas demandas é o aumento no número de refeições diárias, que é uma proposta da nova gestão”, destacou.
Do Centro Pop para o Restaurante Popular
Para atender as pessoas que estão em situação de rua e não têm onde almoçar, o Restaurante Popular de Teresina e o Centro Pop possuem uma parceria para prestar atendimento a este público. São oferecidas diariamente 70 refeições para este público, gratuitamente, todos encaminhados do Centro Pop.
“Uma pessoa em situação de rua que pretende almoçar, diariamente e de forma gratuita, no Restaurante Popular de Teresina, precisa passar pelo atendimento do Centro Pop, onde é feito uma triagem para saber se realmente, aquela pessoa necessita desse benefício. Caso tenha o perfil, a pessoa é inserida no cadastro e encaminhamento semanalmente para o Restaurante Popular, onde ela é acolhida e tem a refeição servida”, explicou.
Geração para geração
Na fila, é possível ter acesso a várias histórias, desde pessoas que estão em situação de rua, a pessoas que trabalham no Centro, ou ainda aquelas que não sabem preparar o almoço e têm no Restaurante Popular de Teresina uma refeição de qualidade e barata. Dentre as histórias que se ligam ao Restaurante Popular está a de Maria Quaresma, aposentada, que devido aos seus problemas de saúde, procura o espaço em busca de um almoço de qualidade e ainda levou, pela primeira vez, a neta, Maria Cecília, de 4 anos de idade, para almoçar com ela.
“Não almoço todos os dias aqui, mas sempre que venho pelo Centro, é aqui que venho almoçar. Sempre foi assim! É porque aqui a comida é saudável e eu sou hipertensa, diabética e tenho colesterol alto. As comidas em outros locais não me fazem bem. Hoje, trouxe minha neta para almoçar comigo e espero que ela goste também”, comentou.
PMT PI