O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, apresentou, nesta terça-feira (25), o resultado de parcerias fechadas com instituições internacionais de ensino em benefício do ensino, da pesquisa e da extensão da universidade. Entre os pontos apresentados destacam-se a assinatura do Memorando de Entendimento sobre pesquisa, educação e cooperação cultural com a Tallinn University of Technology; intercâmbio para alunos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação na Estônia; intercâmbio para professores das áreas de Tecnologia da Informação e Energia Renovável na Europa; possibilidade de parceria para realização de mestrado e doutorado convencionado no formato sanduíche, na Estônia; elaboração de cursos de extensão e ações nas áreas de inovação e transformação digital; promoção de projetos sobre startups e setores afins ligados ao desenvolvimento tecnológico; bem como a troca de experiências, estudos, pesquisas e expertises entre instituições acadêmicas de renome internacional.
De acordo com o reitor, a intenção dessas ações é trazer tendências e novidades do mercado internacional para os estudantes, docentes e técnicos da Uespi, assim como para a população do Piauí. “Estamos caminhando junto aos órgãos do Estado para que toda a sociedade piauiense possa participar desse processo de transformação digital. Na semana passada estivemos na Estônia para assinar o memorando sobre pesquisa, educação e cooperação cultural com a vice-reitoria da Tallinn University, além de estreitar laços para realização de parcerias, ações e intercâmbios nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Energia Renovável, inovação e transformação digital, desenvolvimento tecnológico e startups”, explica.
Além da colaboração com a Tallinn University, a viagem internacional contou com o apoio da Estônia Hub (ligada a Investe Piauí), o Governo do Estado do Piauí, Câmara Setorial de Tecnologia e da Junta Comercial do Estado do Piauí.
CCom PI