A governadora Regina Sousa reuniu-se, nesta terça-feira (19), no Palácio de Karnak, com representantes da Fundação Itaú para Educação e Cultura e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Em pauta, a parceria entre as instituições para o aperfeiçoamento da educação profissional, por meio de consultorias de cursos técnicos.
A rede estadual de educação é responsável por cerca de 75% das matrículas de educação profissional no Estado e, atualmente, 27% dos alunos do ensino médio também são da educação profissional. “O Piauí tem a educação profissional muito forte, é uma área que está bem avaliada e em destaque no Estado. E, é claro, que parceiros como a Fundação Itaú, que tem experiência na área, fortalecem e ampliam os leques que estamos construindo”, disse a governadora Regina Sousa.
A Fundação Itaú para Educação e Cultura foi criada para ampliar o impacto das iniciativas do Itaú Unibanco nos campos da educação e cultura. Desde então, oferta apoio técnico ao Governo do Estado na educação profissional dos piauienses. “Esse trabalho é feito a partir de projetos que a Seduc desenha. A análise de especialistas aponta, por exemplo, a coerência dos cursos oferecidos, e ajuda a secretaria a tomar decisões em relação ao plano de desenvolvimento. Uma parceria de mais de dois anos que vem ajudando a organizar a oferta da educação profissional dentro do Estado, que tem o desafio de reorganizar o ensino médio e incluir a educação profissional”, explicou a superintendente da Fundação Itaú, Ana Inoue.
Segundo o secretário da Educação, Ellen Gera, o Estado cumpre uma tarefa importante na profissionalização da juventude do Piauí. “De um lado investimos em ensino superior e, de outro, possibilitamos o acesso à educação profissional, que é de extrema importância. De 2015 para cá fortalecemos a educação profissional, chegando a todos os municípios. Em 2018 fizemos um plano estratégico importante e em 2020 iniciamos uma parceria forte com o Itaú que nos permitiu fortalecer a nossa política de educação profissional. Com isso, hoje estamos com a oferta de cursos mais sincronizada com o setor produtivo e temos mais novidades para os próximos anos”, afirmou o gestor.
Ccom PI