A governadora Regina Sousa participou, nesta quinta-feira (30), do I Seminário Territorial de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Estado do Piauí. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos.
Participam do seminário gestores, técnicos, educadores e comunidade dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. O objetivo é discutir a educação em direitos humanos como importante medida para combater todas as formas de preconceitos e discriminação.
Além de Teresina, o evento será realizado também em Parnaíba, Esperantina, Castelo do Piauí, Valença, Picos Paulistana, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçuí e Floriano. Esses encontros vão promover a interação e o diálogo entre a rede de proteção social e os agentes de direitos humanos que atuam nas mais diversas esferas sociais para que possam elaborar os planos municipais, acordos de cooperação e implantação de mecanismos de proteção e defesa na área.
Segundo Regina Sousa, através do seminário será possível ver formas de chegar às pessoas invisibilizadas que não têm acesso aos seus direitos básicos como cidadão. “Muita gente no Brasil ainda não sabe que tem direitos, então o papel da superintendência e de todo o governo é fazer as pessoas saberem desses direitos e discutir o direito, porque muita gente confunde que direitos humanos acha que é só o direito dos presos, mas é o direito das pessoas e há pessoas que não sabem que têm direitos e estão lá invisíveis e nosso papel é descobrir essas pessoas, mas é algo difícil, nós temos tentado mas tem sido difícil descobrir para oferecer o que já temos a oferecer, que é direito delas e obrigação de governo oferecer”, comenta.
O Secretário Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, explica que o seminário de hoje faz parte de uma série de seminários que irão acontecer em todos os territórios piauienses, culminando em um grande seminário estadual. “É um seminário do território Entre Rios e nós vamos realizar em todos os territórios finalizando no dia 10 de dezembro com o seminário estadual buscando unir forças no sentido de que cada município possa despertar aa necessidade da garantia dos direitos humanos a todos os cidadãos a fim de que a vida com dignidade possa ser dada às pessoas fazendo com que se assegure a oportunidade dos direitos humanas de forma igualitária a fim de que não tenhamos constrangimentos no estado do Piauí no tocante a não seguridade desses direitos”, explica.