A data 19 de Outubro é reservada para comemorar o Dia do Piauí, o estado mais rico do nordeste, que tem além do Rio Parnaíba, mais de 100 minérios. Mas, afinal, o que comemorar?
Vamos fazer um relato do nosso atraso, por força de uma classe política medíocre e de uma imprensa rude, onde apenas ajuda a reinar a politicalha, no mais triste estilo filisteu!
O mais rico estado do nordeste que tem um rio perene de 1.600 km de extensão cortando todo seu território do Sul ao Norte, até desaguar no Atlântico, e formar, o único Delta das Américas, o nosso majestoso Rio Parnaíba. Uma vez e meia a distância entre São Luiz/MA a Fortaleza/CE, que é de 1.060 km. São 1.600 KM de terras nobres, clamando por irrigação, e mais 4 barragens para gerar energia a exemplo de Boa Esperança. Mas, quem vai planejar e executar?
Falta ao Piauí uma classe política mais nobre, a exemplo de Alberto Silva, que nos faz muita falta, que tinha a capacidade de gerar Planejamento de Resultados. Precisamos aproveitar nossos mais de 100 minérios, do calcário ao diamante, incluído ouro, gás, petróleo e mais, a riqueza de seus rios perenes. Mas, prescinde de uma imprensa mais nobre, culta e capaz, com a responsabilidade de cobrar de seus políticos, planejamento de resultados, direcionados ao aproveitamento de nossa gigante riqueza.
O vizinho Ceará não tem 10% do potencial de riqueza que tem o Piauí, mas, tem uma classe politica nobre, de visão empreendedora: possuem 2 portos marítimos Mucuripe e Pecem, este último, com uma área de 17 mil hectares, onde tem fábricas gigantes, como de trens VLTs, de torres eólicas, de placas de energia solar, no estilo metal mecânico.
O Ceará dividiu a Grande Fortaleza e seus municípios em Polos de Desenvolvimento, e, os definiu como: Polo Metal Mecânico; Polo Moveleiro; Polo de calçados; Polo de Confecções; Polo Eletro Eletrônicos; Polo de Indústrias Químicas, Polo de Hortifrutigranjeiros, na Serra da Ibiapaba, enfim, numa demonstração de visão futurista, empreendedora e organizacional.
No Piauí temos o Grande Teresina, (projeto de autoria
do Sen.Hugo Napoleão) que compreende a Capital e mais 15 outros municípios, mas, vergonhosamente, nunca implantado! Que pena, e, enquanto isso, a imprensa diariamente, discute eleições de prefeitos e de vereadores, no mais ridículo DIAPASÃO! PODE? Quando deveria, entrevistar técnicos que, competentemente, discutissem o Piauí e suas riquezas naturais, cobrando dos políticos, mais ações empreendedoras.
O Piauí é rico sim! Um estado que tem um Rio Parnaíba,
com 1.600 km de extensão, que corta todo seu território, do sul ao norte, até formar o único Delta das Américas, sua riqueza maior, e nunca levado a sério, pois, somente em suas margens, poderá, quando assim planejar, ter a mais nobre e rica área de produção agrícola do nordeste.
No turismo, temos apenas 66 km de Costa Marítima, mas, a mais nobre, pois nas duas Américas, do Norte e do Sul, é o único estado que possui um Delta, que estupidamente, seus políticos filisteus, nunca se preocuparam em explorar com visão empreendedora e futurista de um estadista. Vejam a semelhança entre a praia de pedra do sal e Cancun no Mexico .Enquanto isso, o nosso vizinho Ceará, tem mais de 8 Resorts de 500 leitos cada, planejamento para mais 10 gigantes resorts, com investimento de R$7 bilhões, visando atrair mais turistas de voos Charters e gigantes navios Cruzeiros. Isso sim é governar com planejamento de resultados.
Dedico esse comentário à juventude universitária de Teresina, tão massacrada e prejudicada a nível, de desesperança, por falta de uma classe política mais nobre e que esteja à altura de governar com a responsabilidade que nossas riquezas naturais estão a exigir. ACORDA PIAUÍ!! CHORA PIAUÍ!! CHEGA!! VAMOS ACORDAR E FAZER ESSE NOVO PIAUÍ, QUE SUA JUVENTUDE TANTO CLAMA!!!